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Marcas Prestige da Pernod Ricard projetam crescimento de 20% em 2021

Canais digitais e novas plataformas de distribuição impulsionam crescimento. Single malt The Glenlivet, champagne G.H.Mumm e Beefeater 24 são as marcas premium da divisão Prestige que mais crescem.

As marcas da divisão Prestige da Pernod Ricard pularam de 2% em 2018 para algo em torno de 7% no ano passado sobre a receita líquida do grupo no país. O portfólio de luxo do grupo inclui os whiskies Royal Salute, The Glenlivet, o cognac Martell, os champagnes G.H. Mumm, Perrier-Jouët, Beefeater 24 e a Vodka Absolut Elyx, entre outros. “Podemos dizer que todas essas categorias apresentaram boas taxas de crescimento no ano passado, algumas alcançando mais de dois dígitos. Nas categorias mais relevantes no mercado nacional como o whiskie e o champagne, sofremos bastante com a ruptura de produtos devido à pandemia e restrições na logística global. Não fosse por isso, teríamos resultados ainda mais importantes. Podemos dizer que as estrelas foram o whsiky Royal Salute e o champagne Perrier-Jouët em termos de faturamento”, diz Raphael Vidigal, Head da Prestige Brands da Pernod-Ricard. Entretanto, segundo ele, o crescimento exponencial foi do single malt The Glenlivet, do champagne Gh Mumm e do gin Beefeater 24.

“Como um todo, o impulsionamento do comércio digital na pandemia foi decisivo nos resultados do grupo no ano passado, e as ações de grandes varejistas do setor como o Magalu e Mercado livre não deixam mentir”, comenta Vidigal. Ele afirma que as vendas nos canais digitais desempenharam papel importante permitindo acessar os lares dos consumidores fiéis às marcas antes consumidas em restaurantes e bares. Com isso, os resultados em vendas foram acima de 3 digitos nestes canais, e o segmento Premium do grupo obteve uma das melhores performances dentro da companhia, representando 20% do mix. Um resultado surpreendente, se comparado ao ano anterior, quando representava apenas 4%”, diz o executivo. Sem revelar números, Vidigal aponta um fechamento de +13% de volume em comparação ao ano anterior, o que antevê para o grupo perspectiva de crescimento de 20% em 2021.

“As metas são claras em termos de geração de valor por produto e nos levam a apostar no aumento do mix em todas as categorias para fisgar os diversos níveis do consumidor de luxo. Desde os HENRYs (High Earners Not Rich Yet), com whsikies, vodkas e champagnes super premium até os HNWI (High Net Worth Individual) com itens limitados, únicos e colecionáveis globalmente.

A divisão Prestige da Pernod Ricard nasceu no início de 2018 com o objetivo de integrar as marcas de luxo do portolio do braço brasileiro do grupo e dar continuidade à estratégia de Route to Market e Consumer focada no segmento de alta renda, com um time dedicado para gerar a tração necessária. Foi criada como uma aceleradora para marcas globalmente icônicas que ainda estavam atuando de forma tímida no país e que apontam margens mais atrativas ao grupo, muito acima das marcas standard e premium que detinham grande parte da fatia do faturamento no Brasil

Desafios durante a pandemia

Trabalhando com marcas exclusivamente importadas, a Pernod-Ricard vem enfrentando alguns desafios globais, durante a pandemia, entre eles o de assegurar maior acuracidade na previsão de volumes para poder garantir o abastecimento sem extrapolar os estoques locais com produtos de alto valor agregado em períodos delicados. A malha logística global, com a abertura e fechamento de fronteiras, e o câmbio oscilante são fatores que impactam consideravelmente a performance de vendas do grupo no país.

“Mesmo assim registramos bons resultados com as marcas Prestige, principalmente agora, com a volta do Martell Cohiba, marca que provocou grande demanda de pedidos, destacando-se aí o rótulo Martell L'Or, que teve toda as suas unidades vendidas. Além disso, vale citar também o whisky Royal Salute, que agregou novos rótulos ao seu portfolio, caso do Malts Blend, variedade feita somente de single malts, e o Royal Salute 38 anos Stone of Destiny, que obteve ótimo resultado de vendas, com o estoque terminado em menos de uma semana”, informa Raphael Vidigal.

No quesito transformação digital – outro desafio importante em pauta - o time Prestige desenvolveu uma proposta no final de 2019 oferecendo um canal especial que permite acesso apenas através de um convite formal ou via embaixadores espalhados pelo país. A iniciativa, hoje apelidada de Community, tornou-se referência para o global, levando o bem sucedido modelo para outros países.

“Reviveremos a marca Le Cercle by Pernod Ricard como nossa plataforma de CRM e comunicação direta com os consumidores fiéis ao portfólio de luxo. A ideia é que, além de vendas especiais, eles tenham acesso a produtos exclusivos e personalizados, e ainda, que desfrutem de um catálogo de experiências e pontuação de fidelidade para poder trocar por itens que o dinheiro não compra.

A plataforma que era tímida ganhou corpo com a evolução da aceleração digital durante o periodo pandêmico e hoje já é maior que a venda de grandes marketplaces e outros gigantes do ecommerce nos quais a Pernod Ricard está presente”, acrescenta Vidigal.

Iniciativas ESG

A Pernod Ricard foi uma das primeiras companhias a transfomar suas facilities globalmente, incluindo o Brazil, ao implementar a produção de álcool gel para distribuição às populações mais carentes e com deficiência em saneamento básico

“Estamos com metas agressivas para diminuir o impacto de geração de carbono e a produção de lixo. A Absolut vodka, por exemplo, hoje é produzida com 60% de material reciclado, e a Perrier Jouët terá como produto de linha cartuchos de suas garrafas de fribras naturais recicladas, e tinturas livres de óleo mineral. No capítulo da inclusão social, este ano iniciamos uma parceria com o Senac para capacitar pessoas de mais de 18 anos em cursos de preparo e serviço de coquetéis, para que se tornem futuros mixologistas, e cursos de técnicas basicas de garçom para que possam ter um preparo a ingressar na jornada do trabalho profissional”, conclui Raphael Vidigal.

Sobre a Pernod-Ricard

Criada em 1975 pela fusão da Ricard e da Pernod, a Pernod Ricard é a segunda maior produtora mundial de vinhos. O Grupo se desenvolveu por meio de crescimento orgânico e aquisições: Seagram (2001), Allied Domecq (2005) e Vin & Sprit (2008). Possui 16 das 100 melhores marcas de bebidas destiladas, e um dos portfólios de marcas mais prestigiosas e abrangentes do setor, como Absolut Vodka, Ricard Pastis, Ballantine's, Chivas Regal, Royal Salute e uísques escoceses The Glenlivet, uísque irlandês Jameson Uísque, conhaque Martell, rum Havana Club, gin Beefeater, licor Malibu, champanhes Mumm e Perrier-Jouët, bem como vinhos Jacob's Creek, Brancott Estate, Campo Viejo e Kenwood. As marcas da Pernod Ricard são distribuídas em mais de 160 mercados e por sua própria equipe de vendas em 73 mercados.


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