Logo
Imprimir esta página

Dia do Meio Ambiente: BASF reforça seu compromisso com a sustentabilidade em toda cadeia

No dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a BASF reuniu diversas soluções e iniciativas que reforçam seu papel de agente transformador para a sociedade. Há mais de 100 anos, no Brasil, a companhia investe continuamente em tecnologias e, mais do que isso, em práticas que contribuam positivamente para a preservação do meio ambiente. Para vivenciar o propósito na prática, a BASF se desafia diariamente para estabelecer e perseguir metas ambiciosas em toda a cadeia de valor.

A proteção climática é uma das prioridades da companhia. Neste ano, a empresa se comprometeu em reduzir em 25% suas emissões mundiais de gases de efeito estufa até 2030. A longo prazo, tem como meta zerar as emissões líquidas de CO2 globalmente até 2050. No ano passado, houve uma melhora significativa no volume total de emissões de CO2 na América do Sul, graças, principalmente, à Unidade de Recuperação de Energia da BASF, em Camaçari (BA). Com a realização de melhorias para otimização de processos, reduzimos em 23% o consumo de gás natural.

A Fundação Espaço ECO, criada e mantida pela BASF desde 2005, tem como missão promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade. Para reforçar o compromisso global da companhia com o meio ambiente, a BASF apoia o Programa de Compensação de Emissões Mata Viva®, que desde 2020 direciona os recursos do programa para a restauração do habitat de macacos Muriqui-do-sul no município de Anhembi, no interior de São Paulo. A Floresta do Barreiro Rico tem histórico de impacto de 3 incêndios em menos de 10 anos e é uma das últimas casas do muriqui-do-sul, o maior macaco das Américas, que está criticamente ameaçado de extinção, segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). A floresta abriga um número expressivo de espécies, de fauna e flora, e a atividade de restauração realizada visa apoiar na conectividade dos fragmentos florestais da região. Além disso, estima-se que a restauração realizada nos 5 hectares removerá cerca de 1.200 toneladas de carbono da atmosfera ao longo do ciclo de seu desenvolvimento.

Para soluções de gestão de resíduos, a BASF lançou o reciChain, uma plataforma baseada na tecnologia blockchain para escalar soluções de economia circular com o compartilhamento de informações entre os elos da cadeia. A plataforma tem como objetivo aumentar a capacidade de reciclagem de resíduos, em especial o plástico, incentivar a economia circular em toda a cadeia de valor e transformar o risco das empresas em relação à gestão de resíduos em uma oportunidade de impacto social positivo.

O projeto MAWERYC, programa de gestão de resíduos sólidos, iniciado no Complexo da BASF de Guaratinguetá (SP) tem a estimativa de reduzir 162 toneladas de emissões de CO2 anualmente, por meio de tecnologias mais sustentáveis para reduzir os custos associados com a gestão de resíduos.

Dentre os projetos de Reciclagem de Resíduos está o programa Zero Aterro, que busca alternativas mais sustentáveis para a destinação de resíduos sólidos. Implementado no Complexo Industrial de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo (SP) e na fábrica de Jaboatão dos Guararapes (PE), as alternativas desenvolvidas já evitaram que 7.886 toneladas de resíduos fossem enviadas para aterros industriais (2015/2019).

Recentemente a companhia lançou a Plataforma de Sustentabilidade BASF, um hub digital que reúne um rico conteúdo sobre as soluções sustentáveis da companhia, artigos e as ferramentas digitais disponíveis para apoiar as empresas a conquistarem uma atuação conectada com a sustentabilidade. Dentre as ferramentas, será disponibilizado a SustenBOT, da Fundação Espaço Eco: como uma calculadora, ela identifica o grau de sustentabilidade das empresas de uma maneira rápida, intuitiva, acessível e gratuita. Ela ainda oferece diversos serviços que podem auxiliar a melhorar ou manter a sustentabilidade corporativa. Confira mais sobre a plataforma no site https://shop.basf.com/sustentabilidade/index.html

No ano passado, lançamos o Movimento RESET, uma plataforma colaborativa de geração de conteúdo relevante para contribuir no desenvolvimento de profissionais e empresas. Agora, em 2021, o Movimento RESET evolui para um novo objetivo que é dar continuidade ao movimento de resetar e oferecer uma plataforma de conteúdos diversos para ajudar a movimentar pessoas e indústrias ao longo de 2021. O Movimento [e]motion quer dar o impulso necessário para os parceiros buscarem suas vantagens competitivas, seja na atuação com foco nos produtos e serviços ou nas pessoas e no mercado. Este movimento é pautado na colaboração. Por isso, temos novas frentes de atuação: inovação, tendências, sustentabilidade e parcerias. Inicialmente, o foco será nos segmentos de Nutrição e Saúde, Cuidados Pessoais, além de negócios do segmento automotivo, como Aditivos e Lubrificantes, Catalisadores e Materiais de Performance. Todas as áreas serão apoiadas pelo time de Sustentabilidade BASF e a Fundação Espaço Eco, a FEE, para desenvolvimento de conteúdos. Outra novidade será a área de Soluções BASF, dedicada à divulgação e promoção de produtos. Além dos textos, que também terão versão em espanhol, serão promovidos eventos, como webinars, talks, workshops, bate-papos, dentre outras iniciativas. O lançamento oficial do programa acontece no dia 24/05. A programação completa pode ser encontrada no site https://onono.com.br/emotion/

A BASF também se comprometeu com metas claras e mensuráveis focadas na agricultura sustentável para os próximos 10 anos, utilizando-se de sua capacidade de inovação, a empresa ajudará os agricultores a reduzirem em 30% as emissões de CO2 por tonelada de cultivo produzido, assim como se compromete a aumentar em até 7% ao ano a oferta de soluções ainda mais sustentáveis. Além disso, a BASF disponibilizará tecnologias digitais para mais de 400 milhões de hectares de terras cultivadas e continuará trabalhando para o uso seguro de seus produtos através de boas práticas agrícolas.

Em parceria inédita no mercado agrícola, a BASF e a 3tentos, grupo gaúcho do agronegócio, desenvolveram um novo modelo de operação com emissão de créditos de descarbonização (CBIOs) em troca de insumos. Pela primeira vez, uma operação de barter, como é conhecida essa troca, é feita com foco em sustentabilidade ambiental.

Outro resultado importante para a companhia foi a primeira safra de operação comercial do xarvio™ FIELD MANAGER consolidada a solução Mapeamento Digital de Plantas Daninhas como uma das principais aliadas para o manejo mais eficiente e sustentável das lavouras. Nas áreas mapeadas, a otimização de insumos no controle de plantas daninhas foi de 62% em média. Agricultores de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás e Minas Gerais utilizaram o serviço na safra 20/21. O Mapeamento Digital de Plantas Daninhas do xarvio FIELD MANAGER gerou economia de 36 mil litros de água a cada mil hectares monitorados. Este volume é o suficiente para abastecer uma família de até quatro pessoas por dois meses. A água é usada na diluição dos produtos. Também ocorre economia no tempo de uso das máquinas no campo. A carga horária de utilização do pulverizador caiu de 3h20 para 1h20 a cada mil hectares, uma redução no consumo de combustível e mais agilidade à operação com redução do número de paradas para abastecimento.

Vale ressalta também o Suvinil + Ecoeficiente é uma iniciativa de gestão de performance em sustentabilidade implementada na unidade de São Bernardo do Campo (SP), que se iniciou em 2010 em parceria com a consultoria da Fundação Espaço ECO® (FEE®), instituída e mantida pela BASF. O programa, pioneiro na empresa, visa medir e otimizar processos de produção de tinta com foco na melhoria contínua e na prática de uma gestão cada vez mais ecoeficiente. Em oito anos de atividades, o projeto já evitou, por meio de melhorias aplicadas, a emissão de 3,29 milhões de toneladas de CO² na atmosfera, o equivalente a 62 voltas com um caminhão ao redor da Terra, e contribuiu para reduzir o consumo de energia elétrica por tonelada de produto em 20% apenas entre 2018 e 2019. Um dos exemplos positivos promovidos pelo Suvinil + Ecoeficiente é a recuperação do pó de exaustão do processo produtivo, onde já foi reaproveitado 70 toneladas da matéria-prima identificada como relevantes na mensuração por apresentar alto consumo e custo elevado.

Em 2019 a redução de pegada de carbono (emissões atmosféricas em toda a cadeia) foi de 3%. O consumo de energia elétrica diminuiu em 20%; o de gás natural em 26%; o de vapor em 28%; nitrogênio em 37%; ar comprimido em 30%; consumo de água desmineralizada em 6%. Houve também diminuição do consumo de dióxido de titânio, matéria-prima utilizada na produção de tintas, que impacta positivamente em mudanças climáticas. Atualmente, para cada R$ 1 investido pela BASF, o projeto devolve R$ 9 em economia para a empresa. Entre os principais resultados positivos podemos elencar:

1. Redução do impacto no meio ambiente;
2. Preservação e criação de valor pela empresa;
3. Otimização do uso dos recursos naturais;
4. Identificação de riscos e oportunidades;
5. Motivação para mudança de comportamento;
6. Relacionamento com clientes, sociedade e imprensa.

Desde 2002, a Suvinil utiliza embalagens de PET reciclado na produção dos principais esmaltes e vernizes da Suvinil. Unindo esforços de pesquisa e tecnologia, a marca conseguiu substituir parte da matéria-prima virgem derivada de petróleo pelo material reciclado. Com isso, cerca de 35 milhões de garrafas PET são retiradas do meio ambiente por ano. Também reduz-se proporcionalmente a geração de efluentes, ou seja, a água produzida pela reação de polimerização.

A maior parte do portfólio é composto por produtos à base de água, ou seja, que não possuem solventes como aguarrás em sua formulação. Os produtos à base de água emitem menos poluentes em comparação com as tintas base solvente. Além disso, não exalam cheiro e não são inflamáveis. O que traz mais segurança, proteção e conforto na aplicação. E ainda, as ferramentas de aplicação podem simplesmente ser lavadas com água antes de serem reutilizadas.

Sobre a BASF

Na BASF criamos química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 110 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 6 segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Care e Soluções para Agricultura. A BASF registrou vendas de €59 bilhões em 2020. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto