Edital seleciona cinco propostas de reportagem sobre legislação e políticas públicas costeiro-marinhas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Giovanna Leopoldi
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Iniciativa da Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco, recebeu mais de 50 inscrições de todo o Brasil. O objetivo é incentivar a produção de conteúdo jornalístico de qualidade e sensibilizar a sociedade sobre a preservação do Oceano
A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza divulgou nesta terça-feira (20) as cinco propostas de reportagem vencedoras do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental. Todas as iniciativas visam fomentar a comunicação de qualidade sobre o ambiente costeiro-marinho e receberão bolsas de R$ 8 mil cada para a produção dos trabalhos. O Edital é uma parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco e está relacionado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável.
“Esperamos que as pautas aproximem a sociedade do tema e sensibilizem a população para a necessidade de proteção e uso sustentável do oceano, o que exige a criação de políticas públicas e legislação ambiental eficazes”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Relações Institucionais e Impacto Social da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues. “Além de promover o conhecimento, é necessário transmiti-lo de forma eficiente, construindo uma cultura oceânica que garanta o engajamento de todos”, completa.
Foram inscritos no Edital 52 propostas de jornalistas de todas as regiões do Brasil, direcionados a diferentes plataformas – revistas, jornais, rádios, portais, TVs, podcasts e livros. O Comitê Avaliador, composto por 10 profissionais das áreas de comunicação e relacionadas com a temática, analisou critérios como criatividade e originalidade; relevância para a sociedade; consistência do plano de apuração e portfólio e currículo do candidato.
Confira os selecionados:
Cristiane de Azevedo Prizibisczki e Carolina Lisboa, para ((o))eco;
Luan Diego Vosnhak, para a Record TV Florianópolis;
Marília Camelo Sá e Adriana Bezerra Pimentel, para a Agência Eco Nordeste.
Naira Hofmeister de Araujo e Fernanda Melchiors Wenzel, para o El País;
Sérgio Adeodato Filho, para a Revista Página 22.
Sobre a Fundação Grupo Boticário
Com 30 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país. Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil –, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas. A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.
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