Logo
Imprimir esta página

Amcham e OIM apoiam empresas paranaenses na contratação de migrantes

Amcham e OIM apoiam empresas paranaenses na contratação de migrantes

Existem atualmente 281 milhões de migrantes internacionais no mundo​, sendo 48% mulheres e 74% em idade economicamente ativa. Desses, cerca de 1,3 milhão estão no Brasil, segundo dados da Polícia Federal. No fluxo migratório mundial, se destaca a migração venezuelana, são 4,3 milhões de refugiados e migrantes venezuelanos na América Latina e Caribe, segundo dados da R4V - Plataforma Regional de Coordenação Interagencial, co-liderada pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), Agência das Nações Unidas ​para as Migrações, que se dedica a promover uma migração segura, ordenada e digna​, beneficiando migrantes e sociedades de acolhida.

Mas quem são os migrantes? ​Sem definição no Direito Internacional, o termo se refere ​à pessoa que se afasta de seu local de residência habitual, seja dentro de um país ou através de uma fronteira internacional, por vários motivos. Em uma roda de conversa promovida pela Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio), Michele Barron, representante da OIM, explicou a importância de dar oportunidade a essas pessoas, para mais de 30 empresários locais. “Eles deixam os seus lares, suas famílias, seus países em busca de uma vida melhor, atrás de dignidade, e a principal forma de dignidade é o trabalho​. As empresas que incluem migrantes em situação de vulnerabilidade em suas equipes se beneficiam da motivação e da inovação que essas pessoas trazem, além da valorização da marca".

Tanto os refugiados e migrantes quanto as empresas que têm interesse em contratá-los podem contar com o apoio da OIM. ​Por meio do Projeto Oportunidades, uma iniciativa da OIM financiada pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com o objetivo de promover a integração econômica de migrantes em situação de vulnerabilidade oriundos da Venezuela e de países vizinhos ao Brasil, a organização oferece cursos de capacitação, de português, apoio para o empreendedorismo aos recém-chegados ao país. Para o setor empresarial, a OIM promove treinamentos de contratação e integração, elabora guias de orientação, dá acesso a bancos de profissionais migrantes, entre outras medidas de apoio.

“Nosso objetivo é mostrar as possibilidades de ação que as empresas podem ter em relação à integração e inserção de migrantes no setor privado paranaense e catarinense”, explica Isabella Slompo, coordenadora regional da Amcham.

Mais informações no site https://brazil.iom.int/ e pelo e-mail .

Sobre a Amcham Curitiba

A Amcham Curitiba (Câmara Americana de Comércio) faz parte de uma das maiores associações de empresas do Brasil, com 15 filiais em todo o país e mais de 5,2 mil empresas associadas. O objetivo da Amcham é criar um ambiente favorável de negócios por meio de boas práticas de mercado, capacitação profissional e cidadania empresarial. A instituição visa facilitar relações empresariais, gerar negócios, ser ponte no relacionamento governamental e internacional, além de prover conteúdos que amplificam o conhecimento de seus associados. Em 2020, a Amcham Curitiba completou 20 anos no Paraná e reúne hoje mais de 300 empresas associadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto