Logo
Imprimir esta página

Das gôndolas para a mesa

Higienização correta de frutas, legumes e verduras aumentam a durabilidade dos alimentos

O mundo criou novos olhares com a pandemia da covid-19. Para muitos, ir à feira e ao supermercado se transformou em uma tarefa cheia de dificuldades só de pensar na forma correta de higienizar alimentos ao chegar em casa. Parte da população passou até a optar por alimentos ultraprocessados acreditando ser uma alternativa mais segura.

Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é preciso incentivar as compras de alimentos in natura e minimamente processados, privilegiando os legumes, verduras e frutas da estação, já que nesse período esses alimentos são ainda mais nutritivos.

Quem acredita que antes do consumo basta passar uma água, deixar o alimento submerso em água com vinagre, sal, limão ou ainda utilizar bicabornato está totalmente enganado. Essas soluções alternativas até realizam uma limpeza superficial, mas não possuem nenhuma eficácia na hora da eliminação de microrganismos prejudiciais à saúde. “Existem soluções caseiras que é preciso prestar muita atenção. Misturas à base de água sanitária, limão e vinagre, além de não trazer garantia quanto a eficácia, podem ainda interferir na qualidade de produtos, sem falar no risco à saúde por intoxicações. Lavar frutas, legumes e verduras com detergente retira todas as vitaminas da casca dos alimentos ainda é porta de entrada para resquícios químicos”, alerta a nutricionista Mônica Magalhães.

A higienização correta desses alimentos garante tanto o benefício à saúde como também faz bem para o bolso, já que ao higienizar frutas, legumes e verduras e armazená-los de forma correta aumenta sua durabilidade e auxilia na economia doméstica, fazendo com que a feira semanal tenha cada vez menos perdas.

O Clorin Salad, por exemplo, pastilha efervescente com fórmula desenvolvida pelo Laboratório da Aeronáutica com forte ação germinicida aprovada pela OMS, é uma alternativa prática e eficaz na hora da higienização e totalmente diferente dos produtos à base de água sanitária, que apesar de eficazes deixam odor e cheiro nos alimentos e nas mãos requerendo muito enxague.

Para a higienização basta seguir os seguintes passos:

- Lave os alimentos em água corrente para retirar a sujeira e outros resíduos.
- Use apenas uma pastilha de Clorin Salad para cada 2 litros de água.
- Mergulhe os alimentos na solução de forma que fiquem submersos e deixe agir por 15 minutos.
- Retire os alimentos e escorra o excesso de solução. Não é necessário enxaguar.
- Seque-os bem antes de colocá-los no refrigerador no caso de consumo posterior.

Além de higienizar de forma segura qualquer alimento fresco, o Clorin Salad possui ação comprovada contra a covid-19 e Selo IBD, certificação que garante sua ação em produtos orgânicos sem que os mesmos percam suas propriedades de cultivo. Outro diferencial, já que se trata de uma fórmula orgânica, é que a água ao invés de descartada pode ser reutilizada para higienizar utensílios de cozinhas como tábuas de corte, esponjas de lavar louça e até para regar plantas e jardins.

O Clorin Salad é encontrado nas principais redes de supermercados do país ou na loja virtual www.lojaclorin.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto