Logo
Imprimir esta página

Galeria: Importantes hubs de inovação em cada região do Brasil

Em um universo de 13.865 startups em todo o Brasil, segundo dados da Abstartups, os chamados Hubs de Inovação ganham cada vez mais força e desempenham papel importante para o crescimento de todo o ecossistema. Esses hubs ajudam a fomentar ideias inovadoras e impactam agentes de diversos segmentos, tais como empresas, indústria, universidades e investidores. A sociedade é a principal beneficiada por essas inovações, pois as soluções geradas nesses hubs visam solucionar problemas latentes da população.

Ainda segundo a Abstartups, as regiões que concentram o maior número de iniciativas são Sul e Sudeste, com 16% e 45%, respectivamente. Mas há alguns anos há também um exponencial crescimento em outras regiões. Pensando em incentivar o conhecimento concentrado por esses hubs, listamos os principais de cada região. Confira:

Norte

Sediado em Manaus, principal polo de inovação da região norte, o Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia tem a inovação tecnológica em sua essência. O instituto agrega um braço de inovação aberta, o Manaus Tech Hub. O espaço tem o objetivo de promover o desenvolvimento e o crescimento de startups na Amazônia com oportunidades em novos negócios e promovendo a conexão entre empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus, governos e empreendedores.

Nordeste

Com mais de 100 startups ativas, o Rapadura Valley ajuda a acelerar a inovação do Nordeste. Criada em 2013, recentemente o hub foi eleito a Comunidade do Ano no Startup Awards 2020, evento organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups). Estão integrados ao Rapadura Valley mais de 200 empreendedores, 100 startups ativas e 15 investidores e aceleradoras.

Sul

Liderado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), pela VENTIUR Aceleradora e pela Anlab, o Hub Agritech é uma iniciativa de inovação Aberta que busca soluções para os desafios do Agronegócio, integrando produtores, fornecedores, cooperativas, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes atores da cadeia agro.

Sudeste

Criada em 2015, a Liga Ventures é uma plataforma de inovação aberta, pioneira no mercado de aceleração corporativa e corporate venture que conecta empresas e startups a fim de potencializar interações e gerar novos negócios. Ao longo dos anos, auxiliou na implementação de estratégia de inovação aberta nos principais players de diversos setores do mercado brasileiro, tais como Porto Seguro, Banco do Brasil, e Unilever. Sediada na região Sudeste, a Liga tem exercido um papel fundamental para fomentar o ecossistema de inovação nacional, conectando grandes empresas a startups de todo o país. Em seu portfólio, soma mais de 250 startups aceleradas e mais de 450 projetos realizados entre essas e grandes corporações. Também conta com o Liga Insights, iniciativa de pesquisa e inteligência de mercado, cujo objetivo é mapear tendências e startups que estão inovando nos mais variados setores. Já são mais de 35 estudos, em temas como Saúde, AutoTech, Varejo, RH, EdTechs, entre outros.

Centro Oeste

O Hub Gyntec visa promover - em parceria com universidades, o sistema S e os governos municipais, estadual e federal - a capacitação tecnológica para formação de profissionais qualificados para atender as empresas e startups de Tecnologia da Informação em Goiás. O hub possui o Instituto Gyntec, maior ecossistema de startups e inovação do Centro-Oeste, além de espaço de formação e o Condomínio Empresarial, cujo objetivo é atrair investimentos de empresas nacionais e internacionais.

Nacional

Criado em 2013, o InovAtiva é um hub de aceleração, conexão e capacitação de startups brasileiras. Realizado pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com execução da Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI), o hub já contribuiu para o desenvolvimento de milhares de negócios inovadores de todo país. Fundamentado em três pilares (aceleração, ecossistema e academy), oferece uma série de produtos e programas gratuitos para apoiar a criação de uma nova geração de soluções e otimizar o potencial das startups nacionais. O InovAtiva Brasil é o principal programa do hub e o maior programa de aceleração de startups da América Latina. Selecionando cerca de 400 negócios inovadores a cada semestre, tem um papel fundamental para garantir que o país intensifique seu reconhecimento como um ecossistema promissor de inovação no mundo inteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto