Logo
Imprimir esta página

Especialista do Senac revela as tendências e novas oportunidades na área da fotografia

A arte de fotografar se tornou uma profissão dinâmica, inovadora e com muitas oportunidades de crescimento. Segundo o Anuário da Fotografia 2020, os principais segmentos do setor são: casamentos, ensaios, fotos autorais, eventos, publicidade, formatura, imóveis e pets. Além disso, 83,2% dos fotógrafos são empreendedores, enquanto 16,8% atuam como freelancer ou funcionários de empresas.

“A fotografia como profissão está alta, essa demanda é reflexo do consumo de imagens pelas pessoas em todo o mundo. Em uma sociedade na qual a comunicação acontece por meio da imagem, a necessidade de belas fotos cresce a cada dia”, diz a professora Bebete Viégas, do curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro.

Para quem deseja seguir na carreira de fotógrafo, vale procurar cursos de ensino superior, livres ou técnicos que ensinem todas as etapas - da pré à pós-produção -, as diferentes técnicas e vertentes da fotografia. Também é preciso investir em inovações tecnológicas e bons equipamentos como, por exemplo, câmeras, lentes, ferramentas de iluminação e softwares de edição.

Tendências e oportunidades

Porém, o profissional deve ter estilo próprio, domínio da linguagem fotográfica, ampliar o repertório artístico, cultural e histórico para obter sucesso em um mercado competitivo. Para tanto, convidamos a professora Bebete Viégas, do curso de Tecnologia em Fotografia do Centro Universitário Senac - Santo Amaro, para revelar algumas tendências e novas oportunidades de trabalho na área da fotografia.

· Durante a pandemia, o aumento do comércio digital alavancou a demanda por fotógrafos de still (produtos), moda e estilo de vida. Também vem crescendo a procura por fotógrafos de arquitetura e interiores, principalmente por empresas ou plataformas de aluguéis de hospedagem.

· As redes sociais, como o Instagram, são os canais de conexão com o mundo, seja no âmbito comercial ou social. Para aumentar as oportunidades de trabalho, use as redes sociais como um portfólio e publique muitas imagens por dia, quanto mais bela e atraente, melhor!

· Foto natural, sem pose e sem filtros estão em alta. A ideia da fotografia menos posada está muito presente na atualidade e surge com a intenção de se contrapor a fotografia publicitária. Essa naturalidade cresceu com as redes sociais e os influencers, que passaram a produzir as próprias imagens para se aproximar de seus seguidores.

· A fotografia 360 é muito utilizada na venda de imóveis de luxo, pousadas e hotéis. Esse estilo apresenta como um complemento da imagem tradicional, permitindo com que seja possível experimentar os espaços.

· Com o avanço das redes sociais, as pessoas valorizaram a importância de ter boas fotos em situações cotidianas. É uma maneira de registrar fragmentos das vidas para guardar, com carinho, os momentos da sua história.

· As fotos realizadas por drone são um grande avanço tecnológico e muito presente no mercado. No passado, as fotos aéreas eram clicadas em helicóptero e eram caríssimas, mas, agora, com os drones, ficaram acessíveis. Esse estilo é bem requisitado em trabalho para arquitetura, cidade, jornalismo, paisagismo, ensaios em geral.

· Fotos retrô, clicadas com máquinas antigas, no estilo Polaroid, são charmosas e podem ser um destaque em álbuns de família ou porta-retratos. Essas imagens trazem o peso histórico e o resgate da memória.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto