Logo
Imprimir esta página

Busca por produtos sustentáveis ​​cresce 71% indicando que o "despertar ecológico" atinge o mundo

Economias emergentes e em desenvolvimento demonstram maior preocupação com a destruição da natureza

O mais amplo e atual retrato do ativismo digital em escala global acaba de ser divulgado pela Economist Intelligence Unit (EIU). Realizado a pedido do WWF, ele englobou 54 países com 27 idiomas, onde vivem 80% da população mundial, cobrindo um período de cinco anos (2016-2020). Os resultados mostram um aumento impressionante de 71% em pesquisas na internet por produtos sustentáveis, com crescimento contínuo, mesmo durante a pandemia da COVID-19. Intitulado "Um Ecodespertar: Medindo a consciência global, engajamento e ação pela natureza", o relatório revela um aumento substancial nos cliques dos consumidores atrás de produtos sustentáveis ​​em países de alta renda, como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha, Austrália e Canadá. Porém a tendência vai além dessas economias: na verdade, também se acelerou nas economias em desenvolvimento e emergentes como, por exemplo, Indonésia (24%) e Equador (120%). Ou seja: a busca por produtos sustentáveis é uma tendência global de consumo. Isso, por sua vez, está criando novas oportunidades de mercado para as empresas, principalmente nos setores de cosméticos, farmacêutico, moda e alimentos.

Gabriela Yamaguchi, diretora de sociedade engajada do WWF-Brasil, explica que o despertar ecológico é um ponto de atenção para as empresas, que precisam responder adequadamente aos novos desejos dos consumidores: "É um novo capítulo de consciência pós-greenwashing. Já não é aceitável produzir sem assumir a responsabilidade de, além de reduzir impactos negativos, regenerar o meio ambiente como valor adicional ao modelo de negócio - uma abordagem natureza-positiva. No Brasil, as pessoas percebem a perda da natureza de forma mais próxima, pois são diretamente afetadas pelo desmatamento, incêndios, enchentes e secas. Essa consciência e essa preocupação estão se refletindo nas buscas digitais, que afetam diretamente a adoção de novos hábitos de consumo", analisa.

Sobre o Brasil, a pesquisa aponta que é o país que produziu o maior número de assinaturas em campanhas em prol da biodiversidade e natureza no mundo - 14% do total, ou 23 milhões de assinaturas online. Os tuítes relacionados aumentaram 82% no período e o volume de notícias aumentou 60%. Notícias específicas sobre protestos contra a destruição da natureza atingiram o pico em 2019. Esses números revelam que as pessoas estão mudando materialmente seu comportamento em apoio à causa ambiental. Essa mudança afeta retornos historicamente altos em algumas áreas, enquanto abre oportunidades de milhões de dólares em outras.

O valor da natureza por meio dos serviços que fornece à economia global é estimado em US ﹩ 44 trilhões - mais da metade do PIB global -, e o setor financeiro tem um papel crítico a desempenhar na mudança dos fluxos financeiros de atividades insustentáveis ​​e na criação de uma economia global "natureza-positiva". As empresas e instituições financeiras estão cada vez mais reconhecendo os riscos associados à perda de natureza e a colocando no centro de suas estratégias.

Pessoas em todo o mundo, particularmente em mercados emergentes, estão cada vez mais cientes da crise planetária, e isso está afetando seu comportamento em um clima global em rápido crescimento que o WWF apelidou de "despertar ecológico". Em uma validação clara de uma tendência crescente, indivíduos e consumidores preocupados estão agindo de acordo com suas preocupações e exigindo ações sobre a perda da natureza e a biodiversidade de várias maneiras.

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro em que sociedade e natureza vivam em harmonia. Criado em 1996, atua em todo Brasil e integra a Rede WWF. Apoie nosso trabalho em wwf.org.br/doe

Sobre o WWF

O WWF é uma organização independente de conservação, com mais de 5 milhões de apoiadores e uma rede global ativa em mais de 100 países. A missão do WWF é parar a degradação do ambiente natural da Terra e construir um futuro em que os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, conservando a diversidade biológica do mundo, garantindo que o uso de recursos naturais renováveis seja sustentável e promovendo a redução da poluição. e consumo desnecessário.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto