Logo
Imprimir esta página

Benefícios da Espiritualidade em Momentos Delicados da Saúde

Benefícios da Espiritualidade em Momentos Delicados da Saúde

Práticas espirituais - e não necessariamente religiosas - que trazem bem-estar, como meditação, passes, oração, perdão, atos de gratidão e fé, podem, em alguns casos, ser aliadas para cuidar da saúde tanto física como mental.

As constantes pressões sociais, os pesados compromissos profissionais e financeiros, bem como os problemas pessoais, andam cobrando um preço muito caro à saúde das pessoas. Não é surpresa, infelizmente, que atualmente são registrados números tão preocupantes sobre o estado emocional e mental das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) em onze países foi comprovado que o Brasil lidera os casos de ansiedade (63%) e depressão (59%) durante a pandemia do coronavírus.

E com o esgotamento mental e emocional das pessoas, a quem (ou a que) recorrer para superar os desafios diários da vida? A resposta para isso, além do tratamento clínico, pode estar mais perto do que pensamos: o exercício da espiritualidade. “Quando aderimos à espiritualidade em momentos delicados e difíceis de nossas vidas, podemos perceber que através de nossos pensamentos positivos e principalmente de nossa fé, colheremos resultados benéficos, como exemplo a limpeza espiritual que faz com que tenhamos um andamento positivo em nossa saúde física” – destaca Juliana Viveiros, espiritualista e porta-voz da plataforma iQuilibrio.

De acordo com a especialista, a espiritualidade é uma das essências que norteiam a vida do ser humano. “Acreditar em algo superior e fortalecer a fé faz com que a sanidade e a esperança impulsionem as conquistas na vida.”- pontua. Segundo o Censo, em uma de suas análises da sociedade brasileira, é possível extrair o número de 99,7% dos brasileiros que dizem acreditar em Deus e a grande maioria com 87% seguem a religião cristã. Por este motivo, a ciência começou a se interessar em abordar as interações entre espiritualidade x saúde e o que isso acarreta na qualidade de vida do homem.

Aqui no Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o Instituto de Psiquiatria (IPq) da USP, por meio do Programa de Saúde, Espiritualidade e Religiosidade (Proser), e a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com o Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde (Nupes), têm investigado o quanto a espiritualidade (não necessariamente a religiosidade) do paciente auxilia na cura de doenças físicas e psíquicas - que podem ser agravadas a partir de sentimentos ruins e pensamentos destrutivos.

Dessa forma, a relação entre esses dois caminhos – espiritualidade e medicina- na história, estão interligados e são muito mais do que apenas um espaço para a cura da saúde física, os hospitais geralmente também trabalham com a ideia de missões humanas, que servem para nortear o indivíduo a buscar uma profunda missão existencial. “Essa busca de compreensão, principalmente em um momento delicado de doenças, abre portas a prática de melhor entendimento de como o mundo espiritual se interliga com nossa saúde física, espiritual e mental.”, diz Viveiros.

No entanto, a espiritualista enfatiza que, nenhuma prática espiritual desqualifica procedimentos médicos pelos quais alguém esteja passando. “A espiritualidade serve como fortalecimento de dentro para fora, autocompreensão e equilíbrio. Portanto, ela age como um acompanhamento para garantia de uma saúde harmônica, de corpo e alma, e não como uma substituta. Nunca interrompa um tratamento com orientação médica caso esteja realizando algum.”- Finaliza.

Vale a pena também ressaltar que a prevenção é sempre a melhor escolha. Buscar ter uma vida positiva e equilibrada te tornará menos vulnerável a qualquer tipo de problema de saúde. Uma prece, oração, meditação ou simples palavras podem ser utilizadas como uma prática terapêutica que ajudam na conexão com a espiritualidade e geralmente também com o autoconhecimento. Essas práticas milenares estão extremamente relacionadas com o bem-estar da saúde tanto espiritual como também física.

Sobre a iQuilibrio:

Os serviços da plataforma iQuilibrio já ajudaram mais de 100 mil pessoas a encontrarem o equilíbrio em todas as áreas de suas vidas, desde relacionamentos, vida profissional, dinheiro, saúde, até autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, qualidade de vida, espiritualidade e bem estar. No ar desde 2013, a plataforma conta com os melhores consultores especializados em tarot, búzios, runas, astrologia, terapia e couches, com atendimento humanizado através de chat, ligações, chamada de vídeo, entre outros. Além disso, oferecem análises personalizadas e matérias sobre amor, esoterismo, autoconhecimento e muito mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto