Logo
Imprimir esta página

17/05: Dia Internacional da Reciclagem: Quantidade de lixo gerado em São Paulo cobriria a Av. Paulista com montanha de 175 metros

17/05: Dia Internacional da Reciclagem: Quantidade de lixo gerado em São Paulo cobriria a Av. Paulista com montanha de 175 metros

Capital paulista recicla apenas 0,3% dos resíduos orgânicos, que representam a terceira maior fonte de emissões de gases do efeito estufa;

Campanha São Paulo Composta, Cultiva envia propostas à Prefeitura visando avanços na agroecologia e preservação ambiental, conheça as sugestões aqui

A quantidade de resíduos sólidos gerada anualmente na cidade de São Paulo seria suficiente para cobrir toda a extensão da Avenida Paulista com uma montanha de lixo de 175 metros, mais alta do que qualquer um dos edifícios da via. Apenas em 2020, a cidade produziu 5,7 bilhões de quilos de resíduos sólidos, sendo que 98% foram enviados para aterros sanitários, ou seja, não são reciclados. O despejo desses resíduos nos aterros, de acordo com a Campanha São Paulo Composta, Cultiva, liderada pelo Instituto Pólis, representa a terceira maior fonte de emissões de gases do efeito estufa na capital. O tema ganha ainda mais relevância em 17/05, data que marca o Dia Internacional da Reciclagem.

Além do impacto ambiental, o descarte da quase totalidade dos resíduos gerados na cidade também causa despesas altíssimas. Em 2020, o serviço de gestão de resíduos sólidos, que inclui limpeza, coleta, transporte e manutenção de aterros, gerou uma despesa de R$2,26 bilhões aos cofres públicos municipais, o que correspondeu a 4,4% de todos os gastos da Prefeitura. Esse montante foi, ainda, superior à soma das despesas com habitação, segurança pública, cultura e gestão ambiental.

De acordo com especialistas da Campanha São Paulo Composta, Cultiva, 74% dos resíduos urbanos poderiam ser destinados à reciclagem. A maior fração entre os potencialmente recicláveis é a orgânica compostável (resíduos orgânicos), que representa 37% de todo o resíduo gerado e 48,4% dos de origem doméstica. Desta parte orgânica, apenas 0,3% são destinados à reciclagem, que é realizada por meio da compostagem.

Para Victor Argentino, especialista em gestão de resíduos sólidos orgânicos e economia circular e articulador da Campanha, o aumento da reciclagem da fração orgânica poderia diminuir o impacto ambiental e ainda contribuir para a cadeia produtiva da agricultura no município. “A não compostagem desses resíduos é um desperdício de uma rica matéria-prima que poderia voltar para o solo, aumentar a produtividade dos agricultores do Cinturão Verde da Região Metropolitana de São Paulo e promover a economia circular e inclusiva”, enfatiza o especialista.

Programa de Metas 2021 – 2024

Com o intuito de aumentar a reciclagem dos resíduos orgânicos e diminuir o impacto ambiental na capital paulista, a Campanha São Paulo Composta, Cultiva preparou uma série de propostas para compor o Programa de Metas da Gestão 2021-2024 da Prefeitura de São Paulo.

Uma das principais metas sugeridas é a implantação de um experimento com a coleta diferenciada de resíduos orgânicos domiciliares, assim como a ampliação da reciclagem de resíduos orgânicos urbanos gerados em feiras livres, podas, mercados públicos e sacolões públicos.

No momento, São Paulo conta com 5 pátios de compostagem com capacidade de reciclar 10 toneladas por dia. Como meta, a proposta incluída prevê a instalação de unidades de compostagem de larga escala, capazes de reciclar acima de 100 toneladas dia, em aterros desativados e ativos.

De acordo com Elisabeth Grimberg, coordenadora da Campanha São Paulo Composta, Cultiva pelo Instituto Pólis, com a mesma operação proposta, São Paulo ainda poderia incluir todos os resíduos orgânicos dos domicílios, podas, mercados e sacolões e mais 300 feiras livres no programa de reciclagem. Além disso, seria possível investir na coleta diferenciada desse tipo de resíduo nos domicílios. “Mas, para isso, além de unidades de compostagem maiores, é preciso instalar novas tecnologias e métodos de reciclagem mais eficientes”, explica.

As demais metas sugeridas estão disponíveis no site da São Paulo Composta, Cultiva.

Campanha São Paulo Composta, Cultiva | A Campanha São Paulo Composta Cultiva é uma iniciativa do Instituto Pólis, em parceria com 56 organizações da sociedade civil, que busca aumentar o nível de comprometimento do governo municipal de São Paulo com as políticas públicas que envolvem a reciclagem dos resíduos orgânicos na cidade, como sobras de alimentos e poda. A ação preparou cartas-compromisso, destinada aos candidatos aos cargos nos poderes legislativo e executivo da capital paulista. Saiba mais em: www.polis.org.br/projeto/sp-composta-cultiva/

Sobre o Instituto Pólis | Organização da sociedade civil (OSC) de atuação nacional, constituída como associação civil sem fins lucrativos, apartidária e pluralista. Desde sua fundação, em 1987, o Pólis tem a cidade como lócus de sua atuação. A defesa do Direito à Cidade está presente em suas ações de articulação política, advocacy, formação, pesquisas, trabalhos de assessoria ou de avaliação de políticas públicas, sempre atuando junto à sociedade civil visando o desenvolvimento local na construção de cidades mais justas, ambientalmente equilibradas sustentáveis e democráticas. São mais de 30 anos de atuação com equipes multidisciplinares de pesquisadores que também participam ativamente do debate público em torno de questões sociais urbanas. Aproxime-se https://polis.org.br/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto