Logo
Imprimir esta página

Defender os direitos dos mais carentes

Por Fabricio Posocco*

A Defensoria Pública do Estado de São Paulo firmou um novo convênio com a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo, no último dia 30 de abril, para a prestação de assistência judiciária gratuita. O acordo já está em vigor e para se candidatar, o advogado deve estar em dia com a inscrição da OAB/SP e acompanhar os editais divulgados no site da Defensoria (www.defensoria.sp.def.br).

O profissional que for convocado vai exercer a defesa dos direitos das pessoas com renda familiar mensal de até três salários mínimos. Há oportunidades na área cível, família, administrativa, criminal, infância e juventude e Tribunal do Júri. Para atuar no Tribunal do Júri, o advogado precisa comprovar ter trabalhado em apenas uma sessão plenária e ter feito o curso específico da ESA (Escola Superior de Advocacia da OAB), ou ter trabalhado em quatro sessões plenárias, sem o curso.

O local da prestação de serviço está relacionado à subseção à qual o profissional esteja vinculado e à Comarca ou ao Foro Distrital/Regional em que mantenha o endereço e domicílio profissional.

Em linhas gerais, o advogado conveniado deverá zelar pela busca de solução consensual do conflito, sempre que possível. Além de atuar de forma diligente nos feitos sob seu patrocínio, acompanhando-os até o trânsito em julgado.

Entre os principais benefícios, para o interessado em se credenciar, está a certeza de receber seus honorários ajustados segundo as tabelas específicas divulgadas pelo Convênio – o Estado paga após a atuação do profissional e não dá calote –, além de ser uma forma muito interessante para o jovem profissional desenvolver suas habilidades e ganhar experiência na atuação forense.

Já a população economicamente hipossuficiente ganha um exército de, aproximadamente, 44 mil profissionais habilitados para ajudar a resolver seus problemas jurídicos, nas centenas de subseções da OAB presentes em todo o território paulista, através da Comissão de Assistência Judiciária (CAJ).

Para mais informações, acesse o tratado completo em www.oabsp.org.br/comissoes2010/assistencia-judiciaria/convenio-oab-dpe-2016.

*Fabricio Posocco é professor universitário e presidente da Comissão de Direito Civil e Processo Civil da OAB de São Vicente/SP


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto