Logo
Imprimir esta página

Da falta de dinheiro aos churrascos, Stilingue analisa os assuntos que mais estão repercutindo sobre o Dia dos Pais

Alimentos, roupas e acessórios são as categorias de presentes mais citadas;

As menções sobre falta de dinheiro aparecem 16% a mais do que no ano passado;

Queda de 48% no total de posts em relação a 2020 e de 30% em menções sobre presentes;

As campanhas publicitárias de Mercado Livre, Natura e O Boticário são as que mais repercutem.

O Dia dos Pais está chegando e para entender como os internautas estão se preparando para celebrar a data e quais são suas expectativas, a plataforma de insights Stilingue realizou uma análise integrada de 63 mil publicações coletadas entre 5 de julho e 3 de agosto via Social Listening.

O Twitter (84%) reuniu a maior parte das conversas, seguido pelo YouTube (13%), Facebook (2%) e Instagram (1%). Neste ano, 53% dos posts foram feitos por mulheres e 41% por homens. Os outros 6% foram realizados por organizações.

Em comparação com 2020, houve uma queda de 48% na quantidade de postagens sobre o Dia dos Pais. O grande número de posts do ano passado pode ser parcialmente explicado pela repercussão da campanha da Natura com Thammy Miranda, responsável por 18% do buzz. Além disso, as postagens relacionadas a presentes diminuíram 30% este ano frente a 2020.

Confira os principais insights do levantamento da Stilingue:

Top 10 produtos e presentes

Na hora de escolher os presentes para os pais, a maioria dos usuários (23,8%) disse optar por alimentos, como churrascos, chocolates ou cestas. Roupas - camisas polo, camisetas e shorts - estão na lista de 17% dos internautas, seguidas por acessórios como relógios, óculos e carteiras (10,9%). Livros foram lembrados por 9,8% dos usuários, enquanto viagens para praia, hotel fazenda e resort estão nos planos de 8%. Também estão entre as intenções de compra TVs (6,7%), cosméticos (6,4%), bebidas (5,9%), calçados (5,9%) e celulares (5,6%).

As marcas mais citadas

O Dia dos Pais sempre conta com a movimentação do varejo e, neste ano, as marcas mais citadas nas redes sociais foram Natura, Amazon, Mercado Livre, O Boticário, Xiaomi, Riachuelo, Magalu, Shopee, Bradesco e Jequiti. Isso se deve não só à maior procura por presentes, mas também às campanhas impactantes que as empresas produzem para a ocasião.

Entre elas, as três campanhas que mais repercutiram no período analisado foram as do Mercado Livre, que reproduz a voz do pai de Zico por meio de inteligência artificial no Maracanã; da Natura, que conta com Thales Bretas, marido de Paulo Gustavo; e a do O Boticário, que mostra a importância do amor paterno usando uma história real.

Em uma análise geral, nota-se um misto de sentimentos que as propagandas sobre o Dia dos Pais despertam nos consumidores, uma vez que 36% dos comentários possuem teor negativo, contra 32% positivos.

Principais temas

Quando analisada a temática Dia dos Pais em relação ao poder de compra do consumidor, as menções de usuários sobre estarem “sem dinheiro” para presentear os pais aparecem 16% mais do que no ano passado. No entanto, eles ainda pretendem comprar uma “lembrancinha”, o que é evidenciado em 71% das publicações, superando os 55% dos registros de 2020.

A expressão “meu primeiro Dia dos Pais” também é uma das mais comentadas. Mas, se por um lado há quem esteja vivenciando sua primeira comemoração, 3% dos posts mencionaram o sentimento de “saudade” de pais e avôs, já que este será o primeiro ano sem que possam estar juntos. Mas para quem vai celebrar a data, o churrasco parece ser uma das principais pedidas, presente em 33% das publicações que estão relacionadas a alimentos.

Sobre a Stilingue

Fundada em 2014 em Ouro Preto (MG), a Stilingue é a única plataforma de Inteligência Artificial para o nosso português, combinando recursos avançados de IA (processamento de linguagem natural, visão computacional e machine learning), para liberar tempo e o potencial dos nossos clientes para um entendimento mais humanizado entre marcas e pessoas. Organiza em um único lugar e em tempo real as conversações derivadas de múltiplos canais digitais, redes sociais, em sites e apps, notícias, CRM e outros canais públicos e privados, para que as empresas possam obter insights valiosos sobre clientes, funcionários, experiências de marca e produto que suas organizações proporcionam para resolver possíveis problemas à medida que surgem e suportar as tomadas de decisões de todos os tipos de negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto