Logo
Imprimir esta página

Arginina: saiba o que é e como ela pode melhorar a performance esportiva

Revisão científica indica influência da l-arginina na redução da fadiga muscular

A performance esportiva e os fatores que a influenciam são pautas recorrentes entre atletas e pesquisadores do mundo todo. Nesse contexto, a fadiga muscular é uma das principais causas para a queda do desempenho durante treinos e competições. Revisão sistemática e meta-análise publicada no periódico Nutrients, por Viribay e colaboradores (2020), reúne evidências de que a suplementação com l-arginina foi eficaz na melhora das taxas de fadiga, tanto em esportes aeróbicos quanto anaeróbicos, além de otimizar o desempenho em ambos.

A nutricionista e consultora da New Millen, Bruna Nogueira, ajuda a desmistificar a arginina e detalha como uma das substâncias mais vendidas pela indústria da nutrição esportiva pode reduzir a fadiga e melhorar a performance do atleta. Confira!

A arginina é um aminoácido semi-essencial capaz de ser produzido pelo organismo, mas que, em determinadas situações, como na prática de esportes moderada a intensa, requer suplementação. Bruna afirma que a relação da substância com o esporte se dá principalmente por esse motivo: o óxido nítrico (NO) é produzido no organismo humano a partir da L-arginina, que tem como principal ação a dilatação dos vasos sanguíneos. Dessa forma, o aminoácido contribui com a maior oferta de nutrientes ao tecido muscular, beneficiando a recuperação dos músculos e atenuando a fadiga.

No esporte, o conceito de fadiga está relacionado à diminuição na força máxima ou produção de força em resposta à atividade contrátil do músculo ocasionado pelo desgaste intenso. “O estado nutricional também deve ser levado em consideração, já que o consumo inadequado de nutrientes-chaves pode impactar na contração e na geração de energia eficiente, desencadear o estresse oxidativo e impedir a chegada adequada de nutrientes para que o músculo exerça sua função com eficiência”, alerta a nutricionista.

Para amenizar esse quadro, é importante conciliar carga e frequência de treinos, evitando excessos. Além disso, a literatura científica demonstra que a suplementação de determinados nutrientes pode favorecer a prevenção da fadiga, como é o caso da arginina que, por atuar na vasodilatação e aumentar a oferta de nutrientes ao músculo, deve ser ingerida antes do treino, de forma a contribuir com a otimização da performance.

Dica de produto!

O NO2 Vaso Expand em cápsulas da New Millen é um potente vasodilatador que melhora o desempenho esportivo, reduzindo a fadiga e auxiliando na recuperação muscular. Sua concentração eficaz de arginina atua como precursor do óxido nítrico, que aumenta o calibre das veias e facilita o transporte do sangue e de nutrientes para a célula muscular com a ingestão de cinco cápsulas ao dia.

Sobre a New Millen

A New Millen é uma empresa 100% nacional e com padrão internacional de qualidade e segurança na industrialização, atuando há mais de 30 anos no mercado, fornece alimentos saudáveis de elevada tecnologia e engenharia nutricional, além de trabalhar com marcas próprias.

Com uma planta industrial moderna, de mais de 7.000m², localizada em Cajamar (SP), a New Millen possui maquinários de última geração e um laboratório totalmente equipado para realização de testes.

Qualidade, responsabilidade social e performance são alguns dos pilares valorizados pela marca. E esses princípios se refletem nos atletas patrocinados, que se orgulham e, literalmente, vestem a camisa da empresa.

Com o intuito de conquistar a confiança de seus clientes por meio de bons resultados, a New Millen oferece produtos saudáveis, seguros e que melhoram o desempenho físico e mental de seus consumidores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2021 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto