Logo
Imprimir esta página

Peças chave na decoração podem trazer mais conexão com a natureza

Peças chave na decoração podem trazer mais conexão com a natureza

Entrada de luz natural, uso de pedras, louças e porcelanatos inspirados em elementos naturais são opções para trazer mais conexão com a natureza e bem-estar para dentro de casa

Em tempos de distanciamento social, nossos lares se tornaram um verdadeiro refúgio. É o local onde trabalhamos, criamos e descansamos. Arquitetos e designers buscam agora ressignificar os projetos para ampliar o bem-estar e o conforto emocional dentro de casa. E nada como o contato e a interação com a natureza para garantir essas sensações.

Quando pensamos em um lugar de paz e relaxamento, dificilmente se imagina um escritório ou um shopping center. O que vem à mente são praias, florestas, água, folhas, areia, terra. Uma das maiores tendências neste sentido é a biofilia, que traz elementos naturais para dentro dos ambientes, como fonte de inspiração. A principal estratégia é incorporar água, plantas/vegetação, luz natural e elementos como madeira e pedra nos projetos.

Nuances da natureza

O uso de formas e silhuetas botânicas em vez de linhas retas é uma característica fundamental na biofilia. É o caso dos revestimentos inspirados na natureza, que podem trazer essas sensações de forma ampla para os mais diversos ambientes.

A coleção da Portinari, Nuances da Natureza, assinada pela arquiteta Juliana Medeiros, é um exemplo dessa integração. As peças da linha Folhas ao Vento trazem folhas destacadas em relevo, integradas com fundo da mesma cor, trazendo leveza e elegância ao mesmo tempo. As cores remetem aos elementos naturais das florestas, com opções de tons em verde, azul e terra, que podem ainda ser combinadas entre si.

Técnicas conectadas com a natureza

Outra tendência para trazer a natureza aos espaços do cotidiano é o uso de elementos baseados em técnicas manuais, como peças artesanais, da cultura caiçara, indígena ou hippie. É o caso da coleção Denim, da Ceusa, que traz a mistura do jeans tingido, a madeira e o carimbo/decalque com folhas. Enfatizando a natureza e as técnicas manuais de tingimento Tie Dye, as peças unem irreverência com a versatilidade da madeira. Originaria dos anos 60, a pintura feita com amarrações pelos hippies da época, resurge como tendência no mundo da moda em 2021.

A Ceusa ainda conta com a coleção Botânica Glam que explora diferentes tipos de folhas, com detalhes em ouro, aliando biofilia com sofisticação.

Aconchego em todos os ambientes

A cuba de sobrepor L.1050, da Deca, traz suavidade na bancada com a cor menta. Com acabamento matte e textura acetinada aumenta a sensação de acolhimento. Em tonalidade mais acentuada, a cuba de apoio assinada pelo arquiteto pernambucano Osvaldo Tenório (L.316.42) representa a vivacidade da natureza, de forma bastante expressiva, com a cor Kale Green.

Detalhes

Os acabamentos terrosos também promovem nossa sinergia com a natureza. Com uma paleta de tonalidades claras e escuras (marfim, caramelo fosco e cacao), as cubas Deca de sobrepor L.1050, assim como modelo texturizado L.1050.LS.22 (textura Diamante – cor marrom fosco) e a cuba de sobrepor retangular L.131.40 (vanilla) transmitem uma ideia de estabilidade e crescimento, em alusão aos diferentes tipos de solo e a manifestações artesanais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto