Logo
Imprimir esta página

Baía de Guanabara terá programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental positivo

Programa Natureza Empreendedora quer potencializar os benefícios gerados ao meio ambiente e à sociedade em 17 municípios da região hidrográfica da baía. As iniciativas contarão com capacitação e mentoria gratuitas. Ao final, os três negócios mais bem avaliados serão premiados

Empreendedores de negócios de impacto socioambiental positivo nos 17 municípios que compõem a região hidrográfica da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, têm a oportunidade de participar do programa de aceleração Natureza Empreendedora, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, com execução do Sebrae-Rio. Esta é a primeira edição realizada na região, que selecionará até 15 negócios para receberem capacitação e mentoria gratuitas para amadurecerem seus processos. Ao final do programa, os três mais bem avaliados receberão premiação em dinheiro.

“A região hidrográfica da Baía de Guanabara tem grande potencial para o desenvolvimento de negócios que contribuam para a conservação da natureza e a preservação da biodiversidade. Nosso objetivo é fortalecer os empreendedores que já estão trilhando caminhos inovadores e sustentáveis, mas que precisam de um incentivo para estruturar melhor suas empresas e ampliar o alcance de suas iniciativas”, explica Guilherme Karam, gerente de Economia da Biodiversidade da Fundação Grupo Boticário.

Podem participar do processo de seleção, aberto nesta terça-feira, 17 de agosto, negócios que tenham como propósito resolver ou contribuir com alguma questão socioambiental e que gerem impacto positivo na conservação da biodiversidade. As inscrições seguem até 29 de agosto pelo site https://conteudos.rj.sebrae.com.br/natureza-empreendedora

Segundo Carla Panisset, coordenadora de Comunidade do Sebrae Rio, o Programa Natureza Empreendedora, que vai auxiliar os empreendedores que buscam aliar o lucro à conservação da Baía de Guanabara, será uma oportunidade para os negócios de impacto socioambiental e também para toda a população fluminense, que se beneficiará das soluções aceleradas.

Podem se inscrever negócios que tenham sede ou atuação em pelo menos um dos seguintes municípios: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, ltaboraí, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá.

Mapeamento revelou desafios

O Natureza Empreendedora é mais uma iniciativa com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável a partir de formas inovadoras de conservação da biodiversidade na região hidrográfica da Baía de Guanabara. Em julho deste ano, a Fundação Grupo Boticário lançou, em parceria com o Instituto Estadual do Ambiente (INEA), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o Instituto Humanize e o Sebrae Rio, o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis na Baía de Guanabara.

O estudo identificou 69 empresas que geram impacto socioambiental positivo na região, contribuindo para a conservação da biodiversidade, segurança hídrica e resiliência costeiro-marinha. A maior parte dos empreendimentos está em fase inicial de maturidade, alguns ainda no desenvolvimento de ideias, protótipos, pilotos e organização. Apenas 8% dos negócios já estão nas fases de pré-escala ou escala, etapas mais avançadas e de maior maturidade dos negócios.

“Ao mesmo tempo em que revela o potencial de desenvolvimento em diferentes cadeias de valor, o mapa mostra que esses empreendedores precisam de apoio para decolar”, constata Karam. “E justamente neste momento eles precisam de planejamento, orientação e investimento externo para que se estabeleçam. Quanto mais negócios sustentáveis maduros existirem, mais chances teremos de gerar desenvolvimento, lucro e empregos a partir da conservação da natureza”, analisa. O mapeamento está disponível no site da Fundação Grupo Boticário.

Oportunidade para pequenas empresas e startups

O programa de aceleração é voltado a empreendedores que atuam em setores como turismo sustentável; pesca, aquicultura e maricultura sustentáveis; agricultura, pecuária e manejo florestal sustentáveis; produtos e serviços sustentáveis; e saneamento. Entre os critérios considerados para a seleção para o Natureza Empreendedora, além do impacto positivo para a conservação da natureza, estão o envolvimento de comunidades locais, o potencial de crescimento e a geração de receita pelos negócios.

Durante três meses de programa, os empreendedores selecionados terão a oportunidade de participar de workshops on-line e encontros individuais de mentoria e consultoria. Nesses encontros, as maiores dificuldades de cada negócio serão identificadas e um plano de ação para melhorá-las será estruturado. Nos workshops, serão abordados temas como Canvas C, tese de impacto, a aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no negócio, marketing digital, entre outros.

Nas mentorias e consultorias individuais, os negócios também serão acompanhados por especialistas com experiência em empreendedorismo para conduzi-los rumo aos resultados esperados e para solucionar questões específicas. Os três negócios que mais se destacarem ao final do processo serão premiados com R$ 10 mil para o primeiro colocado e R$ 5 mil para o segundo e terceiro lugares.

Sobre o programa

Lançado em 2019, o Natureza Empreendedora foi estruturado a partir da identificação do potencial de desenvolvimento de negócios sustentáveis aliados à conservação da Mata Atlântica. Nos primeiros dois ciclos do programa, a iniciativa foi direcionada a empreendedores de municípios paranaenses. Em 2021, o programa ampliou seu alcance para negócios nos 50 municípios da Grande Reserva Mata Atlântica – o maior remanescente contínuo do bioma no Brasil, que se estende por parte do litoral e Serra do Mar dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Neste semestre, chega também ao Estado do Rio de Janeiro.

SERVIÇO
Programa Natureza Empreendedora – Rio de Janeiro
Inscrições: de 17 a 29 de agosto de 2021
Formulário, edital e mais informações: https://conteudos.rj.sebrae.com.br/natureza-empreendedora

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Sobre o Sebrae Rio

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, atuando com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. As soluções desenvolvidas pelo Sebrae atendem desde o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio até pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto