Logo
Imprimir esta página

Dia do engenheiro de saneamento: conheça startups nacionais focadas em oferecer o serviço

Dia 13 de julho comemora-se no Brasil o Dia do Engenheiro de Saneamento. Este trabalho, considerado essencial para a dignidade humana, está presente entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Conheça alguns números sobre saneamento básico no Brasil:

De acordo com levantamentos do Instituto Trata Brasil, aproximadamente 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água potável; 54,1% dos brasileiros têm acesso à coleta de esgoto - são quase 100 milhões de pessoas sem este serviço; e somente 49,1% dos esgotos do país são tratados. Em consequência deste quadro, somente em 2018, mais de 230 mil internações por doenças de veiculação hídrica foram registradas no país.

Para comemorar essa profissão tão importante, elaboramos uma lista de startups focadas em atribuir tecnologia para que este serviço seja cada vez mais eficiente, e possa ser oferecido a toda a população brasileira:

LiaMarinha

A LiaMarinha é uma startup de base tecnológica, acelerada em 2018 pelo InovAtiva de Impacto, que trabalha com biotecnologias ecológicas e sustentáveis para melhorar a qualidade das águas. Por meio da inovação tecnológica e processos sustentáveis, oferece soluções que priorizam a revitalização do meio ambiente e melhoram a qualidade de vida e saúde da população humana. Para isso, desenvolveu Estações Ecológicas para o Tratamento de Águas e Efluentes que melhoram a qualidade das águas, tratam efluentes sanitários e industriais, revitalizam e descontaminam ambientes aquáticos, além de oferecer serviços como programas de educação ambiental e infraestruturas verdes a seus clientes.

Acqua Logic

Acelerada no ciclo 2020.1 do InovAtiva Brasil, a Acqua Logic desenvolveu uma inteligência analítica inovadora para gestão de perdas e eficiência energética em sistemas de abastecimento de água. A partir de dados históricos, obtém-se informação para tomada de decisões eficientes, apoiadas em algoritmos com alta carga estatística e de engenharia embarcada. A tecnologia baseia-se em preceitos da International Water Association, entidade global máxima de referência às perdas, e ferramentas de gestão de alto desempenho desenvolvidas pela Harvard Business School. A empresa é pioneira neste tipo de solução no mercadonacional.

EkonWater

Acelerada em 2018 pelo InovAtiva de Impacto, a EkonWater fornece soluções completas para eliminação de 100% do consumo de água potável em vasos sanitários e redução de até 20% da geração de esgoto, com reutilização de águas cinzas - de chuveiro e lavatório - filtrada e tratada e também com o aproveitamento de água de chuva. O problema que resolve é o desperdício de mais de 70% de água potável utilizado com higiene pessoal que é jogado ralo abaixo. A empresa fornece em suas soluções de projetos cisternas, dispensers e reservatórios, que juntos acumulam, filtram e tratam águas cinzas para posterior utilização no vaso sanitário, eliminando desta forma a necessidade de dar descarga com água potável. O sistema também viabiliza a utilização de água de chuva.

LabSoft

A LabSoft é uma empresa focada no fornecimento de software para controle de qualidade em estações de tratamento de águas e esgotos, para empresas de saneamento. Hoje, atendem quatro das cinco maiores empresas de saneamento privado no Brasil, contribuindo no controle da qualidade da água oferecida à população e no monitoramento do tratamento de esgoto de forma a garantir o menor impacto ao meio ambiente, impactando cerca de 20 milhões de brasileiros.

Ela participou dos ciclos Miami, Lisboa e Santiago do StartOut Brasil e já tem importantes clientes na área de saneamento e laboratórios ambientais no Chile. Atualmente, também está iniciando sua atuação no mercadocolombiano. "Voltamos nosso foco na internacionalização. Primeiro, aqui na América do Sul, para maturar esse processo antes de dar novos voos", diz Georgio Raphaelli, CEO da empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto