Logo
Imprimir esta página

Begônia maculata: descubra como cuidar da planta com ‘estampa’ de bolinhas, que é a queridinha dos amantes de paisagismo

Begônia maculata: descubra como cuidar da planta com ‘estampa’ de bolinhas, que é a queridinha dos amantes de paisagismo

A especialista Gabriela Heringer, do ateliê de cerâmicas e curadoria de plantas Studio Lily, ensina alguns cuidados para manter a begônia sempre saudável

Inconfundível. Basta bater os olhos que já é possível identificar essa planta graças as características únicas: as folhas verdes alongadas cheias de charmosas bolinhas brancas e com a parte de trás avermelhada. Nativa da Mata Atlântica brasileira, ela foi catalogada pela primeira vez nos anos 1800 e está entre as begônias que mais chamam atenção – no total existem 1500 espécies catalogadas. Associadas à felicidade, delicadeza, amor verdadeiro e fertilidade, as begônias são bem sensíveis e precisam de alguns cuidados especiais.

“Elas sentem até quando são transportadas de um local para outro, como da loja para a casa. Por isso é preciso sempre ficar de olho para causar o mínimo de desconforto”, explica Gabriela Heringer, sócia e diretora criativa do ateliê de cerâmicas e curadorias de plantas ornamentais, Studio Lily. Para demonstrar que não está gostando de algo, a begônia fica com as folhas murchas, como se estivesse ‘desmaiada’.

A maculata não gosta de muito frio, mas também não aceita muito calor. Por isso, é recomendado deixar exposta apenas no sol da manhã e depois em um ambiente claro, mas com sol indireto. Ela também reage ‘desmaiando’ quando as regas não são adequadas, ou muita ou pouca. Para saber se é o momento certo de regar, basta colocar o dedo na terra do vaso. Isso porque, frequentemente, a terra fica úmida em cima, mas já está seca embaixo. Esse é o momento ideal para regar. Se toda a terra estiver molhada, é importante aguardar dois ou três dias para então colocar água.

Outro detalhe das begônias maculatas, é que atrás das folhas ficam “casquinhas”, que parecem folhas queimadas, mas não são. Na verdade, elas são casulos de onde as folhas nasceram. Se estiverem bem secas podem ser retiradas para evitar acúmulo de água e fungos. Outro cuidado que pode ajudar a planta a crescer em pé, é inserir um (ou mais) palito na terra e amarrar com cuidado a planta nele. É importante não apertar muito, apenas deixar os dois juntos para dar sustentação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto