Logo
Imprimir esta página

Entidades lançam movimento #VidaComEquilíbrio para dialogar sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas

Encabeçada pela ABRABE, iniciativa reforça importância da conduta responsável, especialmente na retomada das atividades presenciais, convocando influenciadores para disseminar essa mensagem

Diante da retomada gradual das atividades presenciais de bares, restaurantes e eventos, o setor de bebidas alcoólicas se une pelo compromisso de reforçar a importância do consumo responsável e do respeito às diretrizes das autoridades de saúde. Isso porque, o ambiente de celebração - que no último ano adentrou a casa das pessoas por conta da pandemia da covid-19 - começa a retornar ao seu lugar de origem. Mas, nesse cenário, algo não mudou: o equilíbrio e a moderação seguem sendo peças fundamentais para garantir experiências positivas e verdadeiras.

Sob essa premissa, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE, a Abracerva (Associação Brasileira da Cerveja Artesanal), a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), a BFBA (Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas), o IBRAC (Instituto Brasileiro da Cachaça), o Sindicerv (Sindicato Nacional da Cerveja) e a UVIBRA (União Brasileira de Vitivinicultura) lançam o movimento #VidaComEquilíbrio.

Confira aqui o filme da campanha:

Criada pela Giusti, a iniciativa acontece por meio da plataforma Sem Excesso (@sem_excesso), ferramenta de diálogo sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas, conduzida pela ABRABE. A campanha conta com um filme de 45’’, que carrega uma forte reflexão sobre a importância de manter uma conduta responsável diante do consumo de bebida alcoólica. O vídeo enfatiza a mensagem de que uma vida equilibrada é chave fundamental para garantir boas experiências e que apreciar com moderação, quando for beber, é sempre o melhor caminho.

Para disseminar esse movimento nas redes sociais, a campanha também convoca a participação dos seguintes influenciadores: Escarião (@escariao), Felipe Pires (@fepiresoficial), Igor Rocha (@igorochaoficial), João Folsta (@canaldoscacadores), Julia Horta (@juliahorta), Juliana Massena (@jujumassena), Leticia Escarião (@leticiaescariao), Luis Bessas (@luis_bessas), Marcella Pantaleão (@ma.pantaleao) e Renata Dias (@renatad1as). Juntos, eles vão espalhar essa mensagem por meio de um filtro especialmente criado para a campanha no Instagram, o qual causa por alguns segundos a sensação de estranheza e vertigem, simulando o efeito do excessivo consumo de bebida alcoólica. No momento seguinte, a imagem volta ao prumo, ressaltando o efeito do consumo responsável, e consequentemente de uma vida equilibrada. A ideia é que, a partir disso, o público se engaje e também faça parte da campanha.

“A bebida é um complemento para o convívio social e a celebração. Por isso deve ser consumida com equilíbrio e responsabilidade. E, claro, sem esquecer ainda do respeito aos protocolos de segurança pela saúde. O nosso setor está unido na propagação dessa mensagem, que se faz ainda mais importante nessa retomada do funcionamento de bares, restaurantes e eventos”, comenta Cristiane Foja, presidente da ABRABE.

Para Jaime Recena, Diretor de Relações Governamentais da Abrasel, “investir em ações de consumo responsável é estar alinhado com uma sociedade que busca cada vez mais equilíbrio e qualidade de vida. É nosso papel investir em informação e transparência”. Segundo Luiz Nicolaewsky, superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), que há mais de 20 anos incentiva e colabora com a educação e o engajamento dos consumidores em relação ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, “tudo em excesso faz mal, por isso a campanha multientidades #VidaComEquilíbrio está de acordo com os pilares defendidos por nossa entidade". Já Carlos Lima, diretor executivo do Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), entidade representativa do setor, enfatiza que a campanha reforça o compromisso do segmento da cachaça na disseminação de informações sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Para Deunir Luis Argenta, Presidente da Uvibra, “os vinhos e espumantes são produtos agroalimentares que fazem parte do convívio social e da celebração. O setor vitivinícola está unido na propagação dessa mensagem, enfatizando que o consumo deve ser com equilíbrio e responsabilidade, atitudes fundamentais na busca de uma melhor qualidade de vida”. E para finalizar, Raquel Salgado, presidente-executiva da BFBA, conta que “Aristóteles apresenta em sua filosofia a justa medida como um meio de ser feliz. O equilíbrio sempre será a medida certa para tudo na vida, inclusive para o consumo de uma bebida alcoólica. O nosso objetivo é educar para que o consumo de bebida alcoólica esteja dentro de uma relação saudável”.

Além de ser vista na página do @sem_excesso no Instagram, a campanha também pode ser acompanhada através dos perfis dos influenciadores participantes e nas redes sociais de todas as entidades que apoiam a iniciativa.

Ficha Técnica:
Agência: Giusti Comunicação
Campanha: #VidaComEquilíbrio
Cliente: Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE
Produto: Institucional
Direção de Criação: Daniela Dahrouge
Criação: Daniela Dahrouge, Kawan Frias e Estela Castro
Atendimento: Marcela Branco, Mariana Novaes e Katlyn Santos
Planejamento: Marcella Martins
Estratégia Digital: Clara Camargo
Social Media: Vanessa Silva e Manuela Moreno
Edição e pós-produção: Kawan Frias (Giusti Comunicação)
Produtora de áudio: Limoeiro Records
Tradução e intérprete de Libras: Paloma Bueno
Marketing de Influência: Giusti Comunicação e Influency.Me
Filtro Instagram: Me Filtra
Aprovação do cliente: Cristiane Foja e Vanessa Ramos

Sobre a ABRABE

Fundada em 1974, a Associação Brasileira de Bebidas - ABRABE atua pelos interesses setoriais de fabricantes e importadores de bebidas no Brasil, sendo a única entidade a abarcar empresas de todas as categorias do segmento de alcoólicos: cachaças, cervejas, destilados e vinhos. Atualmente, são 37 associadas, contemplando empresas nacionais e multinacionais, que juntas representam um mercado bastante diversificado de bebidas alcoólicas no Brasil. A ABRABE atua com base em cinco propósitos estratégicos: desenvolvimento econômico do setor; sustentabilidade na cadeia de valor; relação responsável entre bebidas alcoólicas e sociedade; ambiente saudável de concorrência; e oportunidades de aprimoramento do mercado.

Sobre a Abrasel

Trabalho, profissionalização e investimentos pelo desenvolvimento do Brasil. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País. Com bares e restaurantes presentes nos 5.570 municípios brasileiros, o setor congrega um milhão de negócios e gera seis milhões de empregos diretos em todo o Brasil. O setor de AFL é o que mais emprega nacionalmente e conta ainda com um enorme potencial na geração de mais postos de trabalho. Por trás dos números grandiosos e da importância social deste setor estão mais de dois milhões de empresários que, com seus negócios, geram emprego, fomentam a gastronomia brasileira, oferecem à população alternativas de lazer e promovem mudanças positivas nas vizinhanças em que seus estabelecimentos estão localizados. Como legítima representante deste setor e voz de todos esses empresários, a Abrasel atua, desde 1986, em prol de avanços para a AFL e para o País. E, assim como a própria sociedade, a Abrasel assume um papel cada vez mais ativo na construção e condução dessas mudanças. Para isso, investiu em seu projeto de expansão e capilarização: são 27 seccionais, em todas as unidades federativas, e 28 regionais.

Sobre a BFBA

A Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Alimentos e Bebidas - BFBA (Brazilian Food and Beverage Exporters and Importers Association) foi fundada em 2002 com a missão de defender os interesses das micros, pequenas e médias empresas do setor de Alimentos e Bebidas Preparados e é a única entidade com o perfil de atender todas as categorias de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. Tem como traço forte de sua atuação abrir caminhos e potencializar negócios para as empresas associadas, visando fomentar o comércio nacional e internacional dos produtos de suas associadas. Desde sua fundação, a associação lidera a execução do programa de promoção comercial internacional denominado Brazilian Flavors, que tem o propósito de apoiar as empresas brasileiras produtoras de alimentos e bebidas preparados para consumo, oferecendo informação, capacitação, mentoria e oportunidades de negócios para que seus produtos cheguem aos consumidores internacionais pelos mais variados canais de comercialização, desde as gôndolas de redes de varejo estrangeiras até os principais marketplaces digitais. Hoje contamos com 150 empresas afiliadas.

Sobre o IBRAC

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) é a entidade representativa do setor da Cachaça. Com abrangência nacional, possui entre seus associados as principais empresas (micro, pequenas, médias e grandes) do segmento produtivo, independente de porte ou localização, que correspondem a mais de 80% do volume de Cachaça formalmente comercializado no Brasil. No Instituto também estão presentes 13 entidades de classe (estaduais/regionais/nacionais). Com essa composição, o IBRAC é a mais ampla representação de uma categoria de bebidas no Brasil. Entre suas atuações estão a realização de ações relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcoólicas, o desenvolvimento econômico e sustentável do setor, o combate ao mercado ilegal de bebidas e à concorrência desleal, além da promoção, proteção e defesa da denominação Cachaça e da sua Indicação Geográfica, em âmbito nacional e internacional.

Sobre o Sindicerv

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) é a entidade que representa, há mais de 70 anos, o setor e atua continuamente no debate da legislação, da regulamentação, das políticas públicas e das boas práticas que contemplem a evolução e o desenvolvimento da indústria nacional da cerveja e suas respectivas cadeias produtivas. Atualmente, as empresas associadas ao Sindicerv representam 80% da produção de cerveja no país.

Sobre a UVIBRA

Fundada em 28 de setembro de 1967, a União Brasileira de Vitivinicultura – UVIBRA, atua pelos interesses setoriais de fabricantes de vinhos finos e espumantes no Brasil. Atualmente, são 40 associados, exclusivamente empresas nacionais. A UVIBRA é uma entidade que representa os interesses do setor, especialmente em termos técnicos, tributários e político-setoriais, e na busca de uma estrutura que proporcione a equidade competitiva. Propósitos estratégicos da UVIBRA: o crescimento, a eficiência e a competitividade do segmento que ela representa, buscando a defesa, o ordenamento e a harmonização institucional da produção, comercialização e promoção da cadeia produtiva brasileira em todo o território nacional e fora dele.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto