Logo
Imprimir esta página

Bebidas quentes no inverno: conheça os principais métodos de preparo de café

Métodos de extração, como a Prensa Francesa e o Aeropress, valorizam os grãos e proporcionam diferentes experiências gustativas ao consumidor

Métodos de extração de café - Divulgação Sterna Café

Com a chegada da estação mais fria do ano, nossos hábitos do dia a dia passam por algumas mudanças. Além de adotar roupas e calçados mais reforçados, as bebidas quentes são grandes aliadas no desafio de aquecer o corpo durante o inverno. O café, que já é o queridinho do brasileiro, se torna ainda mais apreciado nesta época do ano. Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), entre o outono e o inverno, o consumo de café aumenta cerca de 30% no país.

O popular cafezinho possui muitas formas de ser consumido. O expresso e o coado, embora sejam os métodos mais tradicionais, não são as únicas formas de extrair a bebida. A Prensa Francesa, o Aeropress e o método V60 são outras formas de preparo que valorizam ainda mais o sabor do grão.

No Polo Shopping Indaiatuba, a cafeteria Sterna Café é especialista em cafés especiais e oferece uma infinidade de métodos de extração. A marca serve grãos nacionais com métodos de extração internacionais, que proporcionam sabores e sensações únicos.

Segundo Lucas Henrique Pereira, empresário franqueado da Sterna Café no Polo Shopping Indaiatuba, além da especialidade de cada grão de café, o método de extração também é responsável por oferecer ao paladar diferentes nuances de aroma e sabor.

Para aquecer o corpo nesse inverno com o café ideal para seu paladar, o Lucas explicou em detalhes os métodos de extração e as características de cada bebida, que vão de sabores mais intensos até os mais suaves. Confira:

Prensa Francesa

A Prensa Francesa ou French Press, é um método muito conhecido em todo o mundo. Nela, a extração do café funciona como um sistema de imersão, o café passa por um filtro de malha de metal que fica na ponta de seu êmbolo, o que separa o pó no fundo do recipiente. Diferente do filtro tradicional, que geralmente absorve os óleos naturais e essenciais do grão, nesse tipo de extração a bebida carrega todas essas características que resultam em uma xícara saborosa e aromática.

Aeropress

Aeropress é um método muito versátil, nele é possível trabalhar extrações com tempo de infusão ou extração contínua, através da pressão do ar. Nesse método, o café fica imerso na água quente e é extraído por pressão manual, fazendo o líquido passar pelo filtro que fica na base. O resultado é um café com características de intensidade próximas a um expresso, mas com características mais naturais do grão.

Método AeroPress - Divulgação Sterna Café

Método Clever Dripper

Clever Dripper é um método híbrido de extração e recente no mercado. Seu formato é semelhante ao de um coador de papel, mas seu funcionamento é diferente. Nesse método, é possível controlar o tempo de infusão do café através do seu sistema Shutt off, uma válvula que libera o café quando o filtro é apoiado sobre a xícara. Dessa forma, é possível experimentar diferentes sabores do café de acordo com o tempo em que ele fica imerso.

Método V60

V60 é um método que trabalha com extração à base da gravidade e é considerado uma evolução do coador tradicional. Seu diferencial está nos vincos e relevos que existem na parede do coador, que impede a aderência total do filtro de papel e garante um fluxo de extração contínuo, resultando em uma bebida suave e com menor amargor.

Método Chemex

O Chemex é um método de filtragem que ocorre em um frasco de vidro, junto com um filtro de papel com parede tripla, desenvolvido para absorver melhor os óleos essenciais do grão. Dessa forma a bebida extraída é mais leve e limpa, podendo resultar em notas gustativas mais delicadas.

Todas essas opções de café podem ser apreciadas no Sterna Café do Polo Shopping Indaiatuba, que fica localizado no corredor de acesso à Praça de Alimentação, próximo à loja Renner. A cafeteria funciona de 10h às 21h de segunda a sábado e de 14h às 20h no domingo.

Sobre o Polo Shopping Indaiatuba

Planejado para atender um público diversificado e tornar-se o principal centro comercial de Indaiatuba e entorno, o Polo Shopping Indaiatuba proporciona aos seus clientes uma experiência única de conforto e bem-estar para compras, gastronomia e entretenimento. Atual e aconchegante, o Shopping se destaca pelo moderno projeto arquitetônico, marcado por corredores amplos e luz natural em toda a sua extensão. São 140 lojas, sendo 10 âncoras, 5 salas stadium de cinema, um parque infantil, praça de alimentação completa, restaurantes e academia de ginástica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto