Logo
Imprimir esta página

Arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk dá 8 dicas de como montar o closet dos sonhos

Divulgação Divulgação

Sonho de consumo de diversas pessoas, o closet precisa contar com alguns elementos básicos para ser um espaço bonito e funcional nas residências

Se existe um ambiente que é desejo de muita gente, esse lugar é o closet. Afinal, a praticidade de ter as suas peças de roupas e acessórios em um único lugar enche os olhos. No local, é possível organizar suas peças por tipo, cor, tecido, tamanho, por frequência e até mesmo por tempo de uso.

Está pensando em planejar um closet em sua casa? Confira algumas dicas que vão te ajudar a criar um espaço super bonito e funcional. A arquiteta e designer de interiores Caroline Sautchuk separou algumas dicas a seguir!

Tenha sua rotina em mente

Em primeiro lugar, você precisa pensar como é sua rotina e as necessidades no que diz respeito ao uso do closet.

“Por ser um ambiente individual, na maioria das vezes, esse quesito é indispensável. Nessa parte, é essencial definir a quantidade de metros quadrados ideal para o closet e a quantidade de peças que você possui, entre roupas, sapatos e acessórios, assim como uma possível integração com quartos e suítes”, afirma.

Invista em uma iluminação de qualidade

Inclua no closet uma iluminação principal de qualidade, além de pontos de luz específicos em cada parte do cômodo. A especialista sugere várias opções:

“A iluminação nesses espaços deve distribuir a luz de forma uniforme e eliminar as sombras, uma vez que você necessita enxergar com clareza a cor de suas peças. Em vários projetos, investimos em luzes de LED embutidas nos armários, inclusive na própria madeira. Também recomendo implantar luminárias difusas, mais suaves e neutras, além de sensores de presença, para que a experiência seja sempre funcional”, diz o arquiteto.

Não se esqueça dos espelhos

Um closet sem um grande espelho não é um closet completo. “A intenção é ter um espaço para se arrumar, se ver e verificar se o look está adequado para determinado evento ou ocasião. Além de facilitar o dia a dia, o espelho também aumenta a sensação de amplitude no ambiente."

Aposte na decoração do closet

Para montar o closet dos sonhos, você pode, além de prestar atenção no quesito praticidade, apostar na decoração do cômodo. Afinal, nada melhor do que nossas peças de roupa estarem guardadas em um local que nos ofereça aconchego e tenha a nossa cara, não é mesmo?

“O closet não precisa ser sem graça. A escolha dos materiais faz toda a diferença. O cabideiro, por exemplo, pode ser revestido em couro, com portas de vidro e ainda incluir gavetas com acabamento em matelassê para comportar sapatos. Todos gostam de ambientes personalizados e exclusivos e você pode trazer esse conceito para o seu closet, com bastante requinte e sofisticação”, aponta.

Não crie nichos desnecessários

Ao partir para a etapa de disposição das peças, uma dica importante da profissional é quanto mais espaços abertos, melhor.

“Ter muitos nichos pode fornecer uma ideia de organização, mas isso só faz com que você acabe perdendo espaço com divisões desnecessárias. Evite isso ao máximo e separe as gavetas para itens mais íntimos, como lingeries e calcinhas. Use puxadores firmes e sistema de amortecimento nas portas e gavetas”, acrescenta.

Atenção para as sapateiras

A melhor estratégia é deixar os pares de sapatos o mais visível possível. Para guardá-los, dê preferência a gavetas com menos profundidade, pois pode ser que alguns calçados acabem sumindo lá no fundo e sejam esquecidos.

"Além disso, tente sempre deixar a sapateira separada das roupas, pois, muitas vezes, eles não estarão totalmente limpos. Assim, não corre o risco de passar sujeira e odor para outras peças”, afirma.

Aprenda a guardar bolsas e acessórios

Muitas mulheres possuem coleção de bolsas. Portanto, projetar um espaço para elas no futuro closet é essencial. “Para conservá-las por mais tempo, nada de pendurá-las em cabides. Ao guardar dessa maneira, você pode acelerar o desgaste das alças e diminuir a vida útil delas. Organize-as em prateleiras. Assim, elas duram mais e você consegue visualizá-las com mais facilidade”, indica.

Isso vale para outros tipos de acessórios, como óculos e relógios. Crie um espaço reservado para eles. “Pode ser uma gaveta com tampo de vidro, para que consiga ver os itens mesmo sem abrir o compartimento. Ainda pode ser uma boa revestir essas gavetas com veludo ou outros tecidos mais delicados para não correr risco de estragar esses objetos. No caso das joias, é possível, inclusive, colocar senha nas gavetas, para te trazer maior segurança”, explica Caroline.

Torne o espaço mais confortável

Um closet perfeito conta ainda com elementos extras, como móveis para que você possa sentar enquanto calça um sapato ou simplesmente apoiar roupas que estão sendo escolhidas.

“Coloque uma mesa central e pufes. Essa mobília faz com que o cômodo, mais do que um local onde você escolhe seu visual e vai embora rapidamente, o closet seja um ambiente que te traga sensações agradáveis, te faça se sentir em casa”, completa.

Desde 2009 à frente do escritório de Arquitetura e Design que leva seu nome, Caroline Sautchuk coordena uma equipe de profissionais que busca constantemente desafios na elaboração dos projetos diferenciados e com excelência para seus clientes. Ousada tanto nos estilos como nas tendências, a profissional é fortemente marcada em seus projetos pelo uso de materiais nobres, os mármores e o dourado são sua marca registrada. Requisitada pelos seus clientes, a designer e empresária leva sua marca para dentro e fora do país. Sua Boutique de projetos sofisticados, luxuosos e de muita personalidade, se tornou o desejo de muitos. Realizada com suas conquistas, traz uma imensa e rica fonte de inspiração para seus projetos através de suas viagens pelo mundo. Premiada como profissional destaque do ano, e mostras de decoração, Caroline também leva sua assinatura para algumas peças de sua criação. Caroline é reconhecida em suas redes sociais por compartilhar sua realidade de obras, projetos, clientes, fornecedores e dicas com conteúdo. Além de desempenhar um crescimento pessoal e profissional aos seus alunos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto