Logo
Imprimir esta página

18 anos depois, centenas de privatizações podem ser consideradas inconstitucionais

Para a especialista em Direito Constitucional, todas as concessões que tenham sido transferidas terão que ser refeitas; áreas de energia, saneamento básico, rodovias e transporte público podem ser afetadas

No último dia 10 de agosto, o Supremo Tribunal Federal (STF) retomou o julgamento de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pela Procuradoria Geral da República. A ADI 2946/2003 contesta o artigo 27 da Lei 8.987/95, que regulamenta a transferência de concessões ou do seu controle societário.

Dezoito anos após sua proposição, em julho de 2003, o voto do relator, Dias Toffoli, pela inconstitucionalidade, trouxe muita preocupação para o setor de infraestrutura, o que mais teve concessões nos últimos anos.

Para Marilene Matos, professora e advogada especialista em Direito Administrativo e Constitucional, o entendimento do relator está correto. "A partir do pressuposto de que uma empresa foi vencedora de um processo licitatório, ela não pode simplesmente transferir a concessão para outra, que não participou da licitação, a partir da mera autorização do poder concedente".

Ela destaca que é justamente isso que o dispositivo impugnado autoriza, a partir de uma interpretação contrária da redação do artigo 27: a transferência de concessão ou do controle societário da concessionária sem prévia anuência do poder concedente implicará a caducidade da concessão.

Matos explica que, na decisão, o Ministro Toffoli considerou a existência de duas situações distintas. A transferência da concessão e a transferência do controle societário. "Quando se transfere a concessão com a substituição da pessoa jurídica, fica caracterizada a burla à Constituição. Já a transferência de controle societário, sem a mudança de pessoa jurídica, tal possibilidade não é inconstitucional", disse a advogada.

As privatizações de serviços e empresas públicas no Brasil começaram em 1990 com a criação do Programa Nacional de Desestatização (PND), que depois foi replicado nos estados. A partir de então, foram centenas de processos licitatórios que podem estar à margem da Constituição, caso o voto do relator seja acompanhado pela maioria. Um exemplo recente seria a venda da Linha 6 - Laranja, do Metrô de São Paulo, que foi transferida da Move São Paulo para a Acciona. Porém, também há risco para outros segmentos, como energia, saneamento básico e rodovias.

Nessa situação, Marilene Matos esclarece que a Lei que regula as Ações de Inconstitucionalidade permite a modulação de seus efeitos. "Dessa forma, tendo em conta a necessidade de garantir a segurança jurídica, bem como a continuidade do serviço público, o Ministro propõe que seja dado o prazo máximo de dois anos, contados a partir da data do julgamento, para que se realizem novas licitações de todas as concessões que tenham sido transferidas", conclui a advogada.

Sobre a Fonte:

Marilene Matos é professora Universitária, palestrante e advogada atuante em Direito Administrativo e Constitucional. Autora de livros jurídicos, Mestre em Direito Público e presidente da Comissão Nacional de Direito Administrativo da Associação Brasileira de Advogados (ABA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto