Logo
Imprimir esta página

MPRS quer soluções por meio do diálogo, mais eficiência e menos burocracia

O procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, falou aos empresários do LIDE RS sobre a modernização do Ministério Público

O procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Marcelo Lemos Dornelles, foi o convidado da 23ª edição do LIDE Live nesta quinta-feira,29, para falar sobre competitividade do Estado e ações de modernização do MPRS. Embora tenha tomado posse há menos de dois meses, Dornelles chegou com a experiência de já ter ocupado o cargo no biênio 2015 a 2017.

Menos burocracia, mais eficiência e efetividade nas funções e serviços do Ministério Público foram apontados pelo procurador-geral, como norteadores do seu trabalho nesta gestão. Com um quadro de 681 membros entre promotores e procuradores, o MPRS desenvolveu ações para enfrentamento da pandemia utilizando os recursos tecnológicos com os quais estavam preparados. “Já vínhamos modernizando nossos sistemas e métodos de trabalho e isto criou todas as condições para que houvesse rapidamente a adaptação da estrutura. Isto combinado à estratégia de atuação completamente integrada garantiu a boa prestação dos serviços,”, explicou Dornelles.

Durante a pandemia, o MPRS fez cumprir a política pública adotada para a Saúde, fiscalizando a adoção das medidas junto aos municípios. “Tivemos que agir com firmeza, porque não nos compete avaliar questões pessoais. Se o decreto do Governo é constitucional, temos que exigir seu cumprimento. É o que nos cabe – afirmou o procurador-geral - dar segurança jurídica aos atos, embora muitas vezes as discordâncias sejam evidentes e grande o descontentamento”.

A interferência do MPRS, no período de pandemia, ocorreu em várias áreas, no retorno às aulas, com a mediação para encontrar um calendário comum e no trato das mensalidades escolares, por exemplo. Também em ações como o Projeto Alquimia, no qual foram recuperados telefones celulares apreendidos para que sejam usados por estudantes de escolas públicas, em ensino remoto, e outros projetos relativos à violência doméstica. Houve, ainda, a interferência do Ministério, no que trata da soltura de presos, na investigação de superfaturamento na Saúde, entre outros.

O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, elogiou as ações do MP e lembrou da importância do diálogo com o setor produtivo, dando ênfase para o que isto representa na questão da competitividade, uma das principais bandeiras da entidade no Estado.

Segundo o procurador-geral, para o Ministério Público é fundamental o diálogo permanente com a sociedade e com os setores econômicos promotores do desenvolvimento. “É preciso que as pessoas compreendam nosso papel. “Hoje nosso foco está na solução dos problemas, por meio do diálogo, para que não chegue à demanda judicial. Estamos trabalhando na busca de soluções, do individual para o coletivo, sempre observando a melhoria dos indicadores”, observou.

Sobre o LIDE RS

O Grupo de Líderes Empresariais - LIDE (www.lidebr.com.br), que hoje conta com mais de 2.000 empresas filiadas no Brasil e no Exterior, é uma associação de empresários que objetiva incentivar e promover o relacionamento e os princípios éticos de governança e respeito ao meio ambiente no Brasil. Fundado em São Paulo, o LIDE expandiu sua iniciativa na região Sul, nos estados de SP, MG, RJ, DF, BH, GO, AM, CE, PE, PR, BA, GO, SC e em países como Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Uruguai, Estados Unidos, México, Alemanha, Itália, Portugal, Suíça, Mônaco, Angola, Marrocos, Moçambique e China. Sua é missão estimular a integração entre lideranças empresariais, empresas privadas e organizações públicas gerando conteúdo comprometido com a livre iniciativa, o Estado de Direito e o progresso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto