Logo
Imprimir esta página

América Latina ainda enfrenta lenta recuperação da demanda por gasolina, aponta Platts

No terceiro trimestre de 2021, demanda por gasolina deve ser 190 mil barris por dia menor do que o mesmo período de 2019, ano pré-pandemia

O Relatório de Previsão do Mercado de Petróleo da S&P Global Platts Analytics para a América Latina aponta que a retração na mobilidade ainda é um desafio para a recuperação da demanda por gasolina nos países da região no curto prazo. As variantes da COVID-19 e as taxas ainda relativamente baixas de vacinação são fatores que impactam a mobilidade e impedem que a procura pelo combustível chegue aos níveis de 2019, ano pré-pandemia.

De acordo com a S&P Global Platts Analytics, fornecedora líder de informações e preços para os mercados de commodities e energia, no terceiro trimestre de 2021, a demanda por gasolina na América Latina deve ser de 285 mil barris a mais por dia na comparação com 2020, porém 190 mil barris por dia menor do que o mesmo período de 2019. Para o quarto trimestre, a demanda ainda deve continuar abaixo dos níveis pré-pandemia em cerca de 130 mil barris por dia.

Demanda por gasolina no Brasil

No Brasil, as condições climáticas adversas limitaram a colheita da cana-de-açúcar nesta safra, tornando a gasolina “C” (que conta com 27% de etanol) um combustível mais competitivo para os motoristas em relação ao próprio etanol.

Segundo o Relatório, no primeiro semestre de 2021, as vendas da gasolina “C” foram 50 mil barris por dia maiores do que em 2020, porém ainda 25 mil barris por dia abaixo do mesmo período de 2019. A demanda no terceiro trimestre de 2021 deve crescer 20 mil barris por dia na comparação com o ano passado, mas a projeção é de que ainda fique 60 mil barris por dia abaixo de 2019.

O Relatório ainda mostra que, no terceiro trimestre de 2021, apenas a demanda por diesel deve superar os números de 2019. Isso por conta da maior produção industrial, do crescimento econômico, das vendas no varejo e, também, por conta do transporte de cargas. A projeção é que, no período, a procura pelo combustível seja 20 mil barris por dia maior.

Sobre a S&P Global Platts - Principal fornecedora independente de informações e preços de referência para os mercados de commodities e energia, a S&P Global Platts tem clientes em mais de 150 países que contam com a experiência da empresa em notícias, preços e análises para oferecer maior transparência e eficiência aos mercados. A cobertura da S&P Global Platts inclui petróleo e gás, energia, petroquímica, metais, agricultura e transporte marítimo. A S&P Global Platts é uma divisão da S&P Global (NYSE: SPGI), que fornece inteligência essencial para indivíduos, empresas e governos tomarem decisões com confiança.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto