Logo
Imprimir esta página

"A Mulher na Janela'': O que é Agorafobia?

Especialista PhD resume a doença da personagem de Amy Adams que lidera o Top Netflix

Não é que novos transtornos estejam surgindo, mas é a nossa condição social atual que está resultando na revelação de doenças antes não comentadas. Um exemplo, desde a última sexta-feira (14), estamos ouvindo falar muito sobre a agorafobia, doença que ganhou evidência por causa do suspense “A Mulher na Janela”, disponível na Netflix e que está fazendo sucesso.

Anna Fox, personagem principal interpretada pela atriz Amy Adams, possui agorafobia. Da janela de sua mansão, em Nova York, ela observava a vida na cidade até que acabou testemunhando um crime que agravou o seu transtorno. Com base nesse fato, a trama se desenvolve e consegue prender o telespectador do início ao fim.

Analisando o filme, o PhD e neurocientista Fabiano de Abreu Rodrigues, traça um paralelo com a vida real. Assim, ele avalia. "Agorafobia é um tipo de ansiedade comum inclusive, mas que seu facilitador está na ocorrência de alguns episódios de ataques de pânico. Um indivíduo que apresenta tal distúrbio, tende a ficar dentro de casa, pois tem medo de sair já que em sua mentalidade é perigoso, mesmo não sendo", explicou ele.

O filme, ainda segundo o PhD, apresenta de forma interessante, o medo e a reclusão resultado de um trauma relacionado à perda. A reclusão, nesse sentido, se dá ao medo de estar em lugares ou situações que possam desencadear ataques de pânico ou constrangimentos.

Entre os sintomas do agorafobia, o neurocientista pontua os medos de:

Multidão

Enfrentar filas

Lugares fechados

Transportes públicos

Espaços abertos

Solidão

"As situações são antecipadas no imaginário e são desencadeadas por um simples medo do que poderia acontecer ou não. A pessoa faz uma projeção de uma realidade que, na maioria das vezes, não vai acontecer", observa.

Diagnóstico e tratamento

A agorafobia é uma doença crônica que pode durar anos ou por toda a vida. De 30 a 50% das pessoas que apresentam esse tipo de transtorno, também sofrem de síndrome do pânico e a doença afeta mais mulheres que homens, sendo de 2 para 1, neste caso.

A maioria dos casos surgem antes dos 35 anos de idade e o diagnóstico é feito por um período de 6 meses ou mais. Durante esse tempo, o médico ou psicólogo acompanha o paciente, avaliando o nível do medo e da ansiedade, se não diminuir, inicia-se os tratamentos.

O processo é desafiador, pois é realizado por meio de terapia de exposição, no qual o indivíduo é auxiliado a pensar, aprender novas habilidades e se comportar de outra maneira diante de situações que originam o medo. Também faz parte a terapia cognitivo-comportamental podendo ser necessário o uso de antidepressivos inibidores seletivos de recaptação da serotonina (ISRSs).

Sobre Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é PhD, neurocientista, neuropsicólogo, mestre em psicanálise com pós graduação em antropologia, jornalista e especialização em nutrição clínica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto