Logo
Imprimir esta página

Catadores de material reciclável são personagens de campanha em pontos de ônibus da capital

Na Semana do Meio Ambiente, Nestlé e Cataki homenageiam catadoras e catadores de materiais recicláveis em campanha pelas ruas de São Paulo

São Paulo iniciou o mês de junho com uma homenagem às catadoras e aos catadores de materiais recicláveis, responsáveis pela coleta de 90% dos materiais recicláveis na cidade. Uma ação da Nestlé em parceria com o app Cataki destaca a importância das pessoas que coletam materiais recicláveis pelas ruas. Com uma comunicação OOH (Out of home), 150 pontos de ônibus da capital paulista receberam peças com as imagens dos profissionais que muitas vezes não são percebidos ou valorizados pela sociedade, mas que estão ali na região fazendo sua parte por uma cidade mais sustentável.

A ação acontece em 13 regiões da capital e destaca oito catadores que trabalham nos arredores de onde o material está instalado. Apresentando o trabalhador para os moradores, a campanha tem como objetivo tirar da invisibilidade e tornar a relação com os catadores mais real. "Nosso objetivo é reconhecer e dar rosto a esses personagens que são tão importantes, mas ainda pouco valorizados. A parceria entre a Nestlé e o Cataki tem gerado excelente resultados, e nos proporciona a ter esse olhar cada vez mais humanizado. Os personagens selecionados para a campanha são inspiradores e cada um vai estar em um ponto da cidade onde já atua", comenta Barbara Sapunar, Diretora de CSV (Criação de Valor Compartilhado) da Nestlé Brasil.

Entre os homenageados estão Francieli Silva, que viu a única fonte de renda aumentar durante a pandemia por conta do uso do app; Caio Cesar Quirino, catador que recolhe materiais ao lado da esposa Jeni; Carlos Antônio dos Reis, que atua como catador há 40 anos e viu no aplicativo a vida mudar; Fabiana Silva, que utiliza a ferramenta desde que foi lançada.

A campanha pode ser encontrada nas principais regiões da capital durante sete dias, em comemoração à Semana do Meio Ambiente - celebrada em 2021 entre os dias 05 e 09 de junho. Todas as peças da campanha possuem um QR Code para doação que é direcionado automaticamente para o Cataki, responsável por fazer toda a divisão entre as catadoras e catadores. Chamado de REcomPix, a campanha de doação, também conta com QR Codes estampados nas carroças que circulam pela capital. Todo valor arrecadado pelo Cataki será investido em campanhas de apoio aos profissionais.

A Nestlé está doando também 200 kits completos para os catadores, com camisetas, equipamentos de proteção EPI, luvas, máscaras e calçados, além de balanças, faixas refletoras e cordas, tudo para auxiliar na coleta e deixar o dia a dia menos pesado. "Sabemos da importância de olhar e ajudar esses profissionais que muitas vezes passam o dia caminhando pelas ruas e não são reconhecidos. Nosso papel é reforçar o quão fundamental o trabalho deles é para a sociedade e ajudar nessa caminhada", finaliza Sapunar.

Catadores e a importância para o meio ambiente

Carlos Antônio dos Reis, mais conhecido como Carlão, recolhe materiais há mais de 40 anos. Hoje, aos 53, ele revela que o Cataki mudou a forma como enxerga o mundo "O aplicativo me fez ter uma conexão maior com as pessoas. Costumamos dizer que o Cataki é como uma britadeira, quebra as paredes entre o catador e o gerador. Mudou a minha vida", comenta.

Para Fabiana Silva, que está no aplicativo desde o início, o volume de chamadas aumentou muito ao longo dos anos, mas com a pandemia a busca diminuiu, ainda assim, Fabiana entende a importância de seguir no trabalho "Estamos fazendo a nossa parte. Todos ganham com o trabalho do catador, nós conseguimos dinheiro, e a natureza agradece, estamos ajudando o meio ambiente".

Acompanhado da esposa Jeni e do Spike (um dos cachorros que possuem) durante as coletas de materiais, Caio Cesar Quirino, que está no aplicativo há cinco anos, também destaca a importância desses profissionais para o meio ambiente "Ser catador significa muito pra mim, ajudo no meio ambiente e no saneamento básico de onde eu moro. Eu sei o que significa perder móveis e bens em uma enchente. Antes, quando a gente ia limpar o esgoto depois de uma chuva forte, a gente percebia que muitos dos materiais eram o que a gente mesmo jogava no lixo. Hoje, como catador, entendo a importância de recolher esse material. São resíduos que podem ser revertidos financeiramente para nós mesmos".

Francieli Silva, a Fran como é conhecida, se encontrou como catadora após passar quatro anos sem conseguir oportunidades para se reintegrar na sociedade - esteve por oito anos morando nas ruas por conta do uso de drogas. Atua com o Cataki há dois anos e tem 100% da renda vinda pelo uso da coleta de materiais recicláveis. "O aplicativo chegou na minha vida em um momento muito importante, estou há seis anos recuperada, mas não tive oportunidades. Resolvi comprar uma carroça e hoje consigo pagar todas as minhas contas por causa do app". A relação da Fran com o lixo e o meio ambiente mudaram nesses anos, "hoje, a minha relação com o lixo é de carinho. Eu tenho todo o cuidado com os materiais, é o futuro da minha família. Se as pessoas não tomarem consciência que a reciclagem pode salvar o planeta, isso tudo vai estar perdido. Mas eu tenho esperanças", finaliza.

Parceria Nestlé e Cataki

O Cataki é um aplicativo que faz a conexão direta entre o gerador de resíduos e o catador de materiais recicláveis. Lançado em 2017, é uma iniciativa do movimento Pimp My Carroça e que conta com o apoio da Nestlé desde 2019 para expandir a atuação, aumentar a renda dos catadores e os índices de reciclagem no Brasil. Em 2019, eram 355 municípios atingidos. Em 2020, o número saltou para 1088. E, recentemente anunciou a expansão para mais 1300 cidades no país, assumindo como meta chegar a um total de novos 1.500 municípios até o fim de 2021. O app conta com 299 mil downloads, com uma média de 754 chamados mensais.

Sobre a Nestlé

A Nestlé completa 100 anos no Brasil em 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.

Sobre o Cataki

Lançado em julho de 2017 pela ong Pimp My Carroça, o Cataki é o aplicativo que faz a conexão direta entre o gerador de resíduos e o catador de materiais recicláveis. Ao baixar o app, o usuário visualiza o catador mais próximo da sua localização e o chama para que ele venha coletar seus recicláveis. O objetivo do Cataki é aumentar dois fatores simultaneamente: a renda dos catadores e os índices de reciclagem do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto