Logo
Imprimir esta página

Águas Prata homenageia com mural de 187m2 descobrimento de mina, em 1876, que originou a empresa

GUSTAVO ABUD GUSTAVO ABUD

O mural, idealizado pelos artistas Cusco Rebel e Ricardo Braga, tem tudo para se transformar em um novo ponto turístico da cidade de mesmo nome, no interior de São Paulo, que atrai turistas e moradores pela qualidade da água e belezas naturais

Durante um longo processo de investigação sobre a história da mina que deu origem à Águas Prata, referência nacional de qualidade em água mineral, a empresa e o médico e historiador Rodrigo Falconi tiveram o primeiro contato. Falconi, que sempre viajou pela região de Poços de Caldas (MG), se deparou com a fábrica e instantaneamente pensou que todo aquele espaço poderia ser usado para homenagear o responsável pela descoberta das águas minerais dali, Rufino de Castro Gavião. “Entrei em contato e a equipe recebeu muito bem a ideia. Em um momento tão difícil para o mundo, nada melhor do que prestar homenagem a um personagem tão importante e ainda deixar um presente para a bela cidade que já foi conhecida como ‘Vichy brasileira’”, comenta Falconi. Com muita pesquisa em bibliotecas, livros, jornais antigos e com a ajuda de Falconi, a equipe da Águas Prata conseguiu mergulhar fundo em sua história e deixá-la mais cristalina.

Como tudo tem um começo, a do descobrimento da mina que levou mais tarde à criação da empresa, está diretamente ligada à vida de Rufino de Castro Gavião. Nascido em 1823, em Cabo Verde (MG), próximo da cidade de Águas da Prata (SP), ele ultrapassou as barreiras de uma época pré-abolição da escravatura e trabalhou como alfaiate, dentista, curador – já que a região não tinha médicos –, secretário e vereador de São João da Boa Vista (SP), também na região. Praticante de caça, Rufino caminhava atrás de animais na Fazenda do Alegre, quando, com sede, bebeu de um filete de água que descia da serra, de onde os animais também estavam se refrescando. Seguiu acompanhando a correnteza e percebeu que, passando sobre as pedras, a água deixava um depósito de sal. Começou então a frequentar o local como uma espécie de retiro e constatou que, depois de um tempo, não sentia mais indisposições de estômago, que antes eram frequentes. Rufino espalhou a notícia e os engenheiros que trabalhavam na construção da Estrada de Ferro Mojiana e os colonos da fazenda passaram a beber da água e seus benefícios.

Rufino faleceu em 1898 e não chegou a ver a grandiosidade que sua descoberta teve. Apenas na década de 1910, um laboratório de São Paulo foi até a região e, após análise, verificou que a água alcalina dali tinha mineralização semelhante à de Vichy, na França. As nascentes foram localizadas e um contrato de arrendamento para uma empresa privada foi feito pelo prazo de 25 anos, a partir de 1913, podendo explorar comercialmente as águas. Posteriormente, os novos concessionários, Alves & Azevedo, difundiram a venda da água engarrafada para todo o país. Diante das descobertas históricas, a Águas Prata teve certeza de que Rufino deveria ser o homenageado no mural. O projeto também é uma entrega para a cidade e uma maneira de difundir a vida desse homem tão importante para a região. Além disso, a empresa espera fomentar a cultura e turismo locais.

Para realização do mural, foi escolhido o grafite, uma expressão de arte moderna, que dialoga com o passado e presente. Os elementos misturam a fauna através do tucano, o verde da natureza e o azul da água. Para realização, foram convidados os artistas plásticos Cusco Rebel e Ricardo Braga. “Conhecer a história do Rufino e receber a missão de participar dessa homenagem foi emocionante. A região me conquistou pela energia, visual, pessoas e tudo isso foi inspiração para criar”, contou Cusco Rebel. “O contato com todo passado, trabalhar com os envolvidos e receber o retorno das pessoas da cidade com certeza foi uma grande experiência pessoal e profissional”, completa Braga.

Sobre os artistas

Cusco Rebel é um artista visual multidisciplinar. Gaúcho radicado em São Paulo, ele acredita na cura e progresso através da arte. Tem o trabalho reconhecido mundialmente, com murais em Venice Beach, na Califórnia, e imóveis em Nova York e São Paulo. Utiliza técnicas do grafite mescladas ao stencil, colagem, assemblagem, srapypaint e pintura acrílica. Também gosta de expressar sua arte em mobiliários, objetos e carros, em uma constante fuga do tradicional. Atualmente é head of art do Lab Of, um hub de redefinições que envolve consultoria para marcas, produtora de filmes e arte.

Ricardo Braga também é artista visual, nascido em Poços de Caldas (MG), e ingressou no mundo das artes influenciado por HQs e mangás. É licenciado em artes visuais e foi professor de desenho por dez anos e hoje tem em seu estilo elementos da cultura brasileira. Atualmente trabalha como muralista e ilustrador diverso utilizando, em paredes, técnicas de pincel e nankin, no papel.

Inovação e qualidade Águas Prata

Com mais de 140 anos de tradição e qualidade no envase de água mineral, a Águas Prata inovou e desenvolveu a primeira linha de mixers no mercado nacional, com intuito de fortalecer a coquetelaria brasileira e descomplicar a mixologia. Para tanto, foram lançadas, inicialmente, a Tônica, Tônica Zero, Citrus e a Club Soda. Posteriormente, a linha foi ampliada com a Tônica Indian e a Ginger Beer. Tudo para que os consumidores tenham uma variedade de opções para drinks, com padrão de excelência único da Águas Prata.

O grande mural foi pintado na fábrica da Águas da Prata (Rua Durval Marcolino, s/n), no Centro da Cidade de Águas da Prata (SP), e pode ser visitado gratuitamente. Mais informações no site www.aguasprata.com.br e nos perfis oficiais da empresa no Instagram (@aguasprata e @pratamixers).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto