Logo
Imprimir esta página

A biotecnologia como aliada na sustentabilidade para a indústria de aromas e fragrâncias

A biotecnologia como aliada na sustentabilidade para a indústria de aromas e fragrâncias

Mulher segurando pedaço de comida na boca Descrição gerada automaticamente com confiança média

*por Yasmin Muniz

Antes de consumir um produto, não podemos negar que a sensação que ele traz ao nosso olfato e ao paladar – quando é um alimento, claro – é um ponto importante para uma tomada de decisão entre indicá-lo ou não para alguém. A indústria de aromas e fragrâncias vivencia cada vez mais uma demanda crescente por ingredientes naturais. No entanto, a variação de qualidade, disponibilidade e sustentabilidade das matérias-primas naturais são um desafio constante.

Nesse cenário, a biotecnologia surge como grande aliada do mercado ao oferecer produtos de alta qualidade e que respondam aos desafios atuais dos clientes. Aqui na BASF, o nosso compromisso com a indústria de aromas e fragrâncias se reflete na otimização contínua de processos e abordagem de inovação, que ganharam alguns reforços nos últimos anos.

Em 2019, nós demos um primeiro passo rumo ao avanço na tecnologia de ingredientes aromáticos baseados em biotecnologia. Conhecida como uma fornecedora líder de ingredientes aromáticos sintéticos, a BASF expandiu o portfólio com ingredientes naturais, como vanilina, nootkatone e valencene. O primeiro ponto consistiu em adquirir a Isobionics, que desenvolve e produz uma ampla gama de ingredientes naturais para o mercado, com foco em componentes de óleos cítricos.

Além disso, a BASF celebrou um acordo de cooperação com a Conagen, líder de pesquisa na área de biotecnologia. Com isso, passamos a atender o mercado com vanilina natural, um dos ingredientes aromáticos com maior demanda de mercado. A nossa versão, a Vanilina Natura F, é ideal para todas as aplicações aromáticas, como chocolate, morango e caramelo, enquanto mantém um rótulo de "totalmente natural”.

Em pouco tempo, as parcerias renderam frutos. Em 2020, a divisão de Nutrição e Saúde e a Isobionics® lançaram o primeiro produto em conjunto, o Isobionics® Santalol. Como uma alternativa ao óleo de sândalo, essa fragrância é produzida numa base biotecnológica a partir de matérias-primas renováveis: o material primário para o processo de fermentação é o amido de milho obtido a partir do cultivo na Europa. Neste processo, uma substância é convertida em outra substância com a ajuda de microrganismos como bactérias ou fungos.

O óleo de sândalo original é extraído da madeira e das raízes da árvore de sândalo branco, que não estão prontas para a colheita até que tenham cerca de 30 anos de idade. A existência desse produto é altamente ameaçada pela sobre-exploração. O sândalo está, inclusive, na Lista Vermelha da International Union for Conservation of Nature (IUCN). No entanto, a demanda pelo perfume popular permanece sem controle.

O Isobionics® Santalol é um exemplo muito interessante em como a biotecnologia desponta como aliada da indústria de aromas e fragrâncias quando o assunto é sustentabilidade. Esse produto é altamente disponível e preserva os recursos naturais. Ele oferece alta qualidade consistente e não depende de condições meteorológicas e de colheita. Como alternativa ao óleo de sândalo, o ingrediente é particularmente adequado para utilização em perfumes e produtos exclusivos de cuidados pessoais.

E como não podemos parar, em fevereiro deste ano, inauguramos uma planta de destilação para a Isobionics® na Holanda. Com a nova fábrica, conectamos o poder de inovação e as capacidades de ampliação da Isobionics® e da BASF para um propósito maior: atender melhor as necessidades de nossos clientes.

E não vamos parar por aqui! Com a combinação de nossa força científica e experiência regulatória, continuaremos com nossos esforços para agregar valor ao mercado. Para isso, a biotecnologia aparece como um fator importante na otimização contínua de nossos processos e abordagem de inovação rumo a um mercado cada vez mais sustentável.

* Yasmin Muniz, responsável pelo negócio de Aromas da BASF América do Sul


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto