Logo
Imprimir esta página

Cores e criatividade para montar sua mesa posta junina

Mesa Posta Junina - Moodboard de Rosely Mello Mesa Posta Junina - Moodboard de Rosely Mello

Instrutoras do Senac RJ ensinam como elaborar uma mesa temática e receitas para celebrar os festejos juninos em casa.

​A decoração alegre e colorida, as comidas irresistíveis, as músicas e danças típicas das festas juninas não precisam ser deixadas de lado, mesmo em tempos de distanciamento social. É possível trazer para dentro de casa toda a alegria dos festejos lançando mão de itens de decoração já disponíveis, sempre mantendo o clima alegre e descontraído que a ocasião pede.

A instrutora do novo curso de Decoração para Mesa Posta do Senac RJ, Rosely Mello, explica que o ideal é reaproveitar e dar novas funções aos objetos simples que temos em casa. “Basta ter criatividade e usar um mix de cores, materiais e texturas. O conceito de festa junina se cria com muitas cores, estampas floridas e xadrez. Objetos como peças em palha, peneiras, chapéus, cestos, cachepots e peças de madeira, cerâmica ou barro, dão o toque rústico no estilo da festa e podem ser usados também para compor a mesa com flores e para servir comidinhas de uma forma descontraída.”

Tecidos com padronagem xadrez, com estampas florais ou chita podem servir como toalha de mesa, jogo americano ou passadeiras. A juta também é uma opção de decoração barata. Guardanapos podem ser dobrados em formato de "bandeirinha" ou “balões”. Rosely explica ainda que “outra sugestão é colocar retalhos como forro de travessas ou bandejas. O tecido pode ser substituído por recortes de jornal, de revistas ou até mesmo por um desenho das crianças, sempre coberto com plástico branco transparente, podendo, inclusive, ser cortado no formato de bandeirinhas juninas. "Torinhas" em madeira e tábuas de madeira para frios podem servir como bandeja para dispor doces, bebidas e afins.”

Plantas também conferem um toque de natureza à mesa posta junina. Podem ser cactos, suculentas, girassóis e flores do campo utilizadas em vasos de barro ou em qualquer cachepot rústico (madeira, corda, palha), vidros com pequenos arranjos ou soltos à mesa, sempre usados em alturas diferentes, conferindo movimento e harmonia para a mesa. “Velas e incensos ajudam a criar um clima aconchegante e remetem ao calor das fogueiras”, finaliza Rosely.

Já a instrutora nos cursos do segmento de Confeitaria do Senac RJ, Laís Almeida, destaca as delícias típicas que não podem faltar em uma festa junina: pamonha de milho salgada, milho em espiga, salsichão e pipoca como comidas salgadas e, na parte dos doces, maçã do amor, pé de moleque, bolo de tapioca, bolo de milho e canjica.

Laís explica ainda que a apresentação dos preparos é um ponto que não deve ser esquecido na hora de levar os pratos à mesa. “A apresentação é primordial para um bom prato, seja ele doce ou salgado, pois é ela que faz com que as pessoas tenham o desejo de provar a comida, logo em seguida vem o sabor e aí o conjunto forma a sensação maravilhosa que é degustar uma comida bem feita e bem apresentada. A louça utilizada e a decoração são os diferenciais para criar todo o clima.”

Confira abaixo duas sugestões de receitas para tornar sua mesa posta junina ainda mais atraente: cocada cremosa de forno e caldo verde.

Cocada cremosa de forno
Ingredientes:
90g de coco ralado
200ml de leite de coco
395g de leite Condensado
3 ovos
5g de fermento

Modo de preparo:
Misture o coco ralado com o leite de coco e deixe hidratar por 10 minutos. Adicione o leite condensado, os ovos e por último o fermento e misture. Coloque em ramequins e leve ao forno à 180ºC por 15 minutos ou até dourar.

Caldo verde
Ingredientes
500g de batata inglesa
250g de linguiça calabresa
100g de bacon
150g de cebola
20g de alho
1 molho de Couve
½ colher de sopa de óleo
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Coloque as batatas em uma panela e cubra com água, deixe cozinhar até a batata ficar bem mole. Bata as batatas com o líquido no liquidificador e reserve. Numa panela, coloque o óleo, a linguiça e o bacon cortados em cubos e deixe fritar. Adicione a cebola e o alho e deixe ficar escuro e agarrar um pouco no fundo da panela, adicione um pouco de água para soltar o fundo, faça isso 3 vezes para ficar com bastante sabor. Adicione o caldo de batata e coloque o sal a gosto. Coloque a couve cortada bem fina e deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e sirva ainda quente com um fio de azeite.

Sobre o novo curso Decoração para Mesa Posta do Senac RJ

O curso Decoração para Mesa Posta tem como objetivo apresentar como compor uma mesa decorada, com seus utensílios e ornamentos. A montagem da decoração de mesas para datas festivas e eventos requer conhecimento para uma composição que alie estética e funcionalidade, sem deixar de lado o conforto dos convidados. Ao longo do curso os alunos aprendem técnicas que incluem desde a pesquisa de inspirações e tendências deste nicho de decoração, até a utilização de itens pouco usuais para a composição da mesa posta, com ênfase na criatividade, usabilidade e harmonia. O curso tem opções de turmas em Niterói, com início em 3 de julho e 9 de agosto, em Botafogo, a partir de 14 de agosto, em Teresópolis, começando no dia 7 de agosto, e em Cabo Frio, no dia 5 de outubro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto