Logo
Imprimir esta página

3 hábitos saudáveis que você precisa estimular no seu gato agora mesmo

foto: Unsplash foto: Unsplash

Cuidados ajudam a preservar a saúde e o bem-estar do animal

As adoções de gatos aumentaram em 30% desde o início da pandemia no Brasil. O número é extraído de um levantamento da Royal Canin, feito no segundo semestre de 2020, e que casa com outra estatística, desta vez apontada pela pesquisa Radar Pet 2020: são 30 milhões de felinos em casas e apartamentos por todo o país.

Seja para gatos e tutores que estão convivendo pela primeira vez neste momento, seja para quem já cria essas fofuras há algum tempo, é importante ter em mente que os felinos são animais que requerem cuidados especiais. Proporcionar um ambiente feliz e saudável aumenta a qualidade de vida e ajuda a evitar doenças que podem encurtar a vida do seu animalzinho.

Beber água

“Estimular o gato a beber água é um dos hábitos mais importantes para a qualidade de vida dele. A insuficiência renal em felinos é, infelizmente, uma doença muito comum e que é responsável por encurtar a vida dos nossos pets”, explica Agnes Cristina, CEO da empresa paulistana CatMyPet. “Naturalmente, o gato tende a ingerir menos água. A isso, soma-se o consumo de rações secas. Se não houver estímulo para a hidratação, essa combinação pode sobrecarregar os rins dos gatos”.

A CatMyPet é a pioneira no país a produzir um bebedouro - MagiCat - que estimula os gatos a beberem água, auxiliando diretamente na prevenção da doença renal. “Eu sou apaixonada por gatos há muitos anos. Depois de perder uma das minhas gatas por conta da insuficiência renal, eu quis criar algo que ajudasse a prevenir esse problema e desse mais qualidade de vida a eles”, conta Agnes.

Se exercitar

Gato saudável é gato brincalhão, que está sempre alerta e adora “caçar” pela casa. Um gato sedentário pode ter uma série de problemas de saúde, como estresse, depressão, cardiopatias, artrite e obesidade, entre outros.

Por isso, estimule o animal a se movimentar. Brinque com ele ao menos uma vez ao dia, fazendo com que pule, corra e se alongue. O enriquecimento ambiental também é primordial, pois evita que o pet fique entediado, ansioso e acabe tendo comportamentos compulsivos ou agressivos, o que não é nada positivo para a saúde dele.

Comer adequadamente

Gatos possuem necessidades nutricionais específicas. Em hipótese alguma alimente seu bichinho com doces, pães, salgadinhos e guloseimas humanas, pois isso pode causar desde desconfortos gástricos até doenças mais sérias, como o diabetes.

A ração e os alimentos úmidos também precisam de atenção ao serem servidos. Dar comida ao gato toda hora pode culminar em ganho de peso e, consequentemente, na obesidade felina.

Para saber quanto o seu gatinho deve comer, verifique as instruções de quantidade na tabela que vem no pacote da ração ou siga as orientações do veterinário. Fracione o total em algumas refeições, fornecendo uma alimentação equilibrada.

Para finalizar, uma dica essencial: ao sinal de alterações no apetite, no comportamento, na urina ou nas fezes, não hesite em levar o gato ao veterinário para verificar o que está ocorrendo. Outro sinal de que pode haver insuficiência renal e que merece atenção é o xixi fora da caixa de areia. É um alerta muito importante e muito negligenciado, normalmente associado a um problema comportamental, e não a um problema de saúde.

Nos quadros de insuficiência renal, a detecção precoce permite um maior sucesso no tratamento, dando mais qualidade de vida ao bichano. O mesmo vale para possíveis outras alterações: quanto mais cedo, melhor.

CatMyPet

Pensando em ajudar na criação do vínculo entre tutores e gatos, e acreditando que só através do conhecimento e do amor haverá menos crueldade, surgiu a marca CatMyPet®. A empresa projetou o primeiro e ainda único bebedouro especializado para gatos do mundo: a MagiCat. O produto logo ganhou as páginas das melhores revistas especializadas devido a sua altíssima aceitação e grande performance, fazendo com que os gatinhos bebessem até 3x mais água do que nos outros bebedouros comuns. Outra inovação da marca é a linha Alcat, de álcool em gel exclusivo para pets, utilizada na prevenção contra o coronavírus. Hoje, a CatMyPet® comercializa sua ampla linha de produtos para mais de 10 países e conta com um time de especialistas apaixonados por gatos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto