Logo
Imprimir esta página

Plástico permanece essencial em missões espaciais, após 52 anos da chegada do homem à Lua

Amplamente utilizado na missão Apollo 11, confira 4 utilidades essenciais do material para o desbravamento do espaço

Na terça-feira, 20 de julho, comemorou-se 52 anos da chegada do homem à Lua. Mesmo após tanto tempo e com o desenvolvimento de diversas tecnologias, o plástico continua sendo essencial para as missões espaciais, assumindo protagonismo por ser um material que consegue combinar flexibilidade, leveza e resistência, características importantes para desbravar o espaço.

Veja, a seguir, 4 formas em que o plástico é utilizado em missões espaciais:

1 - Na conservação dos alimentos

Em missões que podem durar semanas ou meses, a conservação dos alimentos que serão consumidos pelos tripulantes se torna fundamental e o plástico é o principal material utilizado para esse processo. Desde a década de 60, nas missões Gemini, o plástico já era utilizado para conservar os alimentos liofilizados, que são desidratados ao serem congelados a vácuo.

Atualmente, as embalagens plásticas mantêm os alimentos seguros para consumo no espaço por até 12 meses. No entanto, uma pesquisa da Washington State University (WSU) aumentou ainda mais esse prazo. Ao utilizar filmes de embalagem de compostos com diferentes camadas de plástico, os pesquisadores conseguiram estender para três anos o tempo de validade para consumo seguro de uma porção de macarrão com queijo, por exemplo.

2 - Nos trajes espaciais

Desde a época de Armstrong até os dias atuais, os trajes espaciais são feitos com plástico, devido à flexibilidade e resistência do material. Os trajes usados na missão Apollo 11, por exemplo, foram feitos com 21 camadas de diferentes tipos de polímeros, como Nylon® e Neoprene®, por exemplo.

Desde então, os trajes evoluíram com as novas descobertas sobre as particularidades do ambiente extraterrestre. Ainda assim, o plástico continua sendo um dos principais materiais a serem utilizados. Para a missão Artêmis, que pretende enviar a primeira mulher à Lua em 2024, a NASA está testando o uso de um colete feito com polietileno que terá como função proteger as astronautas da radiação solar no espaço.

3 - Nas estruturas das naves e ferramentas

Além de novidade nos trajes, o polietileno também é utilizado para conter a radiação dentro das naves espaciais, sendo usado nos alojamentos da tripulação da Estação Espacial Internacional, por exemplo. O plástico também é utilizado como matéria-prima de impressoras 3D espaciais presentes na estação, permitindo aos astronautas construírem ferramentas de acordo com sua necessidade.

4 - Na sustentabilidade no espaço

A quantidade de plástico utilizada em missões espaciais pode levantar a questão sobre a destinação desse material após utilizado e essa é uma preocupação também das empresas responsáveis pelas viagens espaciais, como a NASA.

Além do uso do plástico de origem renovável, o espaço conta com uma recicladora dea de plástico ao espaço. A máquina, que é fabricada pela Made In Space, empresa norte-americana, em parceria com a Braskem, utiliza tecnologias que possam operar em gravidade zero. Sua premissa é moer resíduos plásticos, fundi-los e transformá-los em um filamento que poderá ser reutilizado na impressora 3D, para a produção de novos materiais.

Movimento Plástico Transforma – Criado em 2016, o Movimento visa ressaltar a utilização do plástico, de forma criativa e responsável, em soluções que podem transformar o nosso dia a dia e o futuro. A primeira iniciativa voltada para a comunicação com a sociedade, assinada pelo Movimento Plástico Transforma, foi a instalação interativa PlastCoLab. A ação impactou mais de 37 mil pessoas e contou com quatro edições, realizadas nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Brasília. Outro projeto relevante é a Estação Plástico Transforma, atividade instalada no parque KidZania, em São Paulo, que visa demonstrar - de forma lúdica e educativa - as principais etapas do processo de reciclagem do plástico e já impactou mais de 18 mil pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto