Logo
Imprimir esta página

Enel Distribuição São Paulo Dá 25 Dicas de Economia de Energia no Começo do Inverno

· O uso consciente do chuveiro elétrico pode resultar em uma economia de até 30% no mês, se utilizado na posição “verão”;

· Para quem está trabalhando em home office, pequenas atitudes, como aproveitar a luz natural e desligar o monitor de computadores após o expediente, também podem ajudar a economizar energia

Com a chegada do inverno e a diminuição das temperaturas, consumidores alteram os seus hábitos para preservar a sensação de conforto na estação mais fria do ano. Banhos se tornam mais demorados, aquecedores e aparelhos de ar-condicionado passam mais tempo ligados para aquecer os ambientes e secadoras de roupa passam a ser usadas com frequência. Apesar do bem-estar que proporcionam, esses equipamentos aumentam o consumo de energia, exigindo que os consumidores fiquem atentos para evitar surpresas desagradáveis no final do mês.

O tema ganha ainda mais importância no cenário da pandemia, no qual as pessoas estão passando mais tempo dentro de suas casas, e da atual crise hídrica que reduziu o nível dos reservatórios, encarecendo o custo da energia para os brasileiros. Neste dia 21 de junho, data em que tem início oficialmente o período de inverno no Brasil, a Enel Distribuição São Paulo compartilha 25 dicas para que os consumidores possam curtir o friozinho do inverno com economia no valor da conta de luz:

Chuveiros Elétricos:

1. A recomendação é ficar o mínimo possível no banho. Os aparelhos mais comuns têm potência de, aproximadamente, 5.500W. Desta forma, o banho de 15 minutos por dia, por pessoa, para uma família de quatro pessoas, equivale ao consumo de energia de mais de 400 lâmpadas LED de 13W ligadas por uma hora, o que corresponde a cerca de R$ 100 na conta.

2. Se utilizarmos o chuveiro elétrico na posição morno ou verão, haverá uma economia de cerca de 30%, ou seja, R$ 30,00. Se possível, programe o banho para as horas mais quentes do dia.

Aquecedores e ar-condicionado:

3. No inverno, podem chegar a corresponder a 1/3 do gasto doméstico com eletricidade, conforme a utilização. Evite deixar o aquecedor ligado por longos períodos e utilize-o apenas quando estiver no ambiente.

4. Em relação aos aparelhos de ar-condicionado, evite usá-lo por períodos longos e opte por modelos inverter, que são mais eficientes e econômicos.

Iluminação:

5. Aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia.

6. Ao pintar paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade.

7. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia e aquecem menos o ambiente.

TVs e Computadores:

8. Não deixe a TV ligada sem que haja alguém assistindo.

9. Programe o timer (desligamento automático) antes de dormir, evitando que a TV fique ligada desnecessariamente.

10. No caso do computador, desligue o aparelho sempre que ficar mais de 2 horas sem utilização.

11. Desligue o monitor a partir de 15 minutos de inatividade.

Stand-by:

12. Desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico.

13. Não deixe os aparelhos em stand-by, porque seguem consumindo energia.

Máquinas de lavar e secar:

14. Utilize a capacidade máxima das máquinas de lavar e secar.

15. Nas máquinas de lavar, fique alerta à quantidade de sabão, evitando repetir a operação de enxágue.

16. Para as máquinas que têm a função de água aquecida, a empresa recomenda não usar esse recurso.

17. Quanto às secadoras, utilize-as apenas quando realmente necessário e com a capacidade máxima.

Geladeiras:

18. Não abra a porta da geladeira desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico.

19. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função.

20. Nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.

21. No inverno, reduza a potência de resfriamento da geladeira, tendo em vista que a temperatura externa já estará mais fria.

Eficiência Energética dos equipamentos

22. Escolha eletrodomésticos de baixo consumo de energia, de preferência com selo A do Procel.

23. Procure por aparelhos com selo do Procel (no caso de nacionais), preferencialmente com alta eficiência energética, ou Energy Star (no caso de importados).

Outras dicas:

24. Sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.

25. Verifique periodicamente as condições da rede elétrica interna para identificar pontos de fuga de energia, que aumenta o valor da conta de luz, ou fios e cabos desencapados que podem trazer risco à segurança dos moradores.

Sobre a Enel Distribuição São Paulo

A Enel Distribuição São Paulo é uma empresa da multinacional de energia Enel. A companhia é a segunda maior distribuidora do país, respondendo por 10,3% de toda energia distribuída no Brasil e atendendo 7,4 milhões de unidades consumidoras em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital paulista, principal centro econômico-financeiro do Brasil. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto