Logo
Imprimir esta página

Coletivo Jovem Albatroz está com inscrições abertas para curso inspirado na Década do Oceano

No total, são 20 vagas para integrar o coletivo e participar do curso sobre cultura oceânica. Podem se inscrever jovens de todo o Brasil

Até o dia 1º de junho (terça-feira), jovens de todo o Brasil poderão se inscrever para a seleção do Coletivo Jovem Albatroz (CJA), iniciativa de educação ambiental e protagonismo juvenil do Projeto Albatroz, patrocinado pela Petrobras. No total, há 20 vagas abertas para integrar as atividades do grupo e participar do curso gratuito “Década do Oceano: a juventude na transformação da sociedade”. Pela primeira vez, o curso acontecerá de forma remota e contará com a participação de pessoas de todas as regiões do país (confira o edital completo neste link).

Estamos na Década do Oceano, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que favoreçam a saúde e a sustentabilidade dos mares e sua biodiversidade. De acordo com a responsável pelo Coletivo, Thaís Lopes, o curso propõe uma reflexão sobre a importância do oceano para a vida na terra e o papel das juventudes para sua conservação.

“Até 2030, a ideia é que todos possam aprender mais sobre o oceano, suas particularidades, riquezas e como protegê-lo, propagando, também, a cultura oceânica. No curso deste ano, vamos propor reflexões sobre o papel do oceano e nosso relacionamento com ele, utilizando a arte como fio condutor e contando com a participação de pesquisadores do Projeto Albatroz e de outras instituições para enriquecer esta jornada”, explica.

Os encontros do Coletivo Jovem Albatroz serão semanais, entre os meses de junho e setembro, às quintas-feiras, das 19h às 21h, em conferências virtuais na plataforma Zoom. As aulas contarão com apoio pedagógico da plataforma Google Classroom.

Pré-requisitos

Para participar da seleção, é necessário ter entre 18 e 29 anos e se interessar por processos artísticos, trabalhos colaborativos e conservação marinha. Não é preciso estar matriculado no ensino superior para se inscrever. No CJA, todos podem contribuir com seus conhecimentos e experiências para a criação de atividades para a conservação de ambientes marinhos e costeiros.

Os interessados devem enviar uma carta de interesse com apresentação pessoal, justificativa do interesse no curso, disponibilidade de tempo e acesso à internet, comprovante de residência e número de telefone para o e-mail . O assunto do e-mail deve conter “PROPOSTA EDITAL 2021 – CURSO DÉCADA DO OCEANO”.

Seleção

As inscrições recebidas serão analisadas pelos responsáveis do Coletivo Jovem Albatroz e, no dia 8 de junho, os jovens selecionados serão contatados por telefone para que possam comparecer à atividade inaugural do curso.

A atividade inaugural do novo curso do CJA será realizada através de uma live no dia 10 de junho, às 19 horas, no Instagram do Projeto Albatroz. Os encontros seguintes acontecerão por meio de conferências virtuais na plataforma Zoom.

Últimas turmas do Coletivo Jovem Albatroz

Criado em 2015, o Coletivo Jovem Albatroz é um espaço de formação de jovens de 18 a 29 anos da região da Baixada Santista, para que possam se tornar lideranças na conservação marinha e costeira. Neste processo educador, os jovens são protagonistas, propondo e realizando projetos de intervenção para a transformação da realidade. Os integrantes do Coletivo realizam diversos cursos, oficinas e visitas técnicas; participam ativamente de reuniões de órgãos colegiados para criação de políticas públicas; e marcam presença em eventos ligados à Juventude e Meio Ambiente, apresentando suas experiências.

Mais de 80 jovens já foram envolvidos nas ações e cursos do CJA, que abrangeram temas como: políticas públicas, educação ambiental, captação de recursos para projetos ambientais, educomunicação e produção audiovisual.

Projeto Albatroz

Reduzir a captura incidental de albatrozes e petréis é a principal missão do Projeto Albatroz, que tem o patrocínio da Petrobras. O Projeto é coordenado pelo Instituto Albatroz - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que trabalha em parceria com o Poder Público, empresas pesqueiras e pescadores.

A principal linha de ação do Projeto, nascido no ano de 1990, em Santos (SP), é o desenvolvimento de pesquisas para subsidiar Políticas Públicas e a promoção de ações de Educação Ambiental junto aos pescadores, jovens e às escolas. O resultado deste esforço tem se traduzido na formulação de medidas que protegem as aves, na sensibilização da sociedade quanto à importância da existência dos albatrozes e petréis para o equilíbrio do meio ambiente marinho e no apoio dos pescadores ao uso de medidas para reduzir a captura dessas aves no Brasil.

Atualmente, o Projeto mantém bases nas cidades de Santos (SP), Itajaí e Florianópolis (SC), Itaipava (ES), Rio Grande (RS) e Cabo Frio (RJ).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto