Logo
Imprimir esta página

Alimentos Kosher ganham espaço no mercado nacional

Empresas de alimentos se atentam à demanda e vão atrás de certificações que garantem procedência alinhada aos preceitos judaicos

Sem dúvidas, a alimentação é um dos principais elementos relacionados à cultura e a crença de um povo. No islamismo, no catolicismo, no hinduísmo, por exemplo, a comida é considerada parte dos valores e tradições de suas respectivas religiões. E no judaísmo não é diferente. Conhecida por ser uma dieta pura e de alta procedência, a alimentação segundo às leis judaicas ortodoxas exige que o preparo siga regras específicas como não misturar carne, leite e seus derivados com frutas, vegetais, legumes, grãos; não consumir produtos fermentados durante a Páscoa judaica; entre outros.

Para assegurar que todos os alimentos consumidos estejam de acordo com as diretrizes da alimentação judaica, o Certificado Kosher, um documento emitido por uma entidade reconhecida pelos judeus, atesta a procedência dos produtos fabricados por determinadas empresas e indústrias. No Paraná, a Vazpa Alimentos – empresa que fabrica produtos embalados a vácuo e cozidos a vapor – recebeu o Selo Kosher e garante o processo industrial diante das normas do judaísmo.

Para o CEO da Vapza Alimentos, Enrico Milani, o Selo Kosher atende às necessidades de um público específico e garante a possibilidade de oferecer a todos os consumidores um produto com qualidade selecionada. ”O certificado Kosher exige que os alimentos sejam puros, ou seja, cultivados sem agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias. Além disso, é preciso orientações específicas de manuseio e armazenagem, por exemplo. Todos esses processos já são seguidos pela Vapza, inclusive a utilização de produtos orgânicos, um dos grandes diferenciais da marca”, explica.

Mercado interno e externo

De acordo com a Confederação Israelita no Brasil, a comunidade judaica no país é a segunda mais importante da América Latina, atrás apenas da Argentina e à frente do México. Enrico Milani ressalta que a certificação possibilita ampliar o atendimento do mercado interno e, também, abre portas para o mercado de exportação.

“Sabendo do público potencial que o Brasil possui, queremos que os produtos da Vapza respeitem as mais diversas tradições que residem aqui. Aos poucos, também estamos nos posicionando no mercado internacional como uma empresa que produz e comercializa produtos que atendem aos preceitos religiosos, étnicos e culturais”, comenta o CEO.

Michel Tabach é proprietário da Kosher Place, único mercado do Rio de Janeiro 100% alinhado aos preceitos kosher, localizado em Copacabana. Há cinco anos no mercado, Tabach afirma que já conhecia os produtos Vapza, mas que a certificação Kosher não só deu a ele segurança para revender os itens em sua mercearia, como também demonstra que é uma tendência de consumo que vem se fortalecendo além da tradição judaica.

“Acredito que não só a comunidade judaica tem consumido os alimentos Kosher, mas também o mundo tem aberto seus olhos para esse tipo de produto devido ao processo de produção, que garante maior separação entre substâncias promovendo itens mais purificados. Na minha loja, por exemplo, muitos não-judeus vem por curiosidade e acabam comprando produtos por saberem como são fabricados, o que tem aumentado a cartela de compradores”, afirma o comerciante.

Sobre a Vapza

A Vapza Alimentos é pioneira e referência em alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo; proporcionando alimentação saudável, prática e segura. Fundada em 1994 com origem nos Campos Gerais do Paraná, possui tecnologia exclusiva de ponta no Brasil e oferece em seu portfólio: grãos, tubérculos, vegetais e carnes. Com distribuição nacional e com exportação para mais de 11 países, a empresa conta com certificações de qualidade e segurança alimentar nacionais e internacionais como a BRCGS, além de ter os selos Halal, Kosher, Vegan e Orgânico, atendendo todos os públicos que buscam comida de verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto