Logo
Imprimir esta página

Cobasi Cria Comitê de Diversidade & Inclusão Para Motivar um Ambiente de Trabalho Ainda Mais Heterogêneo

Comitê desenvolverá na empresa a seguridade para cada colaborador poder demonstrar sua individualidade.

A Cobasi, uma das maiores varejistas pet do país e a pioneira no conceito de shopping para animais, cria um Comitê de Diversidade & Inclusão com o objetivo de compreender as particularidades dos colaboradores que estão na Cobasi, explicar a importância da diversidade e inclusão para os demais colaboradores, criar um ambiente onde as pessoas possam se expressar sem julgamentos e criar políticas para a contratação de profissionais que pertencem a minorias.

A criação deste comitê ocorre após a mudança na denominação da área de Recursos Humanos, que agora se chama Gente & Gestão. De acordo com Ana Luiza Elene, Diretora de Gente & Gestão, "a mudança de nomenclatura desta área reflete a importância das pessoas dentro da companhia. Não somos apenas Recursos Humanos, mas gente que gosta e valoriza gente. Acreditamos que, os melhores resultados são conquistados quando a individualidade de cada um é respeitada e, por isso, apoiamos a diversidade e a inclusão."

"A ideia da criação do comitê de Diversidade & Inclusão já era antiga, pois tínhamos a percepção de ter um quadro diverso na Cobasi, mas gostaríamos de comprovar isso com pesquisas e avaliar se de fato a empresa é um ambiente acolhedor para todos e criar políticas de conscientização, difundindo a importância de ter pessoas com perfis diferentes trabalhando na Cobasi, estimulando oportunidades de crescimento profissional para todos", completa Ana Luiza.

Inicialmente, o comitê realizou um censo para identificar as características dos colaboradores e os resultados mostram que a Cobasi já é uma empresa bem diversa. Entre gêneros, 49% dos funcionários são mulheres e 51% são homens. Os cargos de liderança são ocupados por 42% de mulheres e 58% de homens: um equilíbrio relevante quando comparado aos dados do mercado.

Além disso, vale destacar que 51% dos colaboradores se identificam como pretos ou pardos. Nas posições de liderança, 46% se identificam como pretos ou pardos. Quanto a idade dos colaboradores, 82% possuem entre 22 e 49 anos, 13% menos de 21 e 5% mais de 50. Outro número é expressivo é o de colaboradores com deficiência intelectual: 40% dos PCDs contratados e ativos na companhia possuem algum tipo de déficit cognitivo; característica que comumente impede a colocação no mercado de trabalho.

Mais de 97% dos respondentes do censo acham importante que a Cobasi trabalhe assuntos relacionados a diversidade. Outro ponto relevante, 78% dos participantes do censo disseram que sentem liberdade para ser quem são no ambiente de trabalho.

Foi também criado um canal direto de comunicação entre os colabores e comitê, tanto para sugestões, quanto para denúncias de discriminação. Para a conscientização foi criado um calendário para abordar temas sobre diversidades e alguns temas já foram trabalhados, como o Dia Internacional da Mulher, Dia Internacional contra a Discriminação Racial, Dia da Síndrome de Dawn, Capacitismo e Identidade de gênero. Estas ações vão desde comunicados internos, vídeos explicativos e lives.

O Comitê Diversidade & Inclusão tem reuniões semanais e todos da empresa são convidados a ser um membro. Em um futuro próximo serão desenvolvidas palestras junto aos gestores sobre os temas da diversidade e trabalhar os desafios apontados no censo.

Este comitê chega para informar, esclarecer e conscientizar as pessoas sobre tudo aquilo que é diverso, diferente ou apenas distante da sua realidade, pois o conhecimento aproxima e é a melhor ferramenta de integração e respeito entre as pessoas.

Sobre a Cobasi

Com 35 anos de liderança no varejo pet, a Cobasi é pioneira no conceito de shoppings para animais no Brasil e uma das poucas empresas do segmento de varejo com capital 100% nacional. Seu formato inovador visa oferecer uma experiência única de compra e aproximar ainda mais as pessoas e os animais de estimação. Em virtude disso, transformou-se também numa opção de lazer para toda a família.         

A empresa conta atualmente com 112 lojas em sua rede, distribuídas no estado de São Paulo (78), Rio de Janeiro (4), Paraná (7),  Santa Catarina (3), Rio Grande do Sul (8), Distrito Federal (4), Pernambuco (1), Ceará (2), Minas Gerais (3), Espírito Santo (1) e Pará (1), além da comodidade do canal on-line  http://www.cobasi.com.br e do aplicativo.    


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto