Logo
Imprimir esta página

Automatização da purga de gases não condensáveis em frigorífico reduz em 7% consumo de energia elétrica

A Somave Agroindustrial investiu na ampliação de sua unidade localizada em Cidade Gaúcha, no Paraná, para praticamente duplicar a capacidade de abate de frangos. Para tanto, recorreu a Insulfrio Refrigeração, que ficou responsável pelo projeto e pela coordenação desta ampliação.

No desenvolvimento do projeto de ampliação, a Insulfrio detectou que algumas das deficiências de refrigeração apresentadas e o alto consumo energético também eram decorrentes da presença de gases não condensáveis e, possivelmente, de umidade na amônia.

Com a implantação de um novo túnel contínuo, com evaporação a -35°C, ficou evidente que o dano pela presença de gases não condensáveis seria ainda maior. Para sanar essa questão, a Insulfrio buscou a Danfoss, que apresentou proposta técnica para automatizar a purga de gases não condensáveis com a solução Purgador de Ar IPS 8.

“As características inovadoras e, ao mesmo tempo, simples, confiáveis e robustas do IPS 8 chamaram a atenção da Insulfrio, que imediatamente passou a considerar nossa proposta como uma opção mais vantajosa”, frisa Audieri Bittencourt, Gerente Técnico de Vendas da Tesla Produtos Industriais e responsável pelo atendimento da Insulfrio em Santa Catarina.

Além de um purgador de ar IPS8, a Danfoss forneceu oito blocos de válvulas ICF 15-4 com solenoide para conexão aos pontos de purga, três válvulas de bloqueio SVA diversas, 10 válvulas para dreno em diversos pontos tipo SNV-ST e uma válvula de boia de alta pressão SV3. “Vale salientar que havia um sistema de purga, porém, totalmente manual, o que causava grande volume de descarga de refrigerante na atmosfera, além de ter pouca eficácia na manutenção de baixos níveis de não condensáveis na instalação”, explica Edna Tavares, gerente de vendas de refrigeração industrial da Danfoss.

Ela destaca que a alta pressão de descarga dos compressores e a ineficiência do sistema de purga existente reduziam a produção na planta, já que em muitas ocasiões os compressores desligavam por alta pressão de descarga. Além disso, ao fazer a purga manualmente e sem controle da demanda, a amônia era liberada em excesso no meio ambiente, o que implicava em riscos de acidentes além do custo para reposição do refrigerante descartado desnecessariamente.

“O purgador IPS8 de não condensáveis da Danfoss tem muitas características que o diferencia dos demais. A solução é plug and play, conta com um sistema inteligente de controle dos pontos a serem purgados e simplifica tanto a instalação mecânica e elétrica quanto o startup, o comissionamento e o operacional”, ressaltam os sócios da Insulfrio Ronaldo Martins e Fernando Cardoso, que definiram como melhor solução o modelo da Danfoss IPS8 para instalação na Somave.

Projetado para remover gases não condensáveis de sistemas de refrigeração industrial com amônia, o Purgador de Ar IPS8 opera automaticamente em ciclos de 24 horas, verificando a presença de gases não condensáveis e removendo-os quando presentes. “O sistema de purga de ar da Danfoss é prático e inteligente, operando de modo automatizado e otimizado. Estamos muito satisfeitos com o resultado”, diz Ettory Borges, engenheiro mecânico da Somave.

O consumo de energia da unidade de purga é reduzido quando comparado a outras unidades existentes no mercado devido à operação apenas sob demanda. Além disso, o IPS8 realiza um autodiagnóstico de operação da unidade e do sistema para interrupção e desligamento, caso identifique algum problema de funcionamento.

“Por se tratar de um sistema de refrigeração independente da instalação frigorífica em que está inserido, a performance é muito maior em relação à amônia residual que eventualmente é descarregada para a atmosfera na ocasião da purga dos não condensáveis. Nenhum resquício de NH3 é percebido no ponto de descarga”, acrescenta Wesley Luppo, especialista em refrigeração industrial da Danfoss.

O trabalho a seis mãos (Insulfrio, Tesla e Danfoss) contou ainda com acompanhamento in loco do plano para instalação do purgador, dos pontos de purga e do startup, além do treinamento do pessoal da planta que está envolvido na operação do equipamento.

Já no momento do startup os primeiros resultados começam a aparecer: praticamente não se notava qualquer odor de amônia na purga; e, logo ao iniciar o funcionamento de purga, percebeu-se realmente que havia uma taxa muito elevada de gases não condensáveis no sistema de refrigeração do cliente. “Durante muito tempo as válvulas nos pontos de purga permaneciam energizadas e abertas, retirando os gases não condensáveis. Isso reverteu no ganho expressivo de eficiência para o sistema de refrigeração do frigorífico”, complementa Marcio Santos, consultor da Tesla responsável pelo atendimento da Somave no Paraná.

O projeto entrou em funcionamento em novembro de 2020 e a automatização do processo de purga de ar promoveu inúmeros benefícios: redução da quantidade de amônia liberada no ambiente; melhora na confiabilidade do sistema; menor custo com manutenção dos equipamentos devido a operação com pressão de descarga mais baixa, garantindo produção otimizada; maior segurança da instalação e redução de 7% no consumo de energia elétrica no sistema de refrigeração.

Sobre a Danfoss

A Danfoss desenvolve tecnologias avançadas que nos permitem construir um amanhã melhor, mais inteligente e mais eficiente. Nas cidades em crescimento, asseguramos o fornecimento de alimentos frescos e o melhor conforto em nossas casas e escritórios, atendendo à necessidade de infraestrutura eficiente em energia, sistemas conectados e energia renovável integrada. Nossas soluções são usadas em áreas como refrigeração, ar condicionado, aquecimento, controle de motores e máquinas móbil. Nossa engenharia inovadora remonta a 1933 e hoje a Danfoss ocupa posições líderes no mercado, empregando mais de 28 mil e atendendo clientes em mais de 100 países. Somos uma empresa privada controlada pela família fundadora. Leia mais sobre nós em www.danfoss.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto