Logo
Imprimir esta página

10 benefícios da energia solar compartilhada

10 benefícios da energia solar compartilhada

Energia limpa captada em fazendas solares chega aos consumidores com economia na conta de luz e sem gastos com placas, equipamentos e ou obras

Em um cenário de crise hídrica e de patamares elevados no preço da energia elétrica, repartir fonte renovável, como é o caso da geração compartilhada de energia solar, se apresenta alternativa aos consumidores em função da economia na conta de luz. Trata-se de um modelo bom para o bolso e que ajuda a preservar o meio ambiente.

A energia solar fotovoltaica está entre as opções de energia renovável mais democráticas. Pensando nisso, Rodolfo Molinari, diretor geral da Órigo Energia, empresa líder do setor de geração compartilhada de energia elétrica no país, listou dez dos principais benefícios desse modelo para o acesso a essa matriz energética.

Os benefícios apontados pelo executivo abarcam aspectos ambientais, econômicos e sociais, com a democratização da energia para todos, inclusive para aqueles que se encontram na base da pirâmide, além de transparência no relacionamento. Confira os 10 principais benefícios da energia solar e do modelo de geração compartilhada:

É energia sustentável, renovável, limpa, que não emite poluentes e não agride o meio ambiente;
É opção adequada às condições naturais de grande parte do território brasileiro e funciona como alternativa ao uso de recursos hídricos, escassos atualmente;
Proporciona economia na conta de luz;
Democratiza o acesso à energia elétrica, inclusive para pequenas empresas e cidadãos que se encontram na base da pirâmide social;
Promove o sistema cooperativista, pois os consumidores que aderem ao modelo utilizam um sistema gerador de energia comunitário;
Oferece maior transparência na medida em que o consumidor acompanha o consumo e a energia gerada no site da companhia;
Não requer investimento na instalação de placas e ou equipamentos;
Fomenta a economia dos municípios e a geração de emprego;
Permite liberdade de escolha para o consumo de energia elétrica;
Contribui para o desenvolvimento de uma cultura de consumo mais racional e consistente, em linha com as demandas de preservação de recursos naturais da sociedade moderna.

Modelo de negócio cooperativo para acesso à energia solar

Pelo modelo de operação da Órigo Energia atualmente no estado de Minas Gerais, os consumidores aderem de forma fácil e online a sistemas solares instalados no estado. Por esse modelo, todo o gasto com equipamentos e placas solares fica por conta da companhia, que monta estruturas em fazendas solares para a captação da energia gerada pelo sol, a qual é conectada na rede de distribuição. Dessa forma, os usuários não precisam investir na aquisição de placas solares ou em obras para a instalação de equipamentos e podem ter todos os meses economia na conta de luz que chegam a 10% para as pequenas e médias empresas e a 15% para as residências.

Sobre a Órigo Energia:

A Órigo Energia, empresa líder em geração distribuída, é uma das companhias pioneiras do setor no Brasil, em atividade desde 2010. A Órigo tem o objetivo de massificar e democratizar a energia renovável no país. A companhia participa ativamente das principais discussões setoriais e incentiva medidas que possam tornar a energia renovável uma alternativa simples e acessível para todos os brasileiros. Em 2019, a Órigo obteve o certificado internacional de Empresa B pelo comprometimento com o impacto social e ambiental através do seu modelo de negócio e ganhou reconhecimento no Prêmio Eco pela atuação com as fazendas solares.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto