Logo
Imprimir esta página

Você realmente conhece Santo Antônio?

Padre Reginaldo Manzotti explica a devoção de um dos Santos mais famosos do mundo

Dia 13 de junho celebramos um dos santos mais famosos do mundo, Santo Antônio. Natural de Lisboa (PT), ficou conhecido também como Santo Antônio de Pádua, pois faleceu na cidade italiana em 13 de junho de 1231.

Segundo o Padre Manzotti, ele foi batizado com um nome diferente do que conhecemos. “Na verdade, Antônio não era o nome que ganhou em seu nascimento e sim Fernando. Optou em mudar seu nome quando ingressou na Ordem Franciscana, em 1220”.

Grande pregador

Extremamente inteligente, Santo Antônio tornou-se responsável pela formação teológica dos irmãos do Mosteiro após conhecer São Francisco, em um encontro chamado “Capítulo das Esteiras”.

Durante o capítulo geral da ordem dos franciscanos, ele foi enviado a Roma para tratar de assuntos diretamente com o Papa Gregório IX. O Pontífice, impressionado com sua sabedoria, o chamou de “Arca do Testamento”. São Francisco de Assis o nomeou como o primeiro leitor de Teologia da Ordem.

Santo Antônio foi proclamando, em 1946, “Doutor da Igreja Universal”, com o título de Doctor Evangelicus, pelo Papa Pio XII. Tal proclamação é destinada aos cristãos que se dedicam com maestria aos estudos teológicos e doutrinais da fé católica.

O significado do pão de Santo Antônio

Uma simbologia importante é que no dia 13 de junho para celebrar o padroeiro, muitas Igrejas distribuem o “pão de Santo Antônio”. A ação se dá devido ao histórico de caridade aos pobres do Santo. Em uma história popular, diz-se que um pobre bateu na porta do convento pedindo comida e Santo Antônio prontamente pegou o pão que seria a refeição dos frades e entregou a ele. Somente depois preocupou-se no que iria falar ao seu superior e quando foi a dispensa, milagrosamente, estava cheia de pães novamente.

O bolo

O bolo de Santo Antônio é uma tradição popular devido sua fama de “casamenteiro”. Não tem comprovação histórica da sua relação com o Santo. Porém, é extremamente popular, principalmente no Brasil. Em bolos enormes, espalha-se pequenas imagens do Santo pelo bolo e reza a lenda que quem encontrar ao comer o bolo, irá se casar.

Morte do santo

Em 1231, aos 36 anos, Antônio foi acometido de uma doença. Ele respirou, murmurando: "Eu vejo o meu Senhor". Era sexta-feira, 13 de junho. O Santo foi sepultado em Pádua, na pequena Igreja de Santa Maria Mater Domini, o refúgio espiritual do Santo nos períodos de intensa atividade apostólica.

Simbologia da imagem

Você sabia que existem mais de 450 tipos de imagens de Santo Antônio? Seja com o menino nos braços, conversando com os peixes ou mostrando sua ligação com a Palavra Divina, etc.

A imagem de Santo Antônio com o livro na mão significa que o santo sabe das coisas e acerta sempre quando nos sugere um caminho de vida.

Com o Menino Jesus no colo aumenta a confiança, já que o santo tem intimidade com Deus, e não o Deus juiz de vivos e mortos, mas o Deus ternura e carinho, tão bem simbolizado em uma criança de colo.

Já os lírios que o Santo segura, são símbolos de um coração sem pecado, que todos queremos.

O cordão de Santo Antônio tem três nós, que simbolizam os três votos dos franciscanos: pobreza, castidade e obediência. Mas, muitos acreditam que simboliza as virtudes dos cristãos: fé, esperança e caridade.

Simpatias

É verdade que as simpatias para Santo Antônio são muito populares, mas Padre Reginaldo Manzotti alerta: “Não castigue Santo Antônio, não o congele ou pendure de ponta cabeça. Entendo que é uma manifestação popular, porém não precisamos castigar o Santo para ele te atender. Reze, faça o seu pedido diretamente a ele e tenho certeza que ele irá interceder por você. ”

Sobre o Padre Reginaldo Manzotti

Sacerdote, escritor, músico, compositor, cantor e apresentador de rádio e TV, o padre Reginaldo Manzotti ao completar 25 anos de sacerdócio, decidiu se reinventar e inovar mais uma vez em prol da evangelização.

Antenado com as mídias digitais, o sacerdote tem 7.3 milhões de seguidores no Facebook, 3.6 milhões de seguidores no Instagram, 2.4 milhões de pessoas inscritas em seu canal do YouTube, 692 mil seguidores no Twitter e 221 mil em seu canal Vevo. Seu portal, www.padrereginaldomanzotti.org.br, recebe mais de 1 milhão de acessos mês.

Sacerdote que evangeliza pelos meios de comunicação, o padre apresenta programas de rádio e televisão que são retransmitidos e exibidos em mais de 1680 emissoras do país, além de outros países como: Inglaterra, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Angola, Paraguai, Bolívia e Uruguai.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto