Logo
Imprimir esta página

Abstra, startup que permite qualquer pessoa criar aplicativos personalizados, recebe aporte da Iporanga e Y Combinator

Investimento de mais de R$ 3,6 milhões será aplicado em machine learning e vendas; empresa tem a expectativa de crescer até 10 vezes até o final de 2021

Democratizar a programação, possibilitando a mais pessoas criar aplicativos de forma simples e intuitiva é o objetivo da Abstra, startup que acaba de receber um investimento de mais de R$ 3,6 milhões em uma rodada pré-Seed liderada pela Iporanga Ventures. A empresa, que atualmente participa de um dos mais reconhecidos programas de aceleração do mundo, o da Y Combinator, no Vale do Silício, disponibiliza sua plataforma para outras companhias, que conseguem desenvolver soluções rapidamente, sem a necessidade de um conhecimento específico em programação.

Em termos práticos, usando Abstra, qualquer um pode criar em poucas horas um aplicativo ou mesmo um site, com recursos específicos de acordo com a sua necessidade, sem escrever uma linha de código. Essas tarefas poderiam levar semanas dentro de uma companhia e exigiria uma mão de obra cara e especializada, uma equipe de vários engenheiros usando os métodos tradicionais de programação.

A Abstra foi criada em 2020 pelo programador paraense Bruno Costa, que começou a se interessar pela área com apenas 7 anos de idade, desenvolvendo seus próprios videogames. Quando ainda era estudante do Instituto Militar de Engenharia (IME), Bruno cofundou a PaperX, uma plataforma que oferece ferramentas online para ajudar pessoas a estudarem para vestibulares e concursos públicos. Em pouco mais de dois anos, a startup foi comprada pelo Descomplica, hoje uma das maiores edtechs do país, e tornou-se líder de Produto e de Tecnologia da empresa.

Nessa época, Bruno vivenciou de perto a dificuldade de atender demandas internas da companhia para a criação de soluções que não se voltavam para os clientes, mas para seu público interno - colaboradores que tinham um problema em mãos e precisavam dar mais eficiência para suas áreas.

"Geralmente as empresas precisam de ferramentas simples para o dia a dia, mas que para serem criadas exigem uma curva de aprendizagem muito grande. Então fui pesquisar como pessoas que não são programadoras poderiam fazê-las e me deparei com o conceito de no-code e low-code", conta, referindo-se a plataformas que permitem o desenvolvimento de softwares usando poucos ou nenhum código, a partir de uma interface gráfica. "Decidi que queria fazer isso para a minha vida: empoderar pessoas com esse universo de coisas novas e soluções que a programação permite."

Desde o início deste ano, a Abstra cresceu 50 vezes oferecendo sua solução para empresas como a fintech de meios de pagamento Stone, a plataforma de educação CBI of Miami, a gestora Grimper e a startup Pink. No geral, hoje os clientes usam a plataforma para desenvolver ferramentas de uso interno, mas o objetivo da startup é ampliar o escopo para tudo o que pode ser resolvido com um app, auxiliando, inclusive, consultorias na entrega de projetos específicos.

"A Abstra está entregando uma ferramenta poderosa na mão das pessoas, derrubando barreiras no mundo da tecnologia, tão essencial para o desenvolvimento. O potencial de escala é gigantesco, ao passo que cada vez mais empresas e pessoas dependem dessas soluções para serem mais eficientes. E no Brasil, isso tem ainda mais valor, uma vez que essa mão de obra especializada é cada vez mais cara e escassa", diz Renato Valente, sócio da Iporanga.

Com o montante recebido, Abstra vai investir ainda mais em tecnologia, principalmente em machine learning, de modo a tornar seu produto mais inteligente, melhorando a experiência de seus usuários, visando a democratização ao acesso a programação, até então restrita a uma pequena parcela de pessoas familiarizada com os códigos. A startup também deve investir em pessoal, com a pretensão de triplicar seu time e crescer mais 10 vezes até o final deste ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto