Logo
Imprimir esta página

C-Pack recebe Certificação LIFE por conservação da biodiversidade

O processo foi auditado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná - Tecpar que garantiu a conformidade com os requisitos estabelecidos

A C-Pack Creative Packaging, empresa líder na América Latina em produção de bisnagas plásticas para a indústria de cosméticos, recebeu neste mês de junho a Certificação LIFE, criada pelo Instituto LIFE – Lasting Initiative for Earth, que que reconhece que a conservação da biodiversidade foi incorporada ao sistema de gestão da organização e distingue as organizações que incluem uma agenda voluntária em prol da conservação da biodiversidade.

Reconhecida pela Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da ONU, a Metodologia LIFE vai além do cumprimento legal da legislação ambiental e busca compensar os impactos residuais das organizações ao definir um desempenho mínimo em conservação da biodiversidade, estabelecido de forma proporcional aos impactos ambientais, levando em conta cinco aspectos em seu cálculo: geração de resíduos, emissão de gases de efeito estufa, consumo de água, utilização de energia e ocupação da área.

A ação fundamental para obtenção da certificação foi o Projeto C-Pack Conserva, desenvolvido no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina, que atende à estratégia de restauração e ações de manejo do parque. O foco da ação está em manter a biodiversidade do parque, buscando a conservação do patrimônio natural.

O processo foi auditado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar. A próxima auditoria de acompanhamento deverá ser realizada em até 12 meses da data de emissão do certificado.

Importante destacar que a C-Pack traz em seus valores a constante preocupação com o aspecto social e ambiental, tanto na estrutura, quanto em suas atividades e produtos. Em termos ambientais, a unidade fabril da C-Pack em São José (SC) com 32 mil m² foi projetada para ser a mais sustentável da América Latina na produção de bisnagas plásticas. O consumo total de água tratada incluindo o refeitório é inferior ao de 15 famílias; 33% da água consumida é proveniente de captação pluvial; claraboias reduzem em 50% os pontos de lâmpadas elétricas durante o dia; todo o esgoto é tratado por zona de raízes; menos de 10% dos seus resíduos são destinados para aterro, o que a classifica como Empresa Lixo Zero, pois grande parte dos resíduos do refeitório são destinados para compostagem, de modo que o adubo resultante desta compostagem retorna para uma horta interna e é usado no cultivo de verduras consumidas nas refeições da empresa.

Outra prática de responsabilidade ambiental que traz bons resultados de gestão é a da logística reversa. A C-Pack tem disponibilidade de entregar as bisnagas fabricadas em caixas plásticas retornáveis. Fabricadas com aparas de polipropileno da produção das tampas, a logística reversa das caixas é executada pela C-Log, transportadora pertencente ao grupo. “Anualmente cerca de 2,5 mil árvores são poupadas pelo uso de plástico retornável no lugar do papelão”, atesta André Michel Kehrwald, Diretor de Inovação e Qualidade da C-Pack.

Segundo Kehrwald, a C-Pack reconhece sua responsabilidade frente ao meio ambiente como parte integrante de suas atividades e afirma seus compromissos por meio de sua política ambiental, comprometendo-se a: priorizar o respeito à biodiversidade e o relacionamento harmônico com as comunidades onde opera e desenvolve suas atividades; estabelecer o uso eficiente de recursos por meio da redução de resíduos, da reutilização de materiais e práticas de reciclagem e visar a diminuição de impactos ambientais significativos, buscar a melhoria contínua e a satisfação dos fornecedores e clientes.

Sobre André Michel Kehrwald

É engenheiro de Materiais com Mestrado em Ciência dos Materiais formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e, atualmente, trabalha na C-Pack com atuação principal no desenvolvimento e inovação de produtos desde 2009. Ocupa o cargo de Diretor de Inovação e Qualidade na empresa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto