Logo
Imprimir esta página

Minas Gerais se destaca com 81 cooperativas inscritas no Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2021

O número representa um aumento de 16% em relação a edição anterior do certame

Apesar dos impactos causados pela pandemia de Covid-19, o cooperativismo mineiro segue avançando e investindo no aprimoramento de sua gestão. Até o dia 30 de junho, data limite para as inscrições na edição 2021 do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, 95 cooperativas já haviam concluído o novo ciclo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

Como resultado, também houve significativo aumento do número de cooperativas mineiras inscritas do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. Este ano, das 310 cooperativas brasileiras que se inscreveram no certame, 81 são mineiras. Elas estão distribuídas entre os ramos Agropecuário; Crédito; Saúde; Transporte e Trabalho; Produção de Bens e Serviços. O número representa um acréscimo de 16% em relação a edição anterior.

Vale ressaltar que o Ciclo 2021 do PDGC ainda está em vigência e as cooperativas que desejarem realizar o diagnóstico de sua gestão e governança por meio do PDGC podem se inscrever até dezembro 2021.

Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, destaca a importância da participação das cooperativas mineiras na premiação. “Em todas as edições desta, que é uma premiação em âmbito nacional, Minas Gerais têm se destacado com um elevado número de participantes e vencedoras. Isso é muito relevante para a consolidar o amadurecimento e profissionalização dos processos de gestão das cooperativas”.

Realizado a cada dois anos, na última edição do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, as cooperativas mineiras receberam mais de 50% do total das premiações, com representantes em todas as categorias - Primeiros Passos para Excelência, Compromisso com a Excelência e Rumo à Excelência, inclusive nos Destaques de Melhoria Contínua e de Governança Cooperativista.

Ações de Desenvolvimento e Monitoramento

Para auxiliar na melhoria dos processos de gestão e na capacitação dos gestores cooperativistas, o Sistema Ocemg realiza, por meio da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento de Cooperativas uma série de ações. No primeiro semestre de 2021, foram promovidas, ainda na modalidade virtual, 21 mentorias, com 214 participantes; um workshop e visitas técnicas, totalizando 137 visitas e 361 horas técnicas.

As visitas técnicas virtuais têm o propósito de auxiliar as cooperativas na construção dos planos de melhorias identificados pelas instituições ao final do diagnóstico do PDGC e para orientar no adequado preenchimento dos questionários. As atividades podem ocorrer por demanda das cooperativas ou, até mesmo, da Gerência de Desenvolvimento e Monitoramento do Sistema Ocemg, que entra em contato telefônico com as cooperativas fazendo o convite. Após o aceite, são enviados para os participantes os links das reuniões. Na prática, as visitas técnicas virtuais seguem o padrão das visitas presenciais, com a adaptação da metodologia e a divisão do conteúdo em cargas horárias diárias, conforme necessidade da cooperativa.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

Fonte: Sistema Ocemg


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto