Logo
Imprimir esta página

Carrefour melhora a experiência das compras digitais para manter-se na liderança dos maiores supermercados do Brasil

Gigante varejista migrou para plataforma de comércio digital da VTEX com o apoio dos parceiros CI&T, ACCT, Maeztra e Cubos Tecnologia, e já registra aumento de 30% na conversão de pedidos

O Carrefour, líder do varejo alimentar do Brasil, escolheu a VTEX – plataforma de comércio digital que mais cresce no mundo, e que conta com funcionalidades nativas de marketplace e gerenciamento de pedidos (OMS) – para seu projeto de migração e mudança de todo o ecossistema de ecommerce. O trabalho foi realizado com a expertise da CI&T, multinacional brasileira especialista digital para grandes marcas globais, e da ACCT, empresa de arquitetura e engenharia de software líder de mercado em implementações de VTEX IO.

Com 721 pontos de vendas distribuídos de norte a sul do País, o Carrefour lançou seu novo website com o objetivo de aumentar o desempenho da gestão de pedidos e melhorar a experiência do cliente. Trata-se de um trabalho de aceleração digital e fortalecimento de todo o seu ecossistema, que vem sem feito há algum tempo, e somente no ano passado, já refletiu em um aumento de 22,2% em suas vendas (excluindo gasolina) e um crescimento de 43,1% no lucro líquido, em relação a 2019.

“O projeto foi um grande empreendimento, mas com a ajuda de nossos parceiros da VTEX conseguimos transformar digitalmente a maior rede de supermercados do Brasil, deixando um legado para ajustes futuros e crescimento contínuo”, ressalta Cesar Gon, CEO da CI&T.

Durante cinco meses de projeto, a VTEX também contou com o apoio da Maeztra na gestão do projeto, que envolveu 140 pessoas de 18 empresas, além da Cubos Tecnologia, no desenvolvimento de todo o backoffice omnichannel, uma plataforma de gerenciamento que integra ecommerce, gestão de depósito e retirada de pedidos em loja física, em VTEX IO. Neste período, foram migrados e integrados sete milhões de SKUs (Unidade de Manutenção de Estoque) e 13 milhões de clientes à plataforma de software como serviço (SaaS) da VTEX.

“Os desafios e oportunidades do projeto de migração do Carrefour Brasil precisavam também atender aos altos níveis de complexidade e movimentação que envolveram diversas equipes. A somatória desses esforços trouxe qualidade e agilidade ao projeto que, junto do know-how dos profissionais envolvidos, garantiram um resultado de sucesso”, pontua Edson Gagliardi, CEO Maeztra.

“Desenvolvemos uma plataforma de gerenciamento da funcionalidade do e-commerce que permite a retirada de pedidos em loja física. O sistema gerencia o depósito e coordena o fluxo dos funcionários para emitir notas fiscais, separar pedidos e deixá-los prontos para entrega ao cliente. Realizamos integrações com a VTEX e com os serviços internos do Carrefour”, destaca Guilherme Bernal, CTO da Cubos Tecnologia.

A abordagem Lean Digital da CI&T, aplicada a um projeto paralelo de grande impacto ao de migração, já inclui o fortalecimento da jornada de transformação digital, revelando a vontade das pessoas de se adaptarem à mudança. Com o contexto atual, isso exigiu que as equipes envolvidas acelerassem ainda mais a adoção de novas formas de trabalho, comunicação e de relacionamento com a gigante varejista no país. O trabalho de reforço da operação digital foi feito com base na arquitetura centrada no cliente, de forma ágil e escalonável, já visando o futuro crescimento do comércio eletrônico.

A plataforma VTEX, escolhida pelo do Grupo Carrefour Brasil, viabilizou uma série de benefícios para os clientes e funcionários do varejista, entre eles destacam-se:

Recurso SmartCheckout, que permite que a compra seja efetivada pelo consumidor de forma segura e com apenas um clique;
Serviço omnicanal regionalizado, que permite ao consumidor escolher a opção mais conveniente para pagar e receber produtos: em casa, diretamente da loja ou por meio da retirada em um ponto físico de sua escolha;
Monitoramento visual de cada pedido para auxiliar na identificação de problemas;
Formas novas e melhores de criar promoções.

Desde que a nova plataforma foi implantada, o Carrefour Brasil teve um crescimento de 30% em suas taxas de conversão de pedidos e um aumento de 168% em seu NPS – Net Promoter Score –, índice que mede a disposição dos clientes de recomendar os produtos/serviços da empresa, além de avaliar a satisfação geral e a sua lealdade à marca.

"Somos um parceiro de tecnologia. Por isso, acreditamos que um varejo, que nasceu para vender produtos, não deve se ocupar com infraestrutura e desenvolvimento. A escolha pela VTEX permitiu que o Carrefour realizasse uma migração de grande complexidade em alta velocidade. Com a nossa plataforma, pudemos combinar e integrar sistemas internos e externos de forma ágil, com a flexibilidade necessária para construir as interfaces de experiências unificadas para o consumidor final”, explica Rafa Forte, Presidente da VTEX no Brasil.

Com a reestruturação da operação digital do Carrefour e a implementação das novas funcionalidades da plataforma VTEX, a jornada de compra e a gestão dos processos operacionais do varejista foram otimizados permitindo uma melhor experiência ao consumidor final.

“Temos a ambiciosa meta de sermos o líder na transição alimentar no Brasil. Para isso, precisávamos de uma solução que nos apoiasse e facilitasse, não só a jornada do cliente, mas também nossa estratégia de fortalecimento omnicanal”, afirma Paulo Farroco, CIO do Carrefour.

Sobre a VTEX

A VTEX oferece uma solução de comércio global, totalmente integrada, de ponta a ponta, com funcionalidades nativas de marketplace e OMS. Com isso, ajudamos grandes empresas de varejo, manufatura, atacado, produtos alimentícios, bens de consumo e outros setores a vender mais, operar com mais eficiência, escalar perfeitamente e oferecer uma experiência extraordinária ao consumidor. Nossa arquitetura moderna baseada em APIs e nossas poderosas ferramentas de negócios e desenvolvimento permitem que a VTEX prepare as empresas de nossos clientes para o futuro e os livre de atualizações de software. Marcas importantes, incluindo Whirlpool, Sony, Carrefour, Adidas, Stanley Black & Decker, AB InBev, Nestlé e Coca-Cola Andina, além de mais de 2.500 lojas online ativas em 32 países, confiam na VTEX para acelerar e transformar seu comércio. Para saber mais, visite www.VTEX.com

Sobre a CI&T

A CI&T é especialista digital para as marcas mais valiosas do mundo, gerando impacto de negócios comprovado em todos os projetos que lidera. Ao longo de toda sua trajetória, a multinacional brasileira tem sido eleita para resolver desafios complexos, acumulando expertise para acelerar a transformação de grandes líderes do mercado e fazê-las crescer. Por meio do Lean Digital, a CI&T desbloqueia todo o potencial das pessoas, da tecnologia e dos negócios em si. A companhia soma mais de 3.900 colaboradores e colaboradoras, especialistas e pioneiros.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil

Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (ecommerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 95 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera. A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões.

Sobre a ACCT

A ACCT é uma empresa de desenvolvimento de software, especializada em implementação, operação e evolução de projetos de tecnologia, atualmente conta com mais de 220 funcionários, em 3 países. Nos últimos 5 anos esteve envolvida em algumas das maiores implementações e projetos de ecommerce do mundo, para clientes globais como Unilever, AB InBev, Carrefour e Whirlpool. Hoje a ACCT é líder de mercado em implementações VTEX IO.

Sobre a Maeztra

A Maeztra é uma consultoria que desenvolve, implanta e gerencia soluções em vendas online. Prepara empresas para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais conectado. Para isso, desenvolvem soluções de alta performance, orientadas às necessidades das marcas e seus consumidores.

Sobre a Cubos Tecnologia

A Cubos é uma empresa de inteligência em tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções complexas de inovação tecnológica para diferentes setores, principalmente varejo, edtechs e fintechs. Possui experiência e expertise no desenvolvimento de plataformas de pagamento, discovery de produtos, integrações de alta complexidade e experiência de consumo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto