Logo
Imprimir esta página

Bombeiro Civil: um profissional essencial para a segurança do trabalho

Mais do que atuar no combate a incêndios, o Bombeiro Civil faz parte da atuação estratégica de empresas de grande porte, independentemente do segmento de mercado. É fundamental para a segurança de toda estrutura, incluindo a saúde e a integridade física de quem trabalha ou transita pelas instalações. Este profissional é responsável por realizar inspeções e testes em equipamentos de segurança, promover vistorias técnicas e avaliação dos riscos presentes em instalações e nas estruturas prediais, além de estar apto a prestar atendimento de primeiros socorros e contribuir com a conscientização de todos sobre a importância de um comportamento seguro no ambiente de trabalho.

“O bombeiro civil é um profissional habilitado para atuar na prevenção e no combate de situações que possam colocar as pessoas e o patrimônio em risco, como incêndios e vazamentos ou acidentes de trabalho, por exemplo”, explica Erasmo Prioste, Chief Marketing Officer (CMO) da Security Segurança e Serviços, empresa que presta serviços de segurança patrimonial, tecnologia em segurança e facilities. Com mais de 40 anos no mercado e foco na gestão de pessoas, a Security está presente em 12 estados e mais de 700 cidades do Brasil. Em 2020, a empresa venceu o Prêmio Valor Carreira – Melhores na Gestão de Pessoas – na categoria de empresas entre 3 mil e 7 mil colaboradores.

E para ter tranquilidade na execução das atividades e atribuições de um Bombeiro Civil, o ideal é contar com a expertise de uma empresa especializada em gestão de profissionais de segurança: “este é um profissional habilitado pelo Corpo de Bombeiros para exercer as atividades inerentes à função. Também deve se manter constantemente atualizado para prevenir e combater situações que possam colocar as pessoas e o patrimônio em risco”, explica Erasmo Prioste.

Conheça a seguir as principais vantagens de contratar um Bombeiro Civil:

Segurança para quem frequenta o local

Os bombeiros são treinados para prever riscos. Por isso, fazem um mapeamento de áreas da empresa que podem apresentar problemas e antecipam suas ações.

Prevenção de incêndios e acidentes

Os profissionais são especializados na prevenção de incêndios, vazamentos e demais acidentes que possam ocorrer. Para isso, realizam testes e inspecionam equipamentos de segurança, solicitando manutenções/alterações quando necessário.

Primeiros socorros por profissionais qualificados

As empresas que oferecem o serviço de bombeiro civil disponibilizam profissionais devidamente formados, que receberam treinamentos e especializações comprovadas. Dentre as funções consideradas mais importantes, destaca-se os primeiros socorros.

Gerenciamento de planos de evacuação

Caso não seja possível evitar os acidentes, os bombeiros sabem exatamente como proceder em cada ocasião. Realizam a evacuação da maneira mais ágil e segura possível e mantêm as pessoas distantes do perigo.

Relação custo X benefício

A empresa contratante não terá que arcar com custos de treinamento e demais encargos empregatícios, como salário e benefícios - o que torna essa opção mais vantajosa. Além disso, por ser um profissional que precisa estudar, treinar e praticar simulações frequentemente, os custos internos se tornam muito elevados, o que não acontece com uma empresa especializada em gestão de segurança e terceirização de serviço por conta do ganho de escala que possuem ao realizar essas atividades.

Profissional disponível 24 horas

Essa é certamente uma das principais vantagens de contratar uma empresa que ofereça o serviço de bombeiro civil. É possível contar com o profissional realmente capacitado, disponível 24 horas, todos os dias da semana. Além disso, não precisa se preocupar com faltas ou férias, visto que a reposição é de responsabilidade da terceirizada.

A Security disponibiliza para o mercado consultoria especializada para projetos de segurança do trabalho estruturados de acordo com as características e particularidades de cada negócio, eliminando a burocracia que envolve a contratação destes profissionais, garantindo que leis e regulamentações locais sejam cumpridas à risca.

Sobre a Security Segurança e Serviços

Com mais de 40 anos no mercado de vigilância patrimonial, tecnologia em segurança e facilities, a Security Segurança e Serviços conta com mais de 7.000 colaboradores, divididos entre as áreas administrativas e o atendimento das demandas de mais de 1.000 clientes de diversos segmentos da economia. Com capilaridade nacional, está presente em mais de 700 municípios de 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto