Logo
Imprimir esta página

9 programas de rádio online para ampliar seus horizontes musicais e culturais

Photo by Ben Koorengevel on Unsplash Photo by Ben Koorengevel on Unsplash

Da nova música brasileira aos sons do mundo, diversidade sonora é a tônica das programações

Se há alguns anos a única forma de ouvir rádio era recorrendo às tradicionais emissoras AM e FM, hoje este formato se expandiu com a internet. As rádios web ou rádios online são vistas como a evolução - e, por que não, a revolução - do rádio, e iniciaram sua expansão a partir do final da década de 90.

Entre os principais atrativos das web radios, estão a globalização da audiência, a democratização do acesso, a pluralidade de conteúdos e a valorização das culturas locais ao redor do mundo, entre outros fatores. Rádio tradicional e rádio online passam a coexistir, sendo que o segundo formato está em expansão constante e acelerada.

Você já tem o hábito de ouvir alguma rádio pela internet? Reunimos abaixo dicas de programas voltados à música e à cultura para você conhecer e se aprofundar no universo online das rádios. Confira!

1) Vozes do Brasil

A Rádio Vozes, criada pela jornalista Patrícia Palumbo, permanece online 24 horas. “É a rádio que você sempre quis ouvir e que eu sempre quis fazer”, explica a criadora da rádio. O Vozes do Brasil é um programa que Patrícia comanda há mais de duas décadas, dando voz a artistas da MPB que oferecem aos ouvintes ricos relatos sobre sua vida e sua obra. O programa está no ar em 11 emissoras pelo país além da Rádio Vozes.

2) Heavy Pero No Mucho

O "Late" show da 89 FM A Rádio Rock, que pode ser acessado pelo site da rádio. Nas madrugadas da Rádio Rock, o apresentador Thiago Deejay realiza entrevistas e também conta as últimas "Newstícias" sobre filmes, saúde, turismo e música. A programação musical passa por gêneros e estilos como o hardcore, punk, ska, sons dos anos 90, lançamentos, entre outros.

3) Rádio Feminine Hi-Fi

Um passeio pelos ritmos jamaicanos - ska, reggae, rocksteady, dancehall, dub - e seus desdobramentos pelo mundo, inclusive no Brasil, como o samba-reggae. Essa é a tônica do programa Rádio Feminine Hi-Fi, comandado pelo coletivo paulistano homônimo. O programa é transmitido pela Dublab Brasil, braço da Dublab EUA, rádio online que nasceu em Los Angeles em 1999 e está presente também na Alemanha, Espanha e no Japão.

4) Hora do Sabbat

Apresentado pela jornalista e produtora Sarah Mascarenhas, o programa Hora do Sabbat vai ao ar pela Rádio Brasil Atual FM. A Hora do Sabbat é um espaço de expressão, visibilidade e pluralidade de vozes da mulher arteira e fazedora, uma revista radiofônica feminista, com programação voltada às expressões femininas em todos os gêneros musicais.

5) Troca-Fitas

Híbrido de programa de rádio e podcast, o Troca-Fitas é comandado pelos irmãos João Pedro Ramos e Zé Victor Ramos, que trocam figurinhas musicais desenterradas de suas incessantes buscas por sons diferentes. No formato web radio, é transmitido pela Mutante Rádio.

6) Cafuné

O programa Cafuné é transmitido pela Rádio Beach Park e apresentado pelo jornalista, radialista, produtor musical/cultural e pesquisador musical Guga de Castro. O programa apresenta músicas e artistas de todos os lugares, épocas e/ou gêneros musicais, como o samba, afrobeat, high-life, cumbia, forró, tecnobrega e manguebeat.

7) Outra Frequência

Transmitido pela Rádio Graviola, o programa de rádio Outra Frequência conta a história viva e contínua da canção nacional entre clássicos e novos, independentes e mainstreams. A produção e apresentação é de Caio Bars e Júlia Novaes.

8) Sons do Brasil

O Sons Do Brasil, apresentado por Serginho Ságitta, vai ao ar pela Rádio USP, mas também tem transmissão online pela rádio web Alma Londrina. O programa apresenta a música independente, resultante de composições e interpretações de talentos ignorados pela grande mídia e estranhas à maioria do público que aprecia MPB e todas as suas vertentes e influências. Espaço para novos talentos e um bate-papo que aborda os assuntos relacionados com a cena independente brasileira.

9) radia_lista

O programa radia_lista é transmitido pelo coletivo Radialivres, criado em meio ao isolamento físico e aos desafios de um contexto pandêmico, e formado por radialistas, jornalistas, comunicadores, podcasters que atuam em prol da cultura e música brasileira, preocupados e atuantes nas questões sociais e políticas, além de potencializar a visibilidade das mulheres, das populações negras e LGBTQI+ como forma de contribuir para uma sociedade diversa e democrática.

Sobre a Feminine Hi-Fi

O trabalho da Feminine Hi-Fi, plataforma criativa fundada em 2016, foca na valorização do papel da mulher na música. As apresentações do projeto contam com discotecagem e intervenções de cantoras, singjays e MCs. Com duas passagens pela Europa, a Feminine figurou entre os finalistas do Prêmio Melhores do Ano Guia da Folha 2019 como "Festa do Ano", e foi semifinalista do Prêmio Profissionais da Música 2021. Atualmente, o coletivo comanda o programa quinzenal Rádio Feminine Hi-Fi na Dublab Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto