Logo
Imprimir esta página

Biblioteca Brasiliana da USP lança programa de residência para pesquisadores nacionais e estrangeiros

Biblioteca Brasiliana da USP lança programa de residência para pesquisadores nacionais e estrangeiros

Edital contempla até onze projetos que se alinhem com o perfil do acervo e investiguem sua coleção de fontes primárias e secundárias

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe até 30 de setembro de 2021 as inscrições para seu programa de residência em pesquisa.

O objetivo é que pesquisadores nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da BBM, um dos maiores e mais ricos do Brasil. O público-alvo são doutorandos, pesquisadores seniores ou com disponibilidade parcial para pesquisa, além de professores licenciados e professores ou pesquisadores independentes.

Nesta sétima edição, o edital contempla até onze projetos que atendam as finalidades acadêmicas da BBM. Os trabalhos devem estar alinhados com o perfil do acervo brasiliano através de propostas que investiguem e explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente, contar com o apoio de parcerias e acordos internacionais firmados pela biblioteca. Não há previsão de bolsas — os interessados devem contar com financiamento próprio.

As atividades dos projetos homologados iniciam a partir de novembro de 2021. Os trabalhos terão duração de até seis meses, com possibilidade de prorrogação. A BBM oferece ao pesquisador residente acesso à sua coleção com infraestrutura de trabalho e gabinete de estudo.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar para o e-mail todos os documentos constantes no edital em formato pdf.

Sobre a BBM

Inaugurada em 2013 na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga o acervo doado pelo casal à USP. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida pelo bibliófilo e sua esposa é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.

O acervo está abrigado em três mezaninos, que podem ser vistos do átrio da biblioteca. Uma reserva técnica com capacidade para cerca de 90 mil itens bibliográficos, periódicos e arquivísticos foi concebida para acolher a expansão das obras. Dois laboratórios, o de conservação preventiva e o de digitalização, atuam na preservação e na divulgação virtual do acervo.

A estrutura da biblioteca conta também com duas salas de leitura - uma de acesso livre, no piso térreo, e outra destinada à consulta, no primeiro andar, além de duas salas de exposição.

Edital

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site bbm.usp.br. Ao acessar, clique na aba A Biblioteca e depois em Editais.

Contato para dúvidas e informações:

Sobre a Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP:

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) é o órgão que desenvolve as políticas culturais e de extensão da Universidade de São Paulo, funcionando como um canal aberto de diálogo da USP com a sociedade. A PRCEU tem ampla atuação, trabalhando na gestão de programas de fomento às iniciativas acadêmicas em cultura e extensão e no apoio às ações da comunidade universitária junto à sociedade. Fazem parte dessa estrutura: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, TUSP – Teatro da USP, Cinusp Paulo Emílio – Cinema da USP, Osusp – Orquestra Sinfônica da USP, Coralusp – Coral da USP, Centro Universitário Maria Antonia, CienTec - Parque de Ciência e Tecnologia da USP, Centro de Preservação Cultural - Casa de D. Yayá e Engenho São Jorge dos Erasmos. Promove, ainda, ações próprias no âmbito da cultura e da extensão universitária, como os programas “Nascente USP”, “USP e as Profissões” e “Giro Cultural USP”. Já no relacionamento com a comunidade, são desenvolvidos os programas "USP 60+", "USP Diversidade", "USP Legal", "Incubadora USP de Cooperativas Populares" e "USP Aproxima-Ação".


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto