Logo
Imprimir esta página

Childhood Brasil e BID Invest lançam 10 passos para o setor privado prevenir a exploração sexual

Metodologia está pautada na atuação da instituição no Programa Grandes Empreendimentos, realizada no Brasil para proteger crianças e adolescentes

A Childhood Brasil, instituição fundada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia, em parceria com o BID Invest, membro do Banco Interamericano de Desenvolvimento, lançam uma publicação com o objetivo de disseminar a metodologia de prevenção de riscos de exploração sexual de crianças e adolescentes em grandes empreendimentos.

O Guia “Prevenindo a Exploração Sexual: um Guia Prático para o Setor Privado” busca destacar aspectos de gestão e prevenção para redução de riscos referentes aos impactos sociais negativos associados à projetos de desenvolvimento e contribuir para a promoção da proteção de direitos de crianças e adolescentes e outros grupos vulneráveis. O enfrentamento da exploração sexual está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

Apesar de grandes projetos de desenvolvimento e infraestrutura, como portos, estradas, hidrelétricas, entre outros, terem o potencial de contribuir para o bem-estar econômico e social local e do país, criando fontes de empregos e geração de renda, por exemplo, as evidências demonstram que a falta de planejamento traz riscos para as comunidades onde serão inseridos. A ausência de uma rede de proteção estruturada e organizada agrava ainda mais esse cenário.

A exploração sexual de crianças e adolescentes encontra na mobilização de canteiros de obras e construção o período de maior vulnerabilidade em virtude da mobilização de grande número de trabalhadores para determinada localidade. Sem orientação do contratante, ausência de atividades de lazer e longe dos seus vínculos familiares, entre outros aspectos, esse volume de trabalhadores tem impactos perigosos.

“Os fatores de risco variam de acordo com as características do negócio e do território e tem o potencial de contribuir para o aumento da exploração sexual de crianças e adolescentes e outras violações de direitos humanos”, explica Eva Dengler, Gerente de Programas e Relações Empresariais da Childhood Brasil.

“Os riscos podem ser agrupados em quatro áreas principais: empreendimento, trabalhador, território e comunidade. É fundamental que o compromisso com a prevenção da exploração sexual parta da alta liderança da empresa e esteja integrado nas políticas de direitos humanos e sustentabilidade da companhia”, conclui.

A metodologia para a prevenção e mitigação de riscos de exploração sexual e proteção de crianças e adolescentes desenvolvida e aplicada pela Childhood Brasil, há mais de 14 anos, consiste em um conjunto de ações a serem adotadas, implementadas e monitoradas dentro e fora da empresa.

Os 10 passos detalhados no documento (clique no link para ler o Guia completo https://pgebidinvest.s3.amazonaws.com/prevenindo_explorac%CC%A7a%CC%83o_sexual_port.pdf) são: definir posicionamento; preparar a empresa; formar comitê gestor; estudo e avaliação de riscos; ações internas; ações externas; ações de comunicação; monitoramento e avaliação; revisão; e fase de operação.

As orientações do “Passo-a-Passo” são baseadas na experiência e metodologia da Childhood Brasil para prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes. A instituição e o BID Invest destacam que o enfrentamento à exploração sexual é corresponsabilidade de diversos setores da sociedade, e que as empresas precisam ter um papel decisivo na prevenção e mitigação dos riscos.

Promover a igualdade de gênero e a valorização da diversidade são objetivos do Grupo BID. No BID Invest as operações do setor privado financiados pela instituição passam por uma análise de risco ESG completa, incluindo fatores que possam impactar de forma diferenciada mulheres, meninas e grupos vulneráveis.

“Além de mitigar impactos negativos, buscamos também potencializar as oportunidades de inclusão financeira e empoderamento. Não temos dúvidas de que a atuação socialmente responsável gera valor para as empresas e permite que se alcance um desenvolvimento de impacto”, diz Gabriel Azevedo, chefe da Divisão Ambiental, Social e de Governança Corporativa do BID Invest.

Atuando em parceria com o setor privado desde 2005, oferecendo assessoria e estimulando os setores produtivos a não permitirem que nenhuma violência sexual contra crianças e adolescentes aconteça como um impacto de seus negócios ou de suas cadeias de valor, a Childhood Brasil apresenta no Guia estudos de casos com grandes empresas que atuam no Brasil e utilizaram a metodologia em seus projetos.

Alguns exemplos de empresas que adotaram as medidas de gestão indicadas pela Childhood Brasil em seus projetos para mitigar impactos são: Alcoa, CC Infra, Klabin, Suzano, Portocel e LD Celulose. Além de orientações para grandes empreendimentos, o documento também contempla recomendações para os setores de Agronegócios e Turismo e a inclusão de outros grupos vulneráveis e o contexto da América Latina e do Caribe (ALC).

Sobre a Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, instituição internacional criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia. O seu foco de atuação é a proteção da infância e adolescência contra o abuso e a exploração sexual. A organização se tornou referência no país pois já desenvolveu e apoiou projetos que vêm transformando a realidade da infância brasileira vulnerável à violência, dando visibilidade e dimensão ao problema, implantando soluções efetivas adotadas por setores empresariais, serviços públicos e educando a sociedade em geral. Para mais informações, acesse o site: www.childhood.org.br.

Sobre BID Invest

BID Invest, membro do Grupo BID, é um banco multilateral de desenvolvimento comprometido a promover, por meio do setor privado, o desenvolvimento económico de seus países membros na América Latina e Caribe. BID Invest financia empresas e projetos sustentáveis para que alcancem resultados financeiros e maximizem o desenvolvimento económico, social e ambiental. Com uma carteira de US$13.100 milhões em ativos administrados e 385 clientes em 25 países, BID Invest provê soluções financeiras inovadoras e serviços de assessoria que respondam às necessidades de seus clientes em diversos setores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto