Logo
Imprimir esta página

E-commerce sem fronteiras: b8one e Tristar criam operação para ajudar empresas brasileiras a vender no exterior

A b8one – laboratório de soluções digitais focado em e-commerce e uma das empresas de tecnologia que mais crescem no país – e a Tristar – grupo global de serviços aeroportuários – se uniram para ajudar empresas brasileiras a ganharem mercado nos Estados Unidos e na Europa através do comércio eletrônico. A iniciativa é inédita no Brasil e visa facilitar o processo de exportação de grandes marcas do varejo, levando os produtos nacionais ao consumidor final com segurança e eficiência. Inicialmente, o projeto contempla aeroportos em São Paulo, Recife, Salvador e Belo Horizonte. Já são cerca de 12 empresas interessadas e os primeiros serviços devem rodar em julho.

“Globalizar o e-commerce deixou de ser uma opção e se tornou uma questão de sobrevivência. E o momento não poderia ser mais propício, por conta do câmbio. O projeto veio para desmistificar a ideia de que a exportação é um bicho de sete cabeças para o empresário brasileiro. As marcas que cresceram com o varejo online, durante a pandemia, querem agora se internacionalizar”, destaca Renato Avelar, sócio da b8one, responsável pela área de Negócios.

De acordo com Ricardo Teixeira, diretor de Novos Negócios da Tristar Express, atualmente, tanto o pequeno quanto o grande empresário precisariam contratar cerca de seis empresas para fazer seu produto sair do Brasil. “Nosso objetivo é substituir todo esse complexo sistema e cuidar de toda a logística internacional. Os estrangeiros adoram a moda brasileira, por exemplo, porém, não tem como comprar os produtos”, ressalta. Teixeira explica que a Tristar Express – unidade de negócios do grupo especializada em remessa expressa – ficará encarregada de toda a parte legislativa e tributária da operação, uma das grandes dores de cabeça para quem almeja o mercado externo. “Cuidaremos de toda a integração de câmbio, documentação, desembaraço aduaneiro e entrega ao consumidor final. Tudo a custo acessível e levando cerca de 7 a 10 dias – a média do mercado gira em torno de um mês. Estamos olhando para o e-commerce e para o empresário que tem dificuldade com idiomas e moedas estrangeiras. A b8one criará o ambiente tecnológico para isso e nós viabilizaremos a logística. Essa união é um movimento novo que irá revolucionar a exportação do varejo”, diz.

Ambas esperam receber demandas de clientes de setores como moda, decoração, alimentação, entre outros. “Tudo que envolver operações logísticas com produtos mais simples de serem transportados e com alto valor agregado valerá a pena. A empresa finalmente poderá ter sua loja em outro país despreocupada”, reforça Avelar.

E-commerce cross border

Responsável pela parte de tecnologia do projeto, a b8one implantará plataformas VTEX-IO no exterior para cada empresa. O Atomic, acelerador de e-commerce utilizado, permitirá a construção de sites com grande capacidade de customização, possibilitando vendas em múltiplos canais, moedas e idiomas. Ferramenta que exige alto grau de especialização para ser implementada, o VTEX-IO é um recurso do unicórnio brasileiro utilizado pela b8one para garantir maior performance do e-commerce, incluindo acesso mais ágil e menor tempo de
carregamento.

Primeiro armazém alfandegado do país

Um complemento ao projeto promete ainda maior eficiência e agilidade. A Tristar lançará, em parceria com a GRU Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, o primeiro armazém alfandegado de exportação do país. Ocupando, a princípio, 5 mil m², o espaço será dedicado exclusivamente para clientes do grupo Tristar.

A ideia é oferecer tratamento único ao cliente, diminuindo a morosidade do processo, já que a Receita Federal e demais órgãos estarão dentro da estrutura da Tristar. “Quando o produto chegar ao aeroporto, ele já é despachado no mesmo dia e sai para exportação. Porque concentraremos tudo aqui”, explica Teixeira.

Com previsão de inauguração em agosto, a expectativa é que a proposta do armazém privado também seja implantada, posteriormente, em outros aeroportos, segundo Teixeira.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto