Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Facilities Management: crescimento do setor tem impulsionado novas soluções e o interesse de profissionais pela área

Dia Mundial do Facilities Management: crescimento do setor tem impulsionado novas soluções e o interesse de profissionais pela área

Comemorado no dia 12 de maio, o segmento é visto com otimismo e deve crescer 9,7% no próximo ano

Com um setor que movimenta mais de R$ 60 bilhões no Brasil, segundo pesquisa realizada pela ABRAFAC, em parceria com a GlobalFM e conduzida pela Frost & Sullivan em 2019, até pouco tempo o setor de Facilities Management era lembrado como uma área que gerenciava apenas a manutenção de estabelecimentos, com serviços como limpeza, desinfecção, segurança e recepção. Com o advento da pandemia mundial, causado pela Covid-19, tanto o setor como o profissional de FM ganharam relevância e foram cruciais para manter empresas e indústrias funcionando durante este cenário.

A Sodexo On-site, empresa com mais de 55 anos de expertise global em oferecer qualidade de vida por meio de serviços de alimentação e facilities, acredita na força desse setor, que deve continuar crescendo. “Mesmo depois que a pandemia acabar, muitas das soluções desenvolvidas para esse período devem continuar em alta. E a demanda por profissionais altamente especializados que consigam pensar estrategicamente no negócio, e ao mesmo tempo trabalhar em prol da segurança e bem-estar das pessoas, será cada vez mais crescente. Por isso, hoje além da competência técnica, o especialista em FM precisa ser versátil e saber se relacionar e lidar com imprevistos”, afirma Luciana Moura, gerente da Plataforma Técnica da Sodexo On-site Brasil.

No país, o setor deve crescer 9,7% ao ano — acima do índice global de 7,4 —, segundo o relatório da Global FM Market, divulgado pela ABRAFAC (Associação Brasileira de Facilities).Por isso, a cada dia é preciso olhar mais para a segurança das pessoas e processos bem estruturados. “Apostamos também na incorporação de processos e normas do mercado, mesmo que não obrigatórias pelos órgãos fiscais do país, que tramitem nossa atuação responsável. Durante a pandemia, por exemplo, implementamos a ABNT PR 1004-1:2020 - operação segura em organizações durante situações de pandemia e a ISO/PAS 45005:2020BNT occupational health and safety management — General guidelines for safe working during the COVID-19 pandemic. Ambas apoiam a jornada diária das atividades do Facilities Management tornando os ambientes mais seguros” conta a executiva.

Espera-se que o crescimento do setor também atraia profissionais que gostem de trabalhar de forma híbrida, entre o operacional e o estratégico. Na Sodexo On-site, a carreira de facilities tem impulsionado profissionais a crescerem na companhia “Quem estiver pensando em seguir por esse caminho profissional, o momento é agora e o cenário é muito promissor com novas ofertas, soluções, competências e habilidades. Além de garantir o bom funcionamento da operação, esse profissional também é responsável por proporcionar experiências de bem-estar e qualidade de vida aos usuários, estimulando sua produtividade, e otimizando as operações da companhia com estratégia” destaca Luciana.

A presença da força de trabalho feminina também cresceu nos últimos anos. Inicialmente, tínhamos um setor predominante masculino, por conta dos serviços de manutenções prediais, mas com o crescimento da área e a pluralidade de funções o facilities atraiu muitas profissionais femininas, equilibrando a participação das mulheres em posições estratégias e diversas. “Por ser uma área multidisciplinar, com rotina dinâmica que permite compartilhar conhecimento e transição em diversos setores da empresa, como infraestrutura, sustentabilidade, TI e workplace, acaba sendo muito atrativa para todos os gêneros. Para se ter uma ideia, atualmente, 40% do total de nossos colaboradores são mulheres atuando em facilities”, afirma Luciana.

É o caso de Celiane Cardoso, que trabalha na Sodexo On-site desde 2008. Formada em nutrição, ela iniciou na companhia para gerenciar um dos restaurantes corporativos, mas ficou fascinada pela diversidade do setor de facilities e o alcance e contribuição que ele gerar na vida das pessoas, além do constante aprendizado como profissional. “Apesar das minhas responsabilidades serem para os serviços de alimentação, essa experiência me proporcionou conhecer diversas áreas de atuação do Facilities Management e eu pude explorar outros caminhos profissionalmente, já que a Sodexo também possui uma gama completa em soluções de FM”, conta Celiane.

Como gestora, que está à frente de uma equipe diversa, Celiane também sente na prática que há mais equilíbrio de gêneros no setor. “Nos últimos anos as mulheres estão ganhando mais espaço. Apesar de ainda ser um setor dominado por homens, a presença de profissionais mulheres tem sidos cada vez mais intensa”, conclui.

Sobre a Sodexo On-site Brasil

Com mais de 50 anos de expertise em todo o mundo – 40 anos só no Brasil – a Sodexo On-Site Brasil é líder em Serviços de Qualidade de Vida, oferecendo uma ampla gama de soluções integradas que contribuem para o bem-estar e eficiência de diversas organizações e instituições em todo o país. Sustentada nos valores: Espírito de Equipe, Espírito de Serviço e Espírito de Progresso, a trajetória Sodexo é baseada no propósito de melhorar o dia a dia das pessoas em todos os sentidos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de Food (Alimentação) e FM (Facilities Management) responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.

Destaques Sodexo On-Site Brasil (dados de 31 de agosto de 2020)

§ Opera em mais de 2.000 sites em todo o país;

§ Mais de 42 mil colaboradores;

§ 1,5 milhão de consumidores servidos diariamente;

§ Líder em seu setor no índice Dow Jones de sustentabilidade pelo 15° ano consecutivo;

§ Foi incluída pelo 12º ano consecutivo no Anuário de Sustentabilidade 2020 da RobecoSAM:

§ Signatária do Pacto Global da ONU desde 2015.

Principais conquistas:

Principais conquistas:

- Quatorze vezes eleita como a empresa mais lembrada na categoria Serviços de Alimentação Coletiva pelo Top of Mind RH;
- Premiada oito vezes no Top Hospitalar e cinco vezes entre os 100 Mais Influentes da Saúde;
- Vencedora sete vezes no prêmio Top Educação;
- Por dois anos consecutivos, é uma das 100 Mais Influentes da Energia;
- Reconhecida pelo WEP’s (Women’s Empowerment Principles) Brasil em 2019 e 2020, na categoria ouro e em 2016, na categoria bronze;
- Certificada pelo GEEIS 2018 e 2020 – Gender Equality European & International Standard – nível três (de cinco) – que reconhece a equidade de gênero em organizações ao redor do mundo;
- Também faz parte do fórum de empresas e direitos LGBT.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto