Logo
Imprimir esta página

15 sentimentos que todo apaixonado sente

Divulgação Divulgação

Beijar na boca e ficar de chamego. Tem coisa melhor? Mas um namoro ou casamento vai além disso. Toda relação envolve uma complexidade de sentimentos, muitas vezes difíceis de entender e até de traduzir em palavras.

Além de presentear e curtir quem ama, convidamos você neste Dia dos Namorados a refletir sobre esse turbilhão de emoções que se traduz na palavra amor. E quem vai ajudar a esclarecer e nominar tudo isso é a psicóloga, psicanalista e psicoterapeuta Beatriz Breves.

A partir do livro “Falando de sentimentos com Beatriz Breves”, selecionamos 15 sentimentos que todo apaixonado sente. E, claro, existem muitos outros. A autora estimula que os casais sempre verbalizem as emoções, o que ajuda cada um a se conhecer melhor e também a tornar a relação a dois mais franca e saudável.

Alegria

Pode assumir diversos tons e até semitons, com diferentes qualidades de vibrações. Há a alegria de viver, que é duradoura, e a transitória, por exemplo ao ganhar um presente.

Amizade

Dificilmente chega de repente. É, em si mesma, resultado de magia, provocada pela fusão das porções de amor, aceitação e respeito às diferenças. E mesmo depois da partida não sai de dentro da gente.

Amor

Nunca está sozinho, sempre vem acompanhado de outros sentimentos. Acompanhado da alegria, reluz esperança; do carinho, exala aconchego; da segurança, inspira confiança; da liberdade, raia paz.

Apego

O carcereiro dos sentimentos, que aprisiona a pessoa a si mesma ou a seus interesses. Tem sua origem na falta, na busca de um alívio ao sofrimento em consequência de uma ausência.

Carinho

Doce como mel e singelo como as rosas, seu sabor aquece o ser, e suas cores embelezam a vida. Às vezes reflete no olhar, em outras em um leve toque. Um afago que acolhe e aconchega.

Desejo

Aquele que diverte. Contos de fadas que habitam o nosso mundo interno. Só é preciso cuidado para não transformar leves e gostosos desejos em sentimentos pesados e destrutivos.

Encanto

O mago dos sentimentos. Ao tocar os recantos da alma, realiza o mistério de uma magia. E desdobrando em versos o Ser, o recita em um poema, que se torna fonte de esperança. Mas a decepção pode quebrar o encanto.

Mágoa

É aquele que descolore: o que era brilhante, torna-se opaco; o que era afeição, transforma-se em descrença. Provoca um hematoma na alma que, algumas vezes, custa a passar, em outras não passa.

Paixão

Pode ser tão apavorante quanto maravilhosa; tão demorada quanto fugaz; tão calorosa quanto fria; tão amorosa quando assassina. E pode ser tudo isso junto e ao mesmo tempo.

Perdão

Tão difícil de se alcançar... e, às vezes, de se dar. Ao agregar o sentimento de empatia, é o que nos torna capazes de perdoar. Ao agregar o sentimento de humildade, permite aprender com os próprios erros.

Preocupação

Ao mesmo tempo que gera tensão, pode significar o alerta para a busca de novos caminhos. O mal-estar pode ser também o início de soluções, de encontrar tranquilidade, paz e boas noites de sono.

Respeito

Ele se estrutura na educação, levando a pessoa ao exercício dos direitos e deveres, também ressignificando a manutenção da dignidade nas relações.

Saudade

Existe a saudade do que nos faz bem ou mal, a que nos conduz à alegria ou à tristeza, a que nos move ao arrependimento ou à compaixão.

Ternura

Acolhe e suaviza as dores de uma alma. Tanto para quem a sente quando para quem a recebe, a ternura traz em si a leveza da vida. Um sentimento que abraça, emanando compreensão e amor.

Vaidade

Funciona como um camaleão: muda sua cor, de acordo com o contexto. Se muito grande, vibra na arrogância. Se muito pequeno, no desleixo. Se na medida equilibrada, na satisfação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto