Logo
Imprimir esta página

Aumenta concessão de vistos para profissionais brasileiros nos EUA; Diploma americano pode abrir portas

Relatório fiscal de 2020 dos EUA registraram alta de 36% nos vistos de permanência concedidos a brasileiros somente em uma categoria de vistos. A universidade americana, Ambra University, que forma há mais de 10 anos, em português e totalmente online, detectou aumento de 40% na procura de brasileiros somente durante a pandemia.

Talentos profissionais brasileiros estão em fuga para os Estados Unidos. É o que provam dados recentes divulgados pelo relatório fiscal produzido pelo governo americano. Somente na categoria de ‘green card’ (residência permanente) por talento profissional, o EB2, voltada para os chamados "profissionais excepcionais" houve aumento de 36% na emissão de vistos. Esse é o tipo mais comum de visto requisitado por profissionais estrangeiros altamente qualificados em diversas carreiras em áreas deficitárias nos Estados Unidos.

Em números absolutos, 1.899 profissionais excepcionais (na categoria EB2) deixaram o Brasil de forma definitiva no ano passado, o maior índice em pelo menos uma década. A estatística inclui tanto novos vistos concedidos quanto ajustes de status, ou seja, casos de pessoas que entraram no país com autorização de outra natureza, mas conseguiram trocar depois.

O aumento não ocorre apenas na procura por sair do Brasil rumo aos EUA. Segundo a universidade americana - Ambra University - que há mais de 10 anos oferta cursos de graduação e mestrado nos EUA totalmente online - houve aumento também da procura por profissionais brasileiros interessados em obter o diploma americano com fins de auxiliar o processo de entrada no mercado de trabalho.

"A formação ou especialização americana pode ser um fator decisivo para a entrada no mercado de trabalho nos Estados Unidos. Sem dúvida, profissionais que estejam em busca de sair do Brasil, viver e trabalhar nos EUA, devem iniciar uma busca sobre como lograr êxito na nova vida. Somente entre 2020 e 2021 detectamos um aumento de 40% na procura por profissionais brasileiros interessados em nossos cursos na Ambra", aponta Alfredo Freitas, diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University com mais 15 anos de experiência.

Profissões Nômades e Digitais Para quem aposta na obtenção de formação superior e consequentemente um diploma americano, os caminhos são múltiplos, sobretudo sob a lógica do nomadismo digital e do trabalho remoto. Com o home office cada vez mais consolidado como modelo de trabalho eficiente, chegou a 91% o percentual de profissionais qualificados que acreditam que o futuro do trabalho será em um modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos. Os dados fazem parte da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento.

Profissões Nômades e Digitais

Para quem aposta na obtenção de formação superior e consequentemente um diploma americano, os caminhos são múltiplos, sobretudo sob a lógica do nomadismo digital e do trabalho remoto. Com o home office cada vez mais consolidado como modelo de trabalho eficiente, chegou a 91% o percentual de profissionais qualificados que acreditam que o futuro do trabalho será em um modelo híbrido, revezando entre dias presenciais e remotos. Os dados fazem parte da 14ª edição do Índice de Confiança Robert Half (ICRH) realizada pela consultoria de recrutamento.

O chamado nomadismo digital tem crescido devido o desenvolvimento da internet e o aumento das profissões que precisam apenas de um computador conectado à internet para funcionar. Isso também tem a ver com o futuro das profissões, afinal, se antes apenas o influenciador podia trabalhar à longa distância, profissionais do setor da saúde, vendas, financeiro, também já conseguem trabalhar desta maneira.

Alfredo Freitas explica que a tendência é que a formação e o diploma americanos passem a ser melhor considerados e avaliados no mercado de trabalho global a partir da ideia de nomadismo digital.

"Alguns fatos contribuíram para o desenvolvimento desta nova modalidade de trabalho mais nômade e digital. A mudança de comportamento vem desde formação acadêmica e muito antes da pandemia. No anseio em se tornar mais competitivos os profissionais têm buscado formações no mundo virtual. Em 10 anos, aumentou quase 5 vezes número de alunos que entram em cursos a distância do ensino superior, por exemplo", pondera Freitas.

Dados do INEP mostram que de 2009 a 2019 a modalidade do ensino a distância teve salto de 378,9% em matrículas de ingressantes somente no Brasil. "Esta previsão é vista na imigração dos cursos presenciais para o ensino virtual. Em um ano, quase 120 mil alunos migraram de uma modalidade presencial para o ensino a distância. Nos EUA o volume de matrículas para o ensino via internet já supera o do presencial", afirma o especialista em educação e tecnologia.

"É sempre uma boa opção poder contar com o ensino via internet para conseguir conhecimento e o sonhado diploma americano, assim, o profissional não necessariamente precisa estar nos EUA para se graduar. Estudo recente divulgou que no LinkedIn - maior rede social profissional no mundo, uma parcela considerável de usuários possui titulação no exterior", pondera Alfredo Freitas.

*Alfredo Freitas é pós-graduado em 'Project Management' pela Sheridan College no Canadá, graduado em Engenharia de Controle e Automação e Mestre em Ciências, Automação e Sistemas, pela Universidade de Brasília. O renomado profissional tem mais de 15 anos de experiência em Tecnologia e Educação. É atualmente Diretor de Educação e Tecnologia da Ambra University. A Universidade americana é credenciada e tem cursos reconhecidos pelo Florida Department of Education (Departamento de Educação da Flórida) sob o registro CIE-4001. Além disso, a universidade conta com histórico de revalidação de diplomas no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto