Logo
Imprimir esta página

ECOS – Expo Construção OffSite apresenta construções sustentáveis e flexíveis em sua segunda edição

Encontro das indústrias de Construção Modular e Transformação de Containers acontece entre os dias 15 e 18 de setembro de 2021

Mini moradias, residências flutuantes, inteligentes e minimalistas estão entre os destaques do evento. O encontro ainda reúne os maiores especialistas em construção modular do país

A construção modular surgiu com a proposta de tornar a construção civil mais dinâmica e sustentável, aumentando a eficiência, rapidez e flexibilidade das edificações. Trata-se de um tipo de construção que reduz em até 5 vezes o desperdício de materiais, o que contribui, e muito, no impacto ambiental gerado por uma obra. É também o tipo de construção que elimina a demolição permitindo a realocação com perdas mínimas, além de mais economia com água e energia elétrica.

Entre os dias 15 e 18 de setembro de 2021, a cidade de São Paulo sedia a Expo Construção OffSite (ex-Expo Container City), uma feira que apresenta aos visitantes as novidades do setor de Construção Modular. O evento chega a sua segunda edição mostrando as inovações da construção off-site (processo no qual um edifício, ou parte dele, é construído fora do canteiro de obra de forma modular). Nesta edição, além dos containers transformados, a feira apresenta também empresas do setor modular, produtos que são utilizados na produção dos módulos, serviços de profissionais de legalização, além de fabricantes de containers in natura e de arquitetura especializada.

Ocupando uma área de 15 mil m², a Expo Construção OffSite traz para o Expo Mart mais de 60 expositores com projetos arrojados e prontos para trabalhar ou morar. Os destaques desta edição ficam com as mini moradias e casas flutuantes.

Espaços criativos para resolução de desafios futuros nas áreas urbanas, as mini moradias oferecerem conforto e segurança, e podem ser transportadas para locais diversos como praia, campo ou para algum grande centro comercial. Nesta edição do evento, o público poderá visitar o projeto Tiny Box, uma casa de 20m² desenvolvida por Breno Lima, um jovem arquiteto paulistano de apenas 23 anos. Outro destaque é a casa Minimal Mood, desenvolvida pelo experiente arquiteto Felipe Savassi. O projeto de 40m² é composto de módulo único em estrutura metálica que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a demanda do comprador.

A Casa Flutuante, projeto da arquiteta Isabela Arroyo e construção da CMC Módulos Construtivos (empresa do Grupo Lafaete), também se destaca nesta edição. Construída de forma industrial, o flutuante de 84m² possui uma casa de 28,8 m² com quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala, uma área externa com um deck frontal de 30m² e ainda toda infraestrutura de placa solar, biodigestor, gerador e mobiliário. Segundo Arroyo, a Casa Flutuante pode ser colocada em rios, lagoas ou mar desde que sejam lugares de águas abrigadas.

A Ekoinnovation (Empresa do grupo Ekontainers), outra gigante do setor de Construção Modular, também está no evento. Especializada na fabricação de casas modulares inteligentes, os projetos da empresa contam com dispositivos que auxiliam na preservação do meio ambiente: captação, armazenamento e utilização da água da chuva; aquecedores solares; painéis fotovoltaicos; iluminação inteligente etc. A amostra executada especialmente para Expo Construção Offsite foi concluída em 30 dias e transportada com 98% da obra pronta, faltando apenas os acabamentos e decoração que serão finalizadas já na exposição. Construída em um container de 40 pés HC (reciclado), a casa de 30 m² contém duas suítes totalmente equipadas; uma delas segue um design mais industrial e a outra é mais clean e sofisticada. Vale salientar que a industrialização das casas da Ekoinnovation inibe desperdícios e não gera nem 5% dos resíduos sólidos e líquidos que a construção convencional acumula.

A feira também apresenta ao visitante uma réplica de 60m² da Casa Cantareira, obra que está em andamento no Parque Itaguaçu, Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. A residência de alto padrão, que será construída numa área de 1.380 m² em apenas 100 dias, foi idealizada pelo arquiteto Marcos Bueno, CEO da Expo Construção OffSite, e contará com sistema de capitação e reaproveitamento de água, energia solar, ventilação cruzada e aproveitamento total do declive do terreno.

Outras estruturas sofisticadas para escritórios, cozinhas industriais, bares, restaurantes, barbearias, banheiros, enfermarias entre outros projetos, todos construídos com o que há de mais moderno no setor modular, também estarão nesta edição da Expo Construção OffSite.

Da mesma forma como em 2019, o evento realiza um fórum com grandes especialistas e nomes importantes do setor. O “FOCOS” – Fórum da Construção Off-Site, foi desenvolvido para atender a demanda dos interessados neste mercado. Toda a programação foi elaborada para abastecer os visitantes com informações sobre o setor e metodologias de trabalho, além de proporcionar boas oportunidades de negócios e o networking entre empresários e profissionais de todo o país e da América Latina.

A Escola Expo OffSite também é outra novidade, trata-se de um espaço que visa fornecer conhecimento prático e teórico de aprendizado aos interessados nos diversos sistemas construtivos. Entre os cursos oferecidos estão: Introdução à Construção Modular e Construção Modular na Prática. Os cursos serão ministrados por profissionais qualificados durante o evento, e os participantes receberão o certificado de participação emitido pelo Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações – ITIE.

A Expo Construção OffSite chega em 2021 com mais expositores e mais soluções não apenas para a construção civil, mas também aos interessados em construir com mais responsabilidade ambiental e rapidez.

PROGRAMAÇÃO FOCOS

15/09

14h15 – Profº Gilberto de Freitas.

Tema: Expansão do mercado de construção off-site e os reflexos na cadeia produtiva.

15h15 – Engº Edson Tateishi

Tema: Novos desafios da indústria de produção de edificações.

Intervalo

17h - Margarete da Silva Correia – Secretária de saúde de São José dos Campos.

Tema: Hospital Retaguarda - Inovação do Setor Público

18h -Alexandre Hiroaki Takara

Tema: Há mercado para construção Offsite?

-----------------------------------------------------------------------------------------------

16/09

14h15 - Ewelina Wozniak-Szpakiewicz -

Tema: Arquitetura Offsite

15h15 – William Moraes

Terma: A compatibilização de projetos de arquitetura para edificações modulares.

Intervalo

17h – Arq. Felipe Savassi

Tema: Arquitetura Modular

18h – Cleandro Nilson

Tema: A Tecnologia BIM aplicada a Construção Modular.

------------------------------------------------------------------------------------------------

17/09

14h15 - Engº Alan Dias - DFMA

Tema: Projeto de Fabricação e Montagem

15h15 – Engº Alan Dias - DFMA

Tema: Inteligência Multiconstrutiva

Normas Brasileiras de Light Steel e Wood Framing e a nova fase destes sistemas construtivos.

Intervalo

17h - Engº Ralph Tavares - R&S Tavares Associates, Inc. -

Tema: Edifícios de Múltiplos Pavimentos em Construção

18h - Engº Rafael Motta Kessler

Tema: Os Processos de Produção Offsite e Soluções em Logística.

------------------------------------------------------------------------------------------------

18/09

14h15 – José Márcio Fernandes

Tema: Industrialização em Light Wood Framing para HIS.

15h15 - Engº Ricardo Matheus

Tema: Industrialização em Sistemas Estruturais Metálicos.

Intervalo

17h - Astra

Tema: Sistemas Hidrosanitários e Elétricos Industrializados.

18h - ITIE

Tema: Rede Offsite de Empreendedorismo.

------------------------------------------------------------------------------------------

Serviços:
ECOS 2021 - Expo Construção OffSite
Realização: 15 a 18 de setembro de 2021 – 13h às 20h
Local: Mart Center / Rua Chico Pontes, 1500 – Vila Guilherme – São Paulo.
Credenciamento e informações sobre palestras e cursos acesse: www.expoconstrucaooffsite.com.br
Entrada: Grátis
Estacionamento: R$ 30,00


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto